Vaza-Jato. Novas mensagens mostram que Moro cometeu ilegalidades

O ex-juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça do Brasil, agiu fora da lei na condição de processos da Operação Lava Jato, cometendo “irregularidades” que denunciam a sua parcialidade de atuação.

Esta é a conclusão de uma investigação da revista Veja, em conjunto com o The Intercept Brasil, que analisou 649.511 mensagens trocadas entre Sérgio Moro e procurados do Ministério Público encarregados das investigações do maior escândalo de corrupção política do Brasil, a Operação Lava Jato.

“As conversas ocorridas no ambiente de um sistema de comunicação privada (o Telegram) e divulgadas pelo site The Intercept Brasil mostraram que, no papel de magistrado, Moro deixou de lado a imparcialidade e atuou ao lado da acusação“, escreve a revista.

A equipa por trás da investigação chegou à conclusão que “o caso é ainda mais grave” do que parecia. “Moro cometeu, sim, irregularidades. Fora dos autos (e dentro do Telegram), o atual ministro pediu à acusação que incluísse provas nos processos que chegariam depois às suas mãos, mandou acelerar ou retardar operações e fez pressão para que determinadas delações não andassem”, refere a Veja.

Eros Grau, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal brasileiro, afirmou que Sérgio Moro se comportou “como chefe do Ministério Público Federal, posição incompatível com a neutralidade exigida a um magistrado”. “Quando o juiz perde a imparcialidade, deixa de ser juiz.”

Desde a publicação do primeiro artigo sobre a Vaza Jato pelo The Intercept, Moro tem sempre dito que as mensagens foram obtidas de forma ilegal, que podem ter sido adulteradas e que, mesmo que sejam verdadeiras, não considera que demonstrem qualquer ilegalidade. Esta semana, na audição no Senado brasileiro, manteve a mesma posição.

“A condução dos processos da Lava-Jato não se deu de acordo com a lei”, refere a Veja, destacando que os diálogos “violam o devido processo legal, pilar fundamental do Estado de direito”, e “fica evidente que as ordens do então juiz eram cumpridas à risca pelo Ministério Público e que ele se comportava como parte da equipa de investigação” e “não como um magistrado imparcial”.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. intercePT não manda as mensagens todas as autoridades de qualquer país ou da ONU para que possam ser periciadas com isenção, só divulgar por partes sem a confirmação de ser verdade não se pode falar se uma pessoa agiu como divulgado.

  2. Mas o governo também não é limpo… também protege as corporações e bancos.. inocente sou eu !!!

  3. Apesar da mídia Internacional , que é esquerdista , do inimigo ser descomunal que é toda a Cultura pró corrupção brasileira, das patacoadas do Bolsonaro, Moro há de vencer pois é incansável , bom de briga e já suportou 2 sessões esdrúxulas no senado e Câmara.

RESPONDER

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …

"Ficamos chocados." Cientistas redescobrem abelha azul que pensavam estar extinta

Um tipo de abelha azul reapareceu recentemente na Florida, nos Estados Unidos, depois de ter sido vista pela última vez em 2016. Além de azul, a espécie é nova e extremamente rara. Os cientistas estavam convencidos …

Missão da Space X acoplou com sucesso. Astronautas da NASA já chegaram à EEI

A cápsula Dragon que transporta os astronautas da agência espacial norte-americana (NASA) já acoplou à Estação Espacial Internacional, após terem partido no primeiro voo privado rumo ao espaço, neste sábado. Foi às 15:17 (hora de Lisboa) …

Venezuela vai aliviar quarentena com método próprio

Nicolás Maduro anunciou que, a partir de segunda-feira, a Venezuela vai aplicar um modelo próprio de quarentena preventiva da covid-19, que combina cinco dias de flexibilização disciplinada com dez de confinamento obrigatório. “É o modelo cinco …

Uma escultura gigante de uma ave está a espalhar gargalhadas numa cidade da Austrália

Um escultor australiano aproveitou o tempo de quarentena devido à pandemia de covid-19 para construir uma kookaburra eletrónica com quase quatro metros de altura, que até faz os mesmos movimentos e barulhos que o famoso …

Termina o prazo para limpar terrenos. Fiscalização arranca segunda-feira

O prazo para a limpeza de terrenos florestais termina este domingo, após prorrogação, por duas vezes, devido à pandemia da covid-19. Em caso de incumprimento, os proprietários ficam sujeitos a contraordenações, com coimas entre 280 e …