Pórticos desactivados em algumas ex-SCUT, viagens mais baratas – será? Ou agora todos pagam o que só os utilizadores pagavam?
Entre as novidades de Ano Novo para o português comum, uma que se destaca é o fim do pagamento de portagens em antigas ex-SCUT.
A13 e A13-1 (Pinhal Interior), A22 (Algarve), A25 (Beiras Litoral e Alta), A23 (Beira Interior), A4 (Transmontana e Túnel do Marão) A24 (Interior Norte) e A28 (entre Esposende-Antas e entre Neiva-Darque). Todas têm agora pórticos desactivados.
No meio das poupanças, das contas que já se fizeram, pergunta-se: haverá mesmo poupança? Ou é uma ilusão num país onde a iliteracia financeira abunda?
O dinheiro não entrará por ali mas vai ser pago na mesma: de outra forma, e por parte de todos os contribuintes.
Estas portagens não passaram a ser gratuitas: “Os milhões de euros investidos nessas portagens têm de ser pagos. A grande diferença é que vai sempre parar ao contribuinte“, começa por avisar Paulo Ferreira.
O comentador lembrou na rádio Observador que, até aqui, só pagava a portagem o condutor que passava no local – mas agora vai “sobrar” para todos, mesmo que nem conduzam.
“É uma anestesia para os contribuintes: vamos pagar quando vamos ao supermercado e paga-se o IVA, paga-se no IRS, no IUC… Paga-se tudo”.
“O que é mais justo? Só paga quem lá passa e usa aquela infraestrutura? Ou qualquer pessoa paga, independentemente de ter carro ou de não ter carro?”, pergunta o especialista.
Neste contexto, Paulo Ferreira salienta um aspecto central: a comunicação, “falar claro”.
E aproveita para criticar PS e Chega, que têm cartazes junto às auto-estradas já mencionadas a anunciar esta “ilusão” de que as portagens passaram a ser de borla por causa destes dois partidos. “Não, não são de borla. Estamos é a pagá-las de outra maneira”, reforçou.
Recorde-se que o fim dos pagamentos nestas antigas SCUT foi aprovado em Maio, graças a uma proposta do PS aprovada pelo Chega – BE, PCP, Livre e PAN também votaram a favor. Contra a vontade do Governo.
E, como é que as Auto-estradas , nos Paises onde não há portagens, são pagas?
Auto-Estradas é um “bem colectivo” e deve ser paga pelo “colectivo” independentemente de usar ou não. Se for o “colectivo” a despesa é a dividir por todos, logo sai mais barato a cada um, do que se for só os utilizadores, muitos sem possibilidades de pagar ou em todos os casos é uma quantias relevante que dá um rombo no Orçamento de cada utilizador e para as EMpresas mais um encargo que onera o Negocio.
Deixem de incendiar a opinião publica, com irracionalidade, de falsas “equidades” e falsas “justiças fiscais”:.
Será sempre uma questão de perspectiva e opinião. Simples, quem tem automóvel que pague mais, há famílias em que cada elemento que habita a mesma moradia tem um veículo. Quem não usa não deve pagar, quem tem que pague as portagens através do imposto automóvel, neste caso aumentando o mesmo para suportar os custos das autoestradas. Que se acabe também a mama das concessionárias. Tal como quem tem uma viatura de alta cilindrada deve pagar mais por multas, transgressões e taxas. Essa do sai mais barato se dividir por todos é para rir. É como os impostos, pagar IRS por ganhar nem 1500 euros brutos que hoje em dia nem serve para muito, é como diz dividir por todos, não é? Uma opinião contrária à sua apelida logo de incendiar com irracionalidade e falsas equidades/justiças fiscais. Deve ser o rei das soluções… o Excelsius Aequitas daqui do Burgo
Quem tem carro já paga mais impostos do que quem não tem.
Eu também não ando de bicicleta (nem tenho carro) e também contribuí para os milhares de km de ciclovias que se fizeram, e que pouco uso têm.
É um bem comum, serve o país!
O bem “comeum” é o transporte público e não o pessoal. Se paga por ter automóvel tem lógica, certo? É o mesmo que se eu não tenho televisão não pago a contribuição audiovisual, se não compro dispositivos de armazenamento não pago a taxa para os artistas. Percebe a lógica? Há países mais ricos com menos automóveis… quanto às ciclovias, quem tem bicicleta que as pague também. Utilizador pagador. Pela sua lógica nem faria sentido pagar transporte público mas, paga-se e fica mais barato ter um automóvel, fantástico. Talvez deva questionar o poder político porque pagamos tanto para ter tão pouco e eles tudo de bom.
