Vai nascer a primeira cidade do mundo com clima controlado

Dubai Holding

Detalhe do projecto do Mall of the World no Dubai

Detalhe do projecto do Mall of the World, no Dubai

Numa altura em que algumas das nações mais ricas do planeta se têm focado no problema das alterações climáticas, as autoridades do Dubai têm planos para eliminar, de uma vez por todas, esta preocupação, através da construção de uma cidade controlada climaticamente.

Denominado Mall of the World (Shopping do Mundo, da tradução livre para português), será mais do que “apenas” o maior centro comercial do mundo.

Esta mini-metrópole terá 4,5 milhões de metros quadrados e será termicamente isolada, de forma a permitir aos residentes e turistas evitar totalmente as condições atmosféricas do exterior que, no Verão, registam uma temperatura média de 40ºC.

No Inverno, quando a temperatura ronda os 22ºC, a cidade vai ser aberta por forma a permitir que o ar fresco entre.

O projecto, a cargo da Dubai Holding, prevê a construção de 100 hotéis, apartamentos de luxo, um espaço dedicado à saúde e o maior parque temático do mundo, ligados por sete quilómetros de passeios.

 

O Mall of the World, que foi apresentado ao mundo pelo emir do Dubai, o sheikh Mohammed bin Rashid al-Maktoum, pretende ajudar a cidade a tornar-se um destino turístico durante todo o ano.

“Anunciámos, recentemente, a pretensão de transformar o Dubai num centro cultural, turístico e económico para os dois mil milhões de pessoas que vivem na região à nossa volta; e estamos determinados a alcançar o nosso objectivo”, afirmou o Sheikh Mohammed, citado pelo The Independent.

“As nossas ambições são maiores do que ter um turismo sazonal. O turismo é um dos principais impulsionadores da nossa economia e, por isso mesmo, o objectivo é tornar os
Emirados Árabes Unidos um destino atraente durante todo o ano”, explicou.

São esperados por ano 180 milhões de visitantes no Mall of the World. Dados relativos ao custo do projecto ou à data prevista para a respectiva conclusão não foram ainda revelados.

CG/ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Caro Rui Pinheiro
      Obrigado pelo seu reparo, mas sim, “shopping” já é português.
      Da língua portuguesa não constam apenas vocábulos com origem no latim ou grego, constam também palavras em inglês ou francês, por exemplo, cujo uso popular justifica, com o tempo, a sua integração na língua portuguesa.
      Erradamente, toma-se a expressão “Centro Comercial” como a tradução de “Shopping Center”, quando são na realidade duas expressões da língua portuguesa, a segunda adoptada recentemente, com significados diferentes.
      Há 3 diferenças técnicas entre um shopping center e um centro comercial, sendo a principal das quais que num shopping center há um único proprietário (o promotor, habitualmente um grupo económico), que arrenda as lojas às marcas e gere o espaço, e num centro comercial há múltiplos proprietários, que compraram as lojas ao construtor, cada um detendo uma ou mais lojas, sendo o espaço gerido por um condomínio.

RESPONDER

Pessoas a explorar o mapa 3D mais detalhado do Universo com realidade virtual

Google Earth do Espaço. Já é possível navegar pelo mapa mais detalhado do Universo

Investigadores da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, lançaram este mês um software de código aberto que permite visitas virtuais ao Espaço. O Virtual Reality Universe Project (VIRUP) utiliza o maior conjunto de dados do …

Otamendi e Vertonghen disputam a bola com Lewandowski

Benfica 0-4 Bayern | Primeiro a ilusão, depois o rolo bávaro

A ilusão durou 70 minutos. Ao longo de toda a partida, o Bayern foi melhor, criou inúmeros lances de golo, viu dois anulados, acertou no ferro, Vlachodimos fez defesas importantes, mas o Benfica deu luta, …

China quer punir pais de crianças mal-educadas

O regime chinês está a analisar um projeto de lei que prevê que os pais possam ser punidos se os seus filhos exibirem um mau comportamento ou cometerem crimes. De acordo com a agência Reuters, o …

Rui Moreira com Francisco Rodrigues dos Santos e Carlos Moedas

Rui Moreira promete manter a "identidade do Porto" e concluir os projetos que a pandemia atrasou

O presidente da Câmara Municipal do Porto tomou posse, esta quarta-feira, e comprometeu-se a "tudo fazer" para manter a identidade do Porto e a concluir os projetos que a pandemia atrasou. "Quero concluir os projetos que …

Já há um medicamento para tratar a covid-19 em casa (e vários países assinaram acordos de compra)

Países asiáticos já estão na luta pelo novo comprimido antiviral, cujo uso ainda nem sequer foi autorizado, contra a covid-19. Países da região asiática estão já a fazer encomendas da mais recente arma contra a covid-19: …

A Facebook vai implementar uma nova estratégia e o nome vai ser das primeiras coisas a mudar

As últimas semanas têm sido tumultuosas para a empresa de Mark Zuckerberg, que se viu confrontada com os testemunhos de antigos trabalhadores no Senado norte-americano. As notícias da última semana que resultaram do testemunho, no Senado …

Cadetes da Escola Naval investigados por alegados comportamentos abusivos

A Marinha está a investigar uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos entre cadetes da Escola Naval. "A Marinha informa que hoje, 19 de outubro, teve conhecimento de uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos praticados entre cadetes …

Índia. "Montanha de lixo" que garante sobrevivência de pobres será substituída por estação de tratamento

As "montanhas de lixo" das cidades da Índia em breve serão substituídas por estações de tratamento de detritos. A maior de todas — equivalente a um prédio de 18 andares — garante a sobrevivência de …

Candidatura de Nuno Melo acusa direção de não facultar cadernos eleitorais e de sanear senadores

A candidatura de Nuno Melo à liderança do CDS-PP acusou, esta quarta-feira, os opositores de não facultarem os cadernos eleitorais nem possibilitarem a fiscalização da eleição de delegados ao congresso, apontando também a substituição de …

Bolsonaro acusado de nove crimes pela comissão de inquérito sobre gestão da pandemia

O relatório apresentado, esta quarta-feira, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado brasileiro pede o indiciamento do Presidente por nove crimes durante a pandemia de covid-19. No texto, com mais de 1200 páginas, pede-se que …