Vacina BCG pode evitar sintomas graves de covid-19, reforçam novos estudos

Novos estudos reforçam a ideia de que as pessoas que levaram a vacina da BCG (contra a tuberculose) podem apresentar uma doença menos grave no caso de infeção com o coronavírus.

Segundo noticiou na terça-feira o Diário de Notícias, um desses estudos, desenvolvido por uma equipa israelita que analisou 55 países – incluindo Portugal -, foi publicado na Vaccines. O objetivo era perceber se havia associação entre a administração da vacina da BCG e um melhor prognóstico dos doentes com covid-19.

De acordo com o estudo, a vacina contra a tuberculose, sobretudo aquela que aconteceu há menos tempo, parece “contribuir para atenuar a propagação e severidade da pandemia de covid-19”.

Além disso, os países onde a cobertura da vacina era maior tinham resultados mais positivos no controlo da doença. Os investigadores levantaram a hipótese de que se trate de um efeito global ao nível da população do país, dado que necessita de mais estudos para ser comprovado.

A vacina da BCG, continuou o jornal diário, estimula a produção de células imunes que combatem os agentes estranhos no organismo, mesmo que não tenham sido desenhadas especificamente para atacar o SARS-CoV-2 ou outros vírus.

Contudo, esta resposta poderia causar mais danos que benefícios no caso de covid-19. Uma equipa de investigadores holandeses analisou dois grupos de voluntários saudáveis, uns que tinham recebido a vacina nos últimos cinco anos e outros que não tinham, concluindo, em primeira instância, que a vacina da BCG “não está associada a um aumento da incidência dos sintomas durante o surto de covid-19 na Holanda”.

No entanto, a vacina “pode estar associada a uma diminuição da incidência da doença durante a pandemia de covid-19 e a uma menor incidência de fadiga extrema”, explicaram os investigadores, nas conclusões publicadas na Cell Reports Medicine.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E o (des)governo socialista retirou a vacina da BCG do Plano Nacional de Vacinação…
    Trata-se de uma vacina barata. Não dá dinheiro aos corruptos do sistema.
    Vergonha!

RESPONDER

Pela primeira vez, cientistas viram chimpanzés a matar gorilas

Investigadores testemunharam, pela primeira vez, chimpanzés e gorilas a lutar entre si, confrontos esses que provocaram a morte de alguns deles. De acordo com o site Science Alert, as duas disputas foram observadas no Parque Nacional …

Vírus com 15 mil anos descobertos no gelo do Planalto do Tibete

Cientistas que estudam glaciares encontraram vírus com quase 15 mil anos em duas amostras de gelo retiradas do Planalto do Tibete, na China. Muitos deles, que sobreviveram porque se mantiveram congelados, são diferentes de todos …

Leite sem lactose em laboratório (e com a ajuda de membranas de óxido de grafeno)

As membranas de óxido de grafeno (uma forma oxidada do material) têm sido muito estudadas para a dessalinização da água e separação de corantes, mas as suas propriedades podem não ficar por aqui. Uma equipa de …

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …