Varoufakis diz que a recuperação económica de Portugal, Espanha e Irlanda é mentira

marclozano / Flickr

O ex-ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis

O ex-ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis

O ex-ministro das Finanças grego Yanis Varoufakis considerou este sábado que “é uma mentira” dizer que Portugal, Espanha ou Irlanda estão em recuperação económica, e defendeu que a política económica da Europa “é um falhanço abjecto”.

Durante uma intervenção no Fórum por um Plano B na Europa, em Madrid, Yanis Varoufakis enviou um “grande obrigado” ao povo espanhol por “não ter comprado a mentira da história de sucesso” da economia espanhola nas eleições gerais do passado mês de dezembro.

Os espanhóis “não compraram a mentira da história de sucesso e não tiveram medo”, afirmou o ex-ministro das Finanças grego, citado pelo Observador.

“Quando Alexis Tsipras foi obrigado a render-se, assinado um novo programa de austeridade, perante a falta de liquidez na Grécia, Mariano Rajoy apareceu a dizer que era aquilo que os esperava se votassem no Syriza espanhol”, recordou Varoufakis, referindo-se ao Podemos de Pablo Iglesias..

Nas eleições espanholas de 20 de dezembro, o Partido Popular do primeiro-ministro Rajoy foi o partido mais votado, assegurando 123 deputados. O Podemos consolidou-se como terceira força política em Espanha, com 69 deputados, atrás do PSOE de Pedro Sanchez.

“Falam em recuperação. Que recuperação em Espanha e em Portugal? Ou na Irlanda? A política económica europeia é um falhanço abjecto!”, defendeu Varoufakis.

A Irlanda fechou 2015 com um crescimento do PIB de 6,9%, a Espanha com uma subida de 3,2% e Portugal de 1,5%.

Ainda assim, Yani Varoufakis considera que “a velha Europa está a desintegrar-se, a morrer”.

A nova Europa está a nascer“, conclui o ex-ministro grego.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Foi o filósofo e sociólogo francês Jean Baudrillard que insistia que as nossas sociedades contemporâneas se alicerçavam em simulacros e simulações. Hoje isso parece mais evidente do que nunca. Não constituem novidade as palavras de Varoufakis. O que se tem feito a pretexto da economia, cujo quadro macroeconómico de facto pouco se alterou (ou piorou até!), é uma tentativa de profunda alteração política no que concerne a leis do trabalho, leis sociais, etc.

  2. No que respeita a Portugal, estou inteiramente de acordo. Estão a tentar passar a ideia que está tudo nos eixos, para manterem seus tachos dourados. E pior que tudo creio que ninguém faz a mínima ideia do que fazer.

RESPONDER

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …

Benfica 3-1 Boavista | Águias põem fim a quarentena caseira

O Benfica venceu na noite deste sábado o Boavista, naquele que foi o primeiro triunfo caseiro após a retoma da Liga. Poderá ter sido a redenção das águias? Após ter somado apenas dois triunfos, quatro desaires …