A Direção-Geral da Saúde deverá publicar uma nova norma esta sexta-feira, segundo a qual as pessoas com vacinação completa já não precisarão de fazer isolamento, caso estejam em contacto com um caso positivo de covid-19.
Segundo avança o jornal Público, as pessoas com a vacinação completa há mais de 14 dias e que tenham tido um contacto de risco deixam de fazer isolamento, desde que tenham um teste negativo à covid-19.
Quem tem a vacinação completa deverá fazer o teste no máximo até ao quinto dia após ter estado em contacto com a pessoa infetada e, apesar de não haver necessidade de isolamento, deve manter os cuidados de limitação de deslocações e contactos ao essencial, assim como atenção a eventuais sintomas que possam surgir.
“As pessoas, pelo facto de estarem vacinadas, não estão todas nas mesmas condições, não têm todas o mesmo contexto, a mesma situação de saúde e isso tem de ser ponderado. Imagino que não possa ser uma medida única, tenha de ter em vista, por exemplo, o local de residência, como será o caso de pessoas em estruturas residenciais para idosos”, disse Marta Temido, a propósito situações excecionais na classificação de contactos de risco, em declarações à Renascença.
Para os não vacinados, o tempo de isolamento passará para dez dias (em vez de 14), caso a autoridade de saúde pública local assim o determine, e também será necessário um teste negativo.
A norma da Direção-Geral da Saúde deverá ser publicada esta sexta-feira, dia em que entram em vigor as novas regras de desconfinamento, revela ainda o diário.
A ministra da Saúde, Marta Temido, já tinha afirmado nos últimos dias que haveria uma diferenciação tendo em conta o estado vacinal da população.