Vacinação para maiores de 45 anos arranca hoje (mas já esteve aberta por 1 hora)

António Cotrim / Lusa

O portal de agendamento das vacinas esteve aberto, durante alguns minutos, nesta sexta-feira de manhã, para a marcação para pessoas com mais de 45 anos, mas foi um erro. A vacinação para esta faixa etária só arranca a partir da tarde.

O site onde é feito o agendamento das vacinas anunciou, durante a manhã, a abertura da marcação para as pessoas com mais de 45 anos. Mas a opção só esteve disponível durante cerca de uma hora, pois foi um erro, segundo apurou a TVI24.

Apesar disso, “várias pessoas nessa faixa etária conseguiram fazer o agendamento“, aponta o Público.

A abertura oficial do processo de vacinação dos maiores de 45 anos só vai acontecer, contudo, durante a tarde. Não se sabe, assim, se o agendamento feito por aquelas pessoas será válido.

O Público acrescenta que as primeiras vacinas na faixa etária entre os 45 e os 49 anos estão a ser agendadas para dia 14 deste mês.

O agendamento da vacinação para os maiores de 40 anos arranca no próximo domingo, 6 de Junho.

Neste momento, já está a decorrer a vacinação das pessoas com mais de 50 anos.

Entretanto, o coordenador da task force para o plano de vacinação anunciou que vai ser criada uma “casa aberta” para chegar às pessoas acima dos 70 anos que ainda não foram vacinadas. Essas pessoas poderão, assim, ser vacinadas sem marcação.

OMS não recomenda vacinação de crianças (para já)

A task force está também a estudar a forma como vão ser vacinados os imigrantes ilegais, além de estar a estudar as vantagens e os riscos de imunizar as crianças e jovens.

A especialista em vacinas da Organização Mundial da Saúde (OMS), Kate O’Brien, aponta que vacinar as crianças contra a covid-19 não é uma prioridade perante a escassez de doses.

Assim, a OMS defende que as crianças não devem ser o foco dos programas de imunização, mesmo com um número crescente de países ricos a autorizar a vacinação contra o coronavírus em adolescentes e crianças.

“As crianças têm um risco muito baixo de contrair a covid“, nota O’Brien que é pediatra e directora do departamento de vacinas da OMS. Para a responsável, a justificação para imunizar crianças era interromper a transmissão, em vez de protegê-las de adoecer ou morrer.

O’Brien afirma que é fundamental garantir que os profissionais de saúde e os idosos, ou aqueles com doenças subjacentes, sejam vacinados antes de adolescentes e crianças.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Eriksen continua hospitalizado, mas já enviou cumprimentos aos colegas

O jogador dinamarquês, vítima de um súbito problema cardíaco este sábado, durante o jogo com a Finlândia, mantém-se hospitalizado num estado estável, revelou a Federação Dinamarquesa de Futebol (DBU). "Esta manhã, falámos com Christian Eriksen, que …

Marcelo afasta retrocesso no desconfinamento. SNS "sem pressão grave"

O Presidente da República afastou, este sábado, um retrocesso no desconfinamento a nível nacional, alegando que os serviços de saúde estão longe de uma pressão grave. Marcelo Rebelo de Sousa assumiu esta posição no final de …

Venezuela com 11 casos de covid-19 na véspera do jogo com o Brasil

A seleção venezuelana de futebol chamou 15 novos jogadores para a Copa América, depois de vários elementos da comitiva, entre os quais jogadores, estarem infetados com o coronavírus. Depois de a Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) …

Rui Pereira demite-se da Mesa da Assembleia-Geral do Benfica em choque com Vieira

Rui Pereira demitiu-se do cargo de presidente da Mesa de Assembleia-Geral (MAG) do Benfica, por sentir que não tem o apoio dos corpos sociais na marcação de uma reunião magna extraordinária. Numa carta enviada ao presidente …

Rui Moreira recandidata-se à Câmara Municipal do Porto

O atual presidente da Câmara Municipal do Porto vai recandidatar-se à presidência da autarquia para um terceiro mandato, confirmou, este domingo, o presidente da direção da associação cívica – Porto, o Nosso Movimento. "É com enorme …

Cancelo testou positivo à covid-19 e será substituído por Dalot

Diogo Dalot vai substituir João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, nos convocados de Portugal, a dois dias da estreia no Euro 2020, informou, este domingo, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "Diogo Dalot, internacional …

Já é possível prever quais as mulheres que poderão ter complicações graves na gravidez

Os métodos atuais para diagnosticar complicações numa gravidez não são sensíveis nem confiáveis ​​o suficiente para identificar todas as gestações de risco. Agora, cientistas descobriram uma forma de testar os níveis hormonais na placenta para …

Crianças têm dificuldade em entender emoções de pessoas com máscara

Um novo estudo mostra que crianças dos três aos cinco anos só conseguem entender as emoções escondidas por detrás das máscaras em apenas 40% das ocasiões. A equipa de investigação U-Vip (Unidade para Deficientes Visuais), liderada …

Cientistas identificam uma rara "hélice" magnética num sistema binário

De acordo com investigações que serão publicadas na revista The Astrophysical Journal, investigadores da Universidade de Notre Dame identificaram a primeira hélice magnética eclipsante num sistema estelar variável cataclísmico. O sistema estelar, conhecido como J0240, é …

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …