“Vacinada contra o socialismo”, Zita Seabra troca PSD pelo Iniciativa Liberal

5

aletheia.pt

A ex-dirigente comunista Zita Seabra, que até há poucos meses era militante do PSD, deixou os sociais-democratas para os trocar pela recém-criada Iniciativa Liberal.

Zita Seabra disse ao Expresso que acredita que “os caminhos para refazer a direita em Portugal” — que considera estar “numa situação moribunda” — passa “por uma direita que não tenha medo de ser de direita e liberal”.

A antiga deputada comunista, que foi chegou a fazer parte do Comité Central do PCP, diz-se “vacinada contra o socia­lismo” e critica a atual solução de Governo, considerando que “resulta de uma coligação de ideologias que foram derrotadas no século XX“. “É um modelo tóxico, que procura em cada momento inventar uma maneira mais eficaz de aumentar impostos e interferir mais na vida das pessoas”, afirma Zita Seabra ao Expresso.

A antiga deputada considera que a Iniciativa Liberal é “uma nova geração, que já não tem como paradigma ser funcionário público e ter um emprego para a vida” e que “quer um Estado menos interventivo mas eficaz, que devolva aos contribuintes os seus impostos e a sua liberdade”.

O presidente da Iniciativa Liberal, Carlos Guimarães Pinto, considera que Zita Seabra, uma das mais célebres dissidentes do PCP, “representa a evolução de que o país precisa“. “Durante o Estado Novo, esteve do lado dos que lutavam pela liberdade. Depois, esteve do lado dos que lutavam por um Portugal europeu. Agora, está do lado dos que lutam pelo liberalismo”, disse o líder do partido ao mesmo jornal.

O economista reconhece que o caminho até aqui não tem sido fácil. Além da demissão precoce do seu antecessor, existe a dificuldade óbvia de ter acesso aos meios de comunicação tradicionais e de afirmar o partido num espaço político em reconstrução.

É sempre mais difícil afirmar uma marca, quando há outras marcas a tentar o mesmo”, admite. “Não fazemos coligações com partidos que não defendem o liberalismo, nem as reformas necessárias. Até porque, aparentemente, não existe alternativa ao socia­lismo: os partidos do centro-direita  estão mais interessados em ser parceiros do PS do que em ser oposição. Falharam”, argumenta.

Guimarães Pinto acredita que há margem de crescimento para um projeto liberal em Portugal.

ZAP //

5 Comments

  1. Que se lhe há-de fazer? Não assenta em lado nenhum! Muda de partido, como quem muda de camisa e não sabe o que fazer à vida dela. Esta pobre mulher parece-se com a Lua. Anda de quarto em quarto, e de mês em mês aparece cheia. Chiça…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.