/

Especialista diz que os vegans podem não ter nutriente crucial para a saúde do cérebro

37

Uma dieta vegan pode trazer vários benefícios para a saúde de quem a pratica. No entanto, uma especialista aponta que os vegans podem não estar a receber um nutriente crucial à saúde do nosso cérebro.

Vegans e vegetarianos podem estar a passar ao lado de um nutriente crucial para a saúde cerebral, explica a especialista Emma Derbyshire. A colina pode ser encontrada em alimentos como peixe, ovos, fígado, galinha e leite, e é o precursor do neurotransmissor acetilcolina, que é importante para evitar o declínio mental.

A nutricionista escreveu um artigo na revista científica BMJ Nutrition, Prevention and Health, no qual alerta para este problema, referindo que o Reino Unido peca em não fazer uma recomendação ou monitorizar os níveis deste nutriente. Noutros países, como nos Estados Unidos, há níveis recomendados que rondam a ingestão de 425mg diários para mulheres e 550mg para homens.

No seu artigo, a britânica realça que há estudos que sugerem que as mulheres grávidas ou que estejam a amamentar devem manter níveis suficientes de colina, devido a alegados benefícios para o desenvolvimento cerebral do feto.

“Primeiramente, estou à procura de aumentar a consciência das pessoas. Mas também acho que se as pessoas estão a optar por uma dieta baseada em vegetais, principalmente se forem mulheres em idade fértil, devem considerar tomar suplementos vitamínicos”, escreveu Derbyshire, citada pela BBC.

No entanto, a Associação Dietética Britânica não partilha da mesma opinião e diz que com o devido planeamento é possível obter este nutriente de outro tipo de alimentos. A colina está também presente em alguns legumes, incluindo soja e feijão.

A porta voz da associação, Bahee Van de Bor, defende que é possível manter os níveis necessários de colina com uma dieta vegan ou vegetariana. “No entanto, é necessário fazer um planeamento. A comida pode ser vegan e não ter os nutrientes necessários“, explicou.

No entanto, reconhece que mesmo que uma pessoa opte por uma dieta vegan ou vegetariana, “não significa que tenha de excluir por completo o consumo de produtos de origem animal”.

ZAP //

37 Comments

  1. Boa tarde!

    A matéria, que é tendenciosa, esqueceu de mencionar que a Colina tbm é encontrada em alimentos de origem vegetal, tais como a soja, farelo de trigo e gérmen de trigo.

    Além do mais, pode ser feita suplementação com orientação médica. O problema não é uma dieta vegana, mas uma dieta pobre em nutrientes, o que inclui os onívoros q se alimentam mal. Por sinal, exitem mais casos de desnutrição entre onívoros do que entre vegetarianos e veganos.

  2. Matéria ridícula. Argumentos zero dessa ” especialista” e a definição de veganismos é sim, excluir qualquer tipo de alimento de origem animal, incluindo a exploração destes em vestuários e entrentenimentos.

      • Nada tens para dizer, vens com essas afirmações ignorantes da treta. Calado eras um poeta. A falar és perigoso para quem procura ser saudável.

        Mas sabes o q dizes? Vai estudar e especialmente, pratica o que afirmas.

  3. Eu sou vegetariana e fico muito confusa com essas pesquisas contraditórias.Falam que a carne vermelha tem nutrientes importantes,falam também que a carne vermelha é cancerígena.Oi? Eu não como carne por filosofia de vida,por ser contra o abate,mas como ovo cozido diariamente e tomo suplemento vitamínico.Nao acho a carne saúdavel e não me sinto doente por não ingeri_la.

    • ovo diário e suplemento é um disparate perfeito! Vai pagar caro essa paranóia de vegetariana!? Temos caninos, não lhe alerta para nada? Como dizem os putos: daaahhhaaaa !

      • Esperimente ir caçar com os seus caninos e as suas garras como fazem os predadores a ver o que lhe acontece… Daaaaaahhhhhaaa

      • Há horas em que umas arranhadelas e uns chupões no pescoço até podem ser feitos por uma vegetariana que eu não me importo! Alôôhh!

      • Vc é ridículo,eu como o que eu quiser e sei muito bem o que estou fazendo…não como só a carne não,beba o sangue do boi também! Existem nutrientes importantes em inúmeros vegetais,não preciso ingerir a carne de um animal abatido pra ter saúde.

      • Marisa eu faço ideia da enorme secura que tem na pele. O mau aspecto de pele enrrugada e doente é evidente em vegans

      • E os omníveros que têm carências alimentares? E os que tomam suplementos vitamínicos e outros? Há-os para aí aos pontapés. Aliás, o que há mais é omníveros a tomar medicamentos para tratar doenças provocadas por carências e desequilibrios alimentares: cancros, diabetes, doenças cardiovasculares… tudo provocado pela deliciosa carninha.

      • Se algum omnívoro (e não omnívero!) tem carências alimentares, só tem que corrigir a sua alimentação para evitar fazer como os tontinhos vegans (etc), que não se alimentam corretamente e depois tem que recorrer a vitaminas e a suplementos mannhosos para suprir essas carências provocadas pela má alimentação.
        O problema não será (só) a carne (talvez em exagero!), mas tudo o resto (em falta)…

      • Agradeço a correcção, omnívoro. Uma alimentação vegan equilibrada é possível mas é preciso saber comer e exige esforço e aprendizagem. Nem todos os vegan precisam de suplementos. Não generalize a chamar os vegan de tontinhos. Nem todos são tontinhos. Mais tontinhos são os que enfardam em bifes e hamburgers, alcool e doces, e muitos nem sequer comem vegetais. Pelo menos os vegan esforçam-se pelo bem dos animais e do planeta. E qual é o mal em tomar suplementos? Umas vitaminas de vez de em quando não fazem mal a ninguém. E não são só os vegan que as tomam.

