V. Setúbal vs Sporting | “Leões” conquistam o Sado

goalpoint-setubal-sporting-liga-nos-201617-1068x522

O Sporting mantém a distância de oito pontos para o líder Benfica, após vencer o Vitória de Setúbal por 3-0, no Bonfim.

Numa partida em que só foi inferior durante os primeiros dez minutos, os “leões” voltaram a vencer por números gordos e sem sofrer qualquer golo, resistindo ao “feitiço” do Sado, onde Benfica e FC Porto já haviam caído.

O Jogo explicado em Números

  • Início de partida bastante atrevido por parte do Vitória de Setúbal, que aos dez minutos somava três remates (embora nenhum deles tivesses sido à baliza) e dois pontapés de canto a seu favor. Os sadinos dominavam ainda no capítulo da eficácia de passe (71%-69%).
  • No entanto, a entrada sadina foi apenas fogo de vista: o Sporting acabaria por chegar à vantagem aos 20 minutos, por Gelson Martins, numa altura em que já levava clara vantagem na posse de bola (61%). Na génese do golo esteve um erro colossal de Fábio Cardoso, a deixar-se antecipar por Gelson quando aparentemente tinha a bola à sua mercê.
  • As coisas pareciam correr de feição ao Sporting, mas a equipa leonina sofreu um contratempo aos 32 minutos, com o cartão amarelo mostrado a Zeegelaar, que irá assim falhar o dérbi da próxima semana, frente ao Benfica.
  • A primeira parte chegou ao fim com as duas equipas empatadas no número de remates, quatro, embora o Sporting tenha sido a única equipa a conseguir alvejar a baliza contrária, e logo por duas vezes. Os “leões” também foram superiores na posse (56%-44%) e eficácia de passe (78%-71%). Gelson Martins liderava os GoalPoint Ratings, com 6.8, somando ao golo um passe para ocasião e quatro recuperações de posse. Nene Bonilha 5.4 era o melhor dos sadinos, com três desarmes, quatro recuperações de bola e um cruzamento eficaz.
  • O segundo tempo arrancou com duas ocasiões de grande perigo para o Sporting logo nos primeiros dez minutos. Na primeira, Bas Dost rematou por cima após um cruzamento com grande precisão por parte de Bruno César. Na segunda, Schelotto obrigou Bruno Varela a uma defesa por instinto, com as pernas. Cheirava a novo golo no Bonfim.
  • O 2-0 acabaria por acontecer na sequência de um pontapé de canto, com William Carvalho a saltar mais alto do que a defesa sadina e a cabecear para o fundo da baliza. Segundo golo no campeonato para o médio português (ambos frente ao Vitória) e quarta assistência para Bruno César (em grande momento, há duas jornadas tinha apenas uma), o homem que bateu o canto.
  • O terceiro golo da noite surgiu pouco depois da hora de jogo, pelo inevitável Bas Dost, a aproveitar um excelente cruzamento de trivela de Alan Ruiz, fazendo valer as palavras de Jorge Jesus, que havia descrito a sua dupla de avançados como a melhor do campeonato.

  • À entrada para os derradeiros 20 minutos, era Bruno César quem dava nas vistas, com três passes para finalização, embora a sua eficácia de passe até deixasse algo a desejar (69%). Alan Ruiz destacava-se pelo número de duelos protagonizados, 16, embora a sua agressividade também resultasse na liderança em termos de faltas cometidas.
  • Embora tenha encaixado dois golos no segundo tempo, o Vitória esteve melhor do que nos primeiros 45 minutos. Fez três remates enquadrados, tantos quanto o Sporting, acertou 76% dos seus passes e venceu 48% dos duelos que disputou.

O Homem do Jogo

William Carvalho sai do Bonfim com o prémio de melhor do jogo graças a uma exibição de encher o olho, tanto a atacar como a defender. Para além do já mencionado golo, que deu a tranquilidade ao Sporting, William Carvalho fez um passe para finalização, acertou 56 dos 59 passes que fez, venceu seis dos oito duelos que disputou e recuperou a bola seis vezes. Tudo somado, o camisola 14 verde-e-branco conseguiu um GoalPoint Ratings, de 6.9.

