Vai nascer uma “piscina” no meio do Rio Tejo

Vai nascer uma piscina natural flutuante no meio do Rio Tejo, na zona da bacia norte da marina do Parque das Nações, em Lisboa, até 2022. 

A piscina natural flutuante, com 230 metros quadrados, foi divulgada durante a Lisboa Capital Verde Europeia, que arrancou este sábado. A piscina ecológica, de acordo com o semanário Expresso, vai funcionar com água do Tejo tratada, explicou a Águas do Tejo Atlântico, a entidade responsável pelo projeto.

A área total da futura praia artificial deve estender-se por 2.400 metros quadrados, incluindo esplanada, solário, cafés e balneários. Não foi revelado, no entanto, o valor do investimento.

Com capacidade para cerca de 800 a 1100 pessoas, apresenta semelhanças às piscinas flutuantes de La Villette, no Sena, em Paris; a Badeschiff no rio Spree, em Berlim; ou a do mar Báltico, em Helsínquia.

Foram avaliadas sete localizações diferentes em Lisboa, entre as quais o Cais das Colunas, e as zonas ribeirinhas de Santos, Belém e Pedrouços, mas apresentavam problemas de segurança, incluindo os perigos associados às correntes do Tejo

No âmbito da Lisboa Capital Verde Europeia, no domingo foram plantadas um total de 20 mil árvores: 4000 em Rio Seco (Ajuda), 6000 no parque do Vale da Ameixoeira (Santa Clara), 9000 no parque do Vale da Montanha (Areeiro/Marvila) e mil no corredor verde de Monsanto. O objetivo da autarquia é ter mais 100 mil árvores na cidade até 2021. Hoje, de acordo com o jornal Público, Lisboa tem 800 mil árvores.

Ao assumir-se como capital verde, Lisboa assume também compromissos como ser uma cidade europeia de referência ao nível da mobilidade em 2030 e atingir a neutralidade carbónica até 2050.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. ..mas afinal a coisa é natural ou artificial?

    “Vai nascer uma piscina natural flutuante no meio do Rio Tejo, na zona da bacia norte da marina do Parque das Nações, em Lisboa, até 2022.
    A piscina natural flutuante, com 230 metros quadrados…”

  2. Para ser uma piscina natural já teria que lá estar por natureza o que não é o caso. E que tal no rio Trancão, aproveitando as suas águas cristalinas!

  3. Podem usar o modelo da piscina artificial no tejo em SANTARÉM, construida no tempo do Sr. Dr. Moita flores, que custou uma fortuna e hoje nem se sabe do seu paradeiro.
    É desta forma que esta gente brinca com o dinheiro público… em lisboa não vai ser diferente.
    ” É com papas e bolos que se enganam os tolos ” já diz o velho ditado .

  4. Será prioridade para os Lisboetas? Alguém decidiu um dia no trabalho montar legos em cima de uma maquete e escolher uma piscina para construir? Não terá um repuxo alusivo à Expo 98? É que da maneira como estamos 22 anos depois seria uma novidade. Ou será que querem fazer de uma piscina artificial uma piscina natural e não sabem bem como mas vão experimentar depois de a construírem?… Metam-na junto aos cacilheiros para fazer furor a quem chega de cruzeiro, ou para quem simplesmente se quer atirar à água numa das travessias de casa trabalho e trabalho casa.

RESPONDER

Índice de transmissibilidade sobe. É de 0,71 em Portugal Continental (e acima de 1 nas ilhas)

O índice de transmissibilidade da covid-19 subiu ligeiramente a nível nacional nas últimas duas semanas. Entre 24 e 28 de fevereiro, o índice foi de 0,71. O índice médio de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 está …

Museu Neandertal responde a Joe Biden. "Eram mais espertos do que pensa"

O Museu Neandertal, na Alemanha, endereçou um convite ao Presidente norte-americano Joe Biden, depois de o governante ter considerado a decisão do governador do Texas de acabar com a obrigatoriedade de utilização de máscara um …

Olhos postos no Senegal. Violentos protestos contra a prisão do opositor do Governo

Os confrontos no Senegal, os piores dos últimos anos, foram desencadeados pela detenção do líder da oposição Ousmane Sonko. Os confrontos eclodiram em Dakar, na quinta-feira, depois de o principal líder da oposição, Ousmane Sonko, ter …

Grupo de cientistas questiona missão da OMS e pede investigação independente na China

Um grupo de cientistas está a pedir uma investigação independente sobre a origem do Sars-CoV-2, com acesso total aos registos da China. Um grupo de cientistas escreveu uma carta aberta, divulgada nos jornais Le Monde e …

Brasil a braços com uma tragédia anunciada. República Checa pede ajuda estrangeira

No Brasil, o número diário de mortes já ultrapassou o dos Estados Unidos. Alemanha, Suíça e Polónia estão a disponibilizar os seus hospitais para receber casos graves de covid-19 da República Checa. Em relação a número …

Iniciativa Liberal diz não a Moedas e avança com candidatura em Lisboa

Este sábado, a Iniciativa Liberal rejeitou integrar a megacolicação encabeçada por Carlos Moedas e anunciou um candidato próprio à Câmara de Lisboa.  Foi este sábado, na Praça do Município, que João Cotrim de Figueiredo, líder do …

Agente da PSP que chamou "aberração" a Ventura suspenso por 10 dias

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) confirmou a suspensão de dez dias a Manuel Morais, o agente que chamou "aberração" a André Ventura. O agente da PSP Manuel Morais vai iniciar, este sábado, …

1.007 novos casos e 26 mortes nas últimas 24 horas

Portugal registou este sábado 26 mortes e 1.007 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico deste sábado, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de 1.007 …

Publicada lista de entidades abrangidas por alargamento da ADSE

A ADSE já publicou a lista de entidades abrangidas pelo alargamento do subsistema de saúde da função pública aos trabalhadores com contrato individual de trabalho. As entidades reguladoras e a maioria das empresas municipais foram …

O "caminho ainda é longo", mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

Esta sexta-feira, Portugal ultrapassou o marco do primeiro milhão de vacinas administradas, mas o "caminho ainda é longo". Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, uma marca que o secretário de …