      • São tão tontinhos uns como outros!…
        Os vegans nem deles próprios sabem tomar conta, quanto mais do planeta!!
        De onde vem os suplementos/vitaminas? Caem do céu?

      • E a destruição dos habitats dos animais, por causa da agricultura extensiva?! Ninguém pensa nisso?

        “The Vegetarian Myth: Food, Justice, and Sustainability” – de Lierre Keith (ex-vegetariana)

      • É só a carne que provoca cancro? Santa ignorância!!!
        Fique sabendo que os solos para agricultura extensiva têm ZERO de valor nutricional!!!
        Já para não falar do cocktail químico com que as pessoas se banham todos os dias!…
        E aqueles pais que alimentaram o seu filho bebé apenas com dieta vegana? Está esquecido do que aconteceu? Se fosse alimentação adequada e completa, a criança teria sobrevivido…
        É impossível viver 100% vegan sem suplementos vitamínicos.
        Tudo em equilíbrio meus amigos. Carne apenas uma vez por semana, e nunca deixem de comer ovos nem manteiga, apenas não se deixem ir pro exagero!

      • Meu querido,eu não estou citando a cadeia alimentar,até porque é uma realidade na natureza.Estou citando a minha filosofia de vida que é não comer um animal.Tenho o direito de escolha??

      • Depende. Acho muito questionável que pais possam impôr uma dieta deficiente a filhos ou seja dieta Vegan. Quem vai arcar com as consequências dessa dieta vão ser os filhos.
        Na natureza todos se comem a todos, a sua filosofia é anti natural

      • Essa opinião sobre a cadeia alimentar entre os animais eu não posso discordar,faz parte da natureza,mas o homem ainda ter essa concepção primitiva sobre alimentos é patético,mas devo respeitar como vc deve respeitar as minhas escolhas.As pessoas têm preconceito com o vegetariano,melhor cada um cuidar de sua vida para vivermos em paz.

      • Eu tenho preconceito com quem acha que descobriu a polvora e não sabe nada. E ainda mete crianças em risco.
        As plantas têm tambem muitos mecanismos de defesa que nos fazem mal como as lectinas por exemplo.
        Os vegans têm a mania que têm mais saude só porque sim, apesar de todos os estudos mostrarem que vivem menos tempo e com mais doenças mentais

      • Joaquim,não sou vegana,sou vegetariana e lhe aconselho a cuidar de sua vida,pois todos nós vamos morrer e o tempo de vida não determina maior qdo alguém come um bicho morto.Encerro aqui essa conversa mole,vá cuidar da sua vida.

      • Está a ver o assunto ao contrário nao? Eu deixo-a subnutrir-se à vontade, o que se passa é uma campanha concertada da Esquerda de ataque à liberdade individual, onde entra o ataque a comermos o que quisermos.

  4. Essa “especialista” parece estar ganhando p/ tal matéria. Brócolis, quinoa, couve, soja e farelo de aveia tem esses nutrientes que são partecentes ao complexo b12 e talvez tenha até mais que estes de origem animal que são citados na matéria.

    Outra coisa que os ditos “especialistas” vivem dizendo é que não consumimos b12 e que o mesmo não se encontra em alimentos de origem vegetal. Isso nós temos por meio de suplementos, de origem vegetal e que sai mto mais em conta que se fossemos comer carne por ex (já que vivem dizendo que ser vegano é caro… o que é mais uma falácia de quem não levanta a bunda da cadeira 🙂

    Enfim, não caiam no que dizem os “especialistas” carnistas.

  5. Excluir qualquer tipo de alimento de origem animal, incluindo a exploração destes em vestuários e entretenimentos, implica que não havendo lucro se deixe de criar esses animais e desapareçam da superfície da terra. Porque os animais em questão não são selvagens e alguém os tem que criar.

    • Contaram-lhe isto quando era criança, vocês acredita porque não se informa e não pensa, e agora vem afirmar o mesmo para justificar a barbárie que o ser humano faz aos animais, certo?

    • O quê?
      Mas quem é que acredita numa palermice destas?
      É preciso “coragem” (ou completa fata de noção da realidade) para escrever um disparate destes num fórum público…

  6. Somos omnívoros desde o inicio em que começamos a caminhar pela terra.
    Se fosse para sermos vegan, a natureza nos teria gerado dessa forma.
    Querem extinguir milhões de anos de algo que está enraizado desde as nossas origens como ser humano.

  7. Mais uma para os vegans refletirem: a agricultura EXTENSIVA na AMAZóNIA, principalmente de soja, algo que muitos de vocês consome. Sustentabilidade? ZERO.
    Ainda por cima OMG, cheia de herbicidas , já para não falar do xenoestrogénio, que mimica o estrogénio no corpo, nham nham, bem saudável!…
    The Vegetarian Myth: Food, Justice, and Sustainability by Lierre Keith

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.