Jogadores em foco

  • Bas Dost 6.8 – Ficou-se apenas por um golo uma vez que falhou uma ocasião flagrante, algo raro nele. Venceu sete dos oito duelos pelo ar que disputou e ainda fez um passe para finalização.
  • Schelotto 6.1 – Contabilizou oito acções defensivas, um remate enquadrado e um passe para finalização. Cinco dos seus seis dribles foram eficazes.
  • Nuno Santos 5.4 – Esteve apenas 28 minutos em campo, tempo suficiente para ser o melhor da sua equipa. Fez um remate enquadrado e apenas falhou um dos 16 passes de que foi autor.
  • Adrien 5.3 – Na noite de regresso à titularidade, o capitão leonino esteve bastante discreto. Acertou apenas 70% dos passes que fez e o seu único remate foi desenquadrado com a baliza. Deu nas vistas pelo número de desarmes efectuados (seis).
  • Fábio Cardoso 3.5 – Esteve na origem do primeiro golo do Sporting com um clamoroso erro. Pela positiva, fez um remate enquadrado e quatro alívios.

Resumo

goalpoint-setubal-sporting-liga-nos-201617-ratings

PARTILHAR

RESPONDER

Vespa asiática está a propagar-se pelo centro do país

A vespa asiática, ou vespa velutina, uma espécie invasora predadora das abelhas, está a propagar-se pela região centro do país, com ninhos identificados em todo o norte do distrito de Santarém, disse hoje à Lusa …

Já há mais de mil desaparecidos nos incêndios da Califórnia

As autoridades dos Estados Unidos informaram nesta sexta-feira que o número de desaparecidos no gigantesco incêndio que queima há mais de uma semana no norte da Califórnia já superam o milhar. Em conferência de imprensa, o …

As orcas partilham traços de personalidade com humanos e chimpanzés

As orcas exibem características de personalidade semelhantes aos humanos e chimpanzés, como a brincadeira, a alegria e o afeto, de acordo com uma nova investigação divulgada pela Associação Americana de Psicologia (AAP). Investigadores em Espanha analisaram …

Manifestante morre atropelada por mãe desesperada em bloqueio dos “coletes amarelos” em França

Uma manifestante dos “coletes amarelos” morreu em Sabóia, sudeste de França, atropelada por uma condutora em pânico, disse este sábado o ministro do Interior francês, Christophe Castaner. A condutora, que levava a filha ao médico, teve …

A César o que é de César. Costa fica a saber quem manda nos deputados do PS

António Costa está "muito satisfeito" com a liberdade de voto concedida pelo líder da bancada parlamentar do PS, Carlos César, aos deputados na proposta do Governo sobre o IVA da tauromaquia. Mas o mal-estar entre …

Distracção de professora provoca lesões em 40 crianças na China

A distracção de uma professora que se esqueceu de apagar uma luz ultravioleta numa escola de Tianjin, perto de Pequim, causou ferimentos e queimaduras em mais de 40 crianças, informou esta sexta-feira a imprensa local. Os …

A Terra está a comer os seus próprios oceanos

À medida que as placas tectónicas da Terra mergulham umas nas outras, arrastam 3 vezes mais água para o interior do planeta do que se pensava. Estes são os resultados de um novo artigo publicado a …

Portugal sob risco de "chuvas de lama"

Portugal corre neste sábado o risco de chuvas de lama, segundo a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que avisa também para a fraca qualidade do ar durante o fim-de-semana. A APA prevê que as regiões de …

CIA concluiu que príncipe saudita ordenou morte de Jamal Khashoggi

O jornal Washington Post noticiou na sexta-feira que a Agência Central de Informações, CIA, concluiu que o príncipe herdeiro saudita ordenou o homicídio do jornalista Jamal Khashoggi em Istambul, citando fontes anónimas. A informação veiculada pelo …

Novas imagens mostram momentos de terror em Alcochete

Foram divulgadas novas imagens captadas pelo sistema de video-vigilância da Academia do Sporting, em Alcochete, que revelam como decorreu a invasão de 15 de Maio de 2018, que culminou com a agressão de jogadores e equipa …