Vaticano pode acolher prova olímpica em 2024

O Vaticano poderia acolher uma prova olímpica, caso Roma fosse escolhida para acolher os Jogos Olímpicos de 2024, admitiu esta segunda-feira o cardeal português José Saraiva Martins.

“Parece-me uma excelente ideia, o papa Francisco poderia aprovar”, disse o cardeal português em entrevista ao jornal “Quotidiano Nazionale”, publicado esta segunda-feira, horas antes de o Governo italiano manifestar a intenção de candidatar Roma aos Jogos Olímpicos de 2024.

José Saraiva Martins lembrou que, apesar de o Vaticano nunca ter acolhido uma competição desportiva, “a Igreja sempre encorajou o desporto como veículo de valores sanos”, o que é “um cavalo de batalha do Santo Padre”.

A Santa Sé poderia, por exemplo, receber os concursos de tiro com arco.

“Não temos apenas os jardins do Vaticano, mas também os grandes espaços da residência papal de Castelgandolfo, 25 quilómetros a sudoeste de Roma”, que são pouco utilizados”, adiantou o cardeal português.

Roma tornou-se esta segunda-feira a primeira cidade a avançar para a candidatura à organização dos Jogos de 2024, beneficiando da nova regra aprovada pelo Comité Olímpico Internacional (COI), que permite a descentralização da competição.

O primeiro ministro italiano Matteo Renzi assumiu que a capital italiana poderá recorrer à ajuda de outras cidades, como Florença, Nápoles e Sardenha.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.