Vai nascer uma “piscina” no meio do Rio Tejo

Vai nascer uma piscina natural flutuante no meio do Rio Tejo, na zona da bacia norte da marina do Parque das Nações, em Lisboa, até 2022. 

A piscina natural flutuante, com 230 metros quadrados, foi divulgada durante a Lisboa Capital Verde Europeia, que arrancou este sábado. A piscina ecológica, de acordo com o semanário Expresso, vai funcionar com água do Tejo tratada, explicou a Águas do Tejo Atlântico, a entidade responsável pelo projeto.

A área total da futura praia artificial deve estender-se por 2.400 metros quadrados, incluindo esplanada, solário, cafés e balneários. Não foi revelado, no entanto, o valor do investimento.

Com capacidade para cerca de 800 a 1100 pessoas, apresenta semelhanças às piscinas flutuantes de La Villette, no Sena, em Paris; a Badeschiff no rio Spree, em Berlim; ou a do mar Báltico, em Helsínquia.

Foram avaliadas sete localizações diferentes em Lisboa, entre as quais o Cais das Colunas, e as zonas ribeirinhas de Santos, Belém e Pedrouços, mas apresentavam problemas de segurança, incluindo os perigos associados às correntes do Tejo

No âmbito da Lisboa Capital Verde Europeia, no domingo foram plantadas um total de 20 mil árvores: 4000 em Rio Seco (Ajuda), 6000 no parque do Vale da Ameixoeira (Santa Clara), 9000 no parque do Vale da Montanha (Areeiro/Marvila) e mil no corredor verde de Monsanto. O objetivo da autarquia é ter mais 100 mil árvores na cidade até 2021. Hoje, de acordo com o jornal Público, Lisboa tem 800 mil árvores.

Ao assumir-se como capital verde, Lisboa assume também compromissos como ser uma cidade europeia de referência ao nível da mobilidade em 2030 e atingir a neutralidade carbónica até 2050.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. ..mas afinal a coisa é natural ou artificial?

    “Vai nascer uma piscina natural flutuante no meio do Rio Tejo, na zona da bacia norte da marina do Parque das Nações, em Lisboa, até 2022.
    A piscina natural flutuante, com 230 metros quadrados…”

  2. Para ser uma piscina natural já teria que lá estar por natureza o que não é o caso. E que tal no rio Trancão, aproveitando as suas águas cristalinas!

  3. Podem usar o modelo da piscina artificial no tejo em SANTARÉM, construida no tempo do Sr. Dr. Moita flores, que custou uma fortuna e hoje nem se sabe do seu paradeiro.
    É desta forma que esta gente brinca com o dinheiro público… em lisboa não vai ser diferente.
    ” É com papas e bolos que se enganam os tolos ” já diz o velho ditado .

  4. Será prioridade para os Lisboetas? Alguém decidiu um dia no trabalho montar legos em cima de uma maquete e escolher uma piscina para construir? Não terá um repuxo alusivo à Expo 98? É que da maneira como estamos 22 anos depois seria uma novidade. Ou será que querem fazer de uma piscina artificial uma piscina natural e não sabem bem como mas vão experimentar depois de a construírem?… Metam-na junto aos cacilheiros para fazer furor a quem chega de cruzeiro, ou para quem simplesmente se quer atirar à água numa das travessias de casa trabalho e trabalho casa.

RESPONDER

Células estaminais podem ajudar a proteger os astronautas da radiação espacial

Assim que os astronautas deixam a proteção do campo magnético da Terra, ficam automaticamente expostos a níveis elevados de radiação cósmica. A Agência Espacial Europeia (ESA) está cada vez mais focada em investigações para reduzir …

Pandemia pode trazer nova geração de robôs capazes de realizarem tarefas perigosas

A pandemia de Covid-19 pode trazer uma nova geração de robôs capazes de realizarem tarefas perigosas como limpeza de superfícies infetadas ou vigiar pessoas em quarentena, afirmam esta quarta-feira alguns dos principais investigadores internacionais em …

Multimilionários refugiam-se da Covid-19 a bordo de iates

Vários multimilionários têm procurado refugiar-se da pandemia de Covid-19, que nasceu em dezembro passado na China, em alto mar, a bordo de iates de luxo. Em declarações ao jornal The Telegraph, Jonathan Beckett, executivo da …

Este mamífero consegue sobreviver a quase sete mil metros de altura

Cientistas pensam ter confirmado que um pequeno rato descoberto no vulcão Llullaillaco, nos Andes, é o mamífero que consegue viver à maior altitude já conhecida (6739 metros). Segundo o IFLScience, o Phyllotis xanthopygus rupestris foi descoberto, …

O glaciar Denman recuou quase cinco quilómetros nos últimos 22 anos

O glaciar Denman, na Antártica Oriental, recuou cerca de cinco quilómetros nos últimos 22 anos. Investigadores da Universidade da Califórnia, Irvine e do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA estão preocupados coma topografia exclusiva …

Gruta em Setúbal mostra que os Neandertais também eram pescadores

Cientistas encontraram restos de alimentos numa gruta, no distrito de Setúbal, que comprovam que os Neandertais também se alimentavam de espécies marinhas. De acordo com o jornal espanhol ABC, restos encontrados por uma equipa de arqueólogos …

Associação alerta para riscos da mudança da hora em tempos de confinamento

O presidente da Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono advertiu hoje que os efeitos potencialmente adversos causados pela mudança da hora podem acentuar-se devido ao confinamento obrigatório das pessoas na sequência da pandemia …

Governo português legaliza estrangeiros ilegais. "A prioridade é a defesa da saúde"

O Governo português decidiu regularizar os estrangeiros com pedidos pendentes no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, medida em vigor desde a declaração do estado de emergência, no dia 19, e que lhes garante os mesmos …

Cirque du Soleil despediu 95% dos trabalhadores e pode ir à falência (mas vai dando shows online)

O Cirque du Soleil pode ser mais uma vítima do coronavírus. A empresa que gere o circo está a analisar a possibilidade de declarar a falência devido a dívidas avultadas e depois de ter despedido …

Ordem dos Médicos está a avaliar uso de medicamento não testado para travar Covid-19

Portugal pode tornar-se no segundo país do mundo a usar hidroxicloroquina como forma de prevenção de Covid-19. A Ordem dos Médicos (OM) estará a estudar essa possibilidade, de acordo com o Expresso. O semanário refere que …