Estamos a falar do interior, não são autoestradas, são SCUTs . Vá ver a diferença e depois comente. E quem está no interior não paga os comboios e os “metros” e os autocarros que há no litoral e os “passes”?
Ah bom , então na sua “alta sabedoria” um SERVIÇO é um “BEM”. Estamos falados.
É por isso que este Pais é uma rebaldaria de opiniões, uns puxam para o mar outros puxa para a serra, pura e simplesmente não existe uma base de entendimento “básica” comum. Dá-se ponta-´pes em tudop e mais alguma coisa, e vangloriam-se da sua alta sabedoria ainda por cima.
Muitos portugueses ainda não perceberam que um país remediado não tem possibilidade de sustentar uma rede de autoestradas ao nível de um país rico.
Por isso, os utilizadores devem pagar.
E também devem pagar as viagens por inteiro e acabar com os passes das empresas públicas, e as rendas subsidiadas? Também acha bem? Zé
Respondendo à primeira questão. Em vários países, como por exemplo a Alemanha, só paga a utilização das autoestradas quem realmente as usa. Não é através de portagens, mas sim um dístico que se compra e se cola no carro á vista.
Logo, sim, nos outros países, ou em parte deles impera a política do utilizador pagador.
O problema em Portugal não passa pela existência de portagens, mas sim os preços praticados nas mesmas.
Eu sou utilizador diário de autoestradas gratuitas para me deslocar de e para o emprego, e bem que preferia pagar um valor simbólico, se isso significasse que os “domingueiros” que fazem uso das autoestradas indevidamente, deixariam de o fazer, e de as entupir.
Seria bonito, eu ter que pagar “portasgem” pagar entrada em qualquer edificio publico, Camaras, Hostipais, Centros de Saude, Seg. Social, Tribuais,Finacas, etc.
Com estes “Democratas” de arrecadar receita de qualquer maneira (esbulho fiscal) se calhar ainda vão ter essa “genial” ideia.
O que pagamos de contribuição audiovisual deve dar para cobrir esses custos e muito mais. Cortem em despesas superfulas que de certeza que ainda vão ter poupanças mesmo sem estas receitas.
Já estou a mamar na teta da A23, obrigado Ventura.
Ainda ontem uma senhora na TV dizia que há um saco azul no orçamento de estado, para os amigos de 13.000 milhões
Acordo povo…
Não é só 1 , nas Financas há um, Distribuem PREMIOS de Produtividade ( sacar aos Contribuintes, como por exemplo na Dupla Tributação por trabalho na UE) a gentalha que nem sequer~estãop no activo, recebem das Financas não se sabe porque e a que titulo. Isto infestado por LADROES:
Esperem para ver estradas com buracos e deformadas, com o tempo e sem dinheiro extra para as reparações.
há uns “inteligentes” em PT que acham que a DUpla Tributação é JUSTA! Para que serve o IUC (Imposto de Circulação)?
Esse inútil do Pedro Nuno Santos, que esteve no Ministério das Infraestruturas e que agora é Presidente do PS, nunca falou em terminar com as Portagens mas agora que está na oposição, quer dar nas vistas e criar problemas a quem está no Governo..
Veja a Ponte D. Amélia que vai de Muge para o Cartaxo, que mal passa um carro e está degradada e a Ponte da Chamusca que dá para a Golegã e que agora só tem uma fila de trânsito, o que faz atrasar estas regiões sem acessos às Auto Estradas.
Mas desde quando as infraestruturas do país devem ser pagas apenas pelos utilizadores? Não vamos pagar todos o TGV? Não pagamos todos as barragens? Não pagamos todos a porcaria da televisão pública? Eu nem televisão tenho e pago! Se assim fosse não havia investimento nenhum no interior visto que não têm utilizadores que justifiquem as infraestruturas! Estes neo liberais só olham para os eu umbigo, eu tenho dinheiro tenho estrada, o pobre que ande a pé ou que seja um enterpreneur de sucesso!
Em lisboa, muita gente tem passe à borla para andar de metro e autocarro… e eu também pago isso e, e nem vou a lisboa. Vão apanhar na bilha.
