Vacina BCG pode evitar sintomas graves de covid-19, reforçam novos estudos

Novos estudos reforçam a ideia de que as pessoas que levaram a vacina da BCG (contra a tuberculose) podem apresentar uma doença menos grave no caso de infeção com o coronavírus.

Segundo noticiou na terça-feira o Diário de Notícias, um desses estudos, desenvolvido por uma equipa israelita que analisou 55 países – incluindo Portugal -, foi publicado na Vaccines. O objetivo era perceber se havia associação entre a administração da vacina da BCG e um melhor prognóstico dos doentes com covid-19.

De acordo com o estudo, a vacina contra a tuberculose, sobretudo aquela que aconteceu há menos tempo, parece “contribuir para atenuar a propagação e severidade da pandemia de covid-19”.

Além disso, os países onde a cobertura da vacina era maior tinham resultados mais positivos no controlo da doença. Os investigadores levantaram a hipótese de que se trate de um efeito global ao nível da população do país, dado que necessita de mais estudos para ser comprovado.

A vacina da BCG, continuou o jornal diário, estimula a produção de células imunes que combatem os agentes estranhos no organismo, mesmo que não tenham sido desenhadas especificamente para atacar o SARS-CoV-2 ou outros vírus.

Contudo, esta resposta poderia causar mais danos que benefícios no caso de covid-19. Uma equipa de investigadores holandeses analisou dois grupos de voluntários saudáveis, uns que tinham recebido a vacina nos últimos cinco anos e outros que não tinham, concluindo, em primeira instância, que a vacina da BCG “não está associada a um aumento da incidência dos sintomas durante o surto de covid-19 na Holanda”.

No entanto, a vacina “pode estar associada a uma diminuição da incidência da doença durante a pandemia de covid-19 e a uma menor incidência de fadiga extrema”, explicaram os investigadores, nas conclusões publicadas na Cell Reports Medicine.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E o (des)governo socialista retirou a vacina da BCG do Plano Nacional de Vacinação…
    Trata-se de uma vacina barata. Não dá dinheiro aos corruptos do sistema.
    Vergonha!

RESPONDER

Teia da morte. Cientistas desenvolvem nova forma de matar células cancerígenas

Um novo estudo sugere que, através de uma interrupção direcionada e localizada da estrutura das células cancerígenas, o seu mecanismo de autodestruição pode ser ativado. As células cancerígenas multiplicam-se de forma incontrolável, levando a um crescimento …

Boavista 2-0 Porto | “Manita” em 45 minutos demolidores

Goleada do “dragão” no Bessa. No dérbi portuense entre Boavista e FC Porto, os campeões nacionais sentiram dificuldades na primeira parte, não conseguiram sequer enquadrar qualquer um dos seus remates, mas na segunda parte tudo …

Magawa, o rato que deteta minas, ganhou uma medalha de ouro

Magawa, um rato gigante africano, foi treinado para descobrir minas terrestres e tem estado ao serviço no Camboja. O animal foi agora proclamado herói e premiado por salvar vidas naquele país. A instituição de caridade britânica …

Cientistas descobrem nova espécie de crustáceo no lugar mais quente da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova espécie de crustáceo de água doce durante uma expedição ao deserto de Lute, no Irão, também conhecido como o lugar mais quente do planeta. Hossein Rajaei, do Museu Estadual …

Furacão Sally fragmentou parte de uma ilha da Florida em três

A passagem do furacão Sally fragmentou parte de uma ilha na costa da Florida, no Estados Unidos, criando assim três pequenas porções de terra. Na prática, tal como explica o portal USA Today, o furação abriu …

Benfica 2-0 Moreirense | “Águia” vence e convence cónegos

Após ter perdido e empatado nas duas últimas recepções ao Moreirense, o Benfica voltou a vencer o emblema de Moreira de Cónegos na Luz. Este sábado, em duelo relativo à segunda jornada do campeonato, as “águias” …

"Surpreendente e fascinante". Descoberta pela primeira vez uma aurora sobre um cometa

A nave Rosetta da Agência Espacial Europeia (ESA) detetou uma aurora boreal sobre o cometa 67P / Churyumov-Gerasimenko (67P / C-G). Em comunicado, os cientistas envolvidos na deteção frisam que esta é a primeira vez quem …

Austrália não quer que turistas caminhem na famosa rocha sagrada Uluru (nem no Google Maps)

A Austrália pediu ao Google que remova do seu serviço Maps fotografias tiradas do topo de Uluru, o monólito aborígine sagrado que os visitantes estão proibidos de escalar desde o ano passado. De acordo com a …

NASA vai procurar aquíferos nos desertos com tecnologia já usada em Marte

Uma parceria entre a NASA e a Fundação Qatar tem como objetivo procurar as cada vez mais escassas águas que estão enterradas nos desertos do Saara e da Península Arábica. Este processo deverá ser desenvolvido …

Os aeroportos mudam o nome das pistas (e a culpa é dos pólos magnéticos da Terra)

O pólo norte magnético pode mover-se até 64 quilómetros por ano. Isto pode ser um problema para os pilotos de aviões. A pista 17L/35R, no Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom, no estado norte-americano do Texas, não terá …