Há quem nos queira fazer de idiotas, as portagens tal como todas as outras coisas são bens/serviços colocados à disposição dos contribuintes, claro que o mais justo seria todos pagarem o que utilizam, mas por essa perpectiva quem fosse a um hospital tinha de pagar, por terá de pagar uma pessoa que quase nunca o utiliza por quem lá vai , porque têm de pagar uma pessoa sem filhos pela educação, e quem diz isso diz toda uma seria de serviços que o Estado disponibiliza e que a maioria das pessoas não utiliza mas paga através dos seus impostos. Disto isto, não há contribuinte que pague mais impostos em Portugal que o infeliz possuidor de uma viatura automóvel, seja em impostos aquando da aquisção, nos seguros, no imposto de circulação, e no brutal imposto de mais de 100% sobre os pordutos petroliferos , além de inspecções e o resultado de uma descarada caça à multas. Por isso o que se passa é que os automobilistas com os seus impostos estão a pagar muito mais do que as portagens que utilizam. pois são milhares de milhoes de euros por ano., sobretudo nos combustiveis. Por isso deixem de artigos da treta e conversas da treta e achar que os automibilistas são os beneficiados porque vão passar em meia duzia de Vias rapidas que foram concebidas para serem gratis sem pagar depois de as terem pago injustamente durante mais de uma dezena de anos , graças à falência que Socrates nos levou, e agora hipocritamente vem o PS dizer que graças a eles deixamos de as ter, mas foi por eles que as tivemos , e foram eles que não as retiraram enquanrto estiveram no poder
O Sr Paulo Ferreira da radio observador anda distraído, pouco informado ou a tentar manipular a opinião publica,
1º se bem me lembro estas ex scut’s eram parecerias publico privadas (PPP) um eldorado em que quer passassem ou não caros no final do mês o dinheirinho estava garantido longe do dito pagador utilizador.
2º no caso da A25 antiga IP5, inicialmente o IP5 foi paga pela UE e depois dado o grande numero de acidentes foi duplicada e posto um separador central mais uma vez com financiamento da UE, passado uns anos e de um momento para o outro decidiram mudar a nomenclatura de IP5 para A25 sem que esse troço tivesse alguma alteração de perfil para que se parecesse com uma autoestrada dado o seu traçado sinuoso e os limites de 80 e 100 km/h existentes e onde as autoridades se regalam a passar multas. ou seja o utente pagava uma dita autoestrada onde o limite de velocidade está sempre a variar.
O financiamento da UE apenas pagou parte da construção.
E depois há os custos de manutenção.
São muitos milhões que agora todos os contribuintes vão pagar, em vez de apenas os utentes, tal como deveria ser.
E então? Também não pagamos todos os passes sociais que só servem os moradores de Lisboa? Também não pagamos todos a RTP e muitos nem a vêem? Também não pagamos todos os RSI que o governo desbarata para muitos que nunca contribuíram? E s exemplos não se ficam por aqui… Se não houvesse tanto dinheiro mal gasto, para não dizer roubado, nem precisávamos de portagens em nenhuma autoestrada.
E a notícia é falaciosa! Então os camiões da distribuição não passam nessas autoestrada e não vão deixar de pagar portagens?! Então esse valor não permite baixar o preço dos produtos ou pelo menos não os aumentar?
O governo que acabe com os contratos com a Brisa/Ascendi/etc nessas autoestrada e que assuma a manutenção das mesmas. Faz algum sentido mudar o nome de uma estrada e passar a cobrar portagens sem ter feito uma estrada nova? A A28 é exatamente a antiga IC1! Só fizeram atrás de serviço mais tarde. Os pórticos tiveram de ser a solução de recurso para uma estrada que não foi projetada para ter praças de portagens!
Não sou utilizador frequente, mas acho muito bem. E acho que ficou a faltar retirar os pórticos restantes da A28, A25 e A4 e todos os pórticos da A41!
Boa tarde
Está gente que critica as SCUT sem portagens que venha viver para o interior.
É muito fácil criticar quando em Lisboa e no porto há transportes públicos a todo o minuto com passes praticamente de graça, quem paga a diferença? Pois também somos nós os saloios do interior.
Quantos estádios foram feitos nas grandes cidades para o euro, quem pagou? Fomos todos e então como é? Eu nem gosto de futebol.
Viva o interior e venham lá algumas benesses que também merecemos.
Bom ano a todos.
Afinal quem paga as pontes no Porto, ou as pontes de Coimbra, a ponte do Guadiana ? ,não somos todos ? E as SCUTES não era sem custos para os utilizadores ? Hipócritas de merda.
O problema foi o negócio ruinoso para o estado que o passos coelho fez com as concessionárias. Agora devia ser ele a pagar
IUC.
Porquê veículos com registo inferior a 2007 pagam menos?
Porquê tantos veículos comerciais com uso privado pagam uma pequena porcentagem?
Já sumi. =)
Muito bem! Mas os transportes públicos de Lisboa onde se anda à borla ou a preços simbólicos já não faz mal pagarem todos! Só os portugueses de segunda aqui do interior é que devem pagar tudo o que utilizam! Até tem lógica porque a coesão territorial está assegurada, a população portuguesa está bem distribuída pelo território! E pagar aqui o ar da serra por ser mais saudável não?! Fica a dica!