V. Setúbal vs Sporting | “Leões” conquistam o Sado

goalpoint-setubal-sporting-liga-nos-201617-1068x522

O Sporting mantém a distância de oito pontos para o líder Benfica, após vencer o Vitória de Setúbal por 3-0, no Bonfim.

Numa partida em que só foi inferior durante os primeiros dez minutos, os “leões” voltaram a vencer por números gordos e sem sofrer qualquer golo, resistindo ao “feitiço” do Sado, onde Benfica e FC Porto já haviam caído.

O Jogo explicado em Números

  • Início de partida bastante atrevido por parte do Vitória de Setúbal, que aos dez minutos somava três remates (embora nenhum deles tivesses sido à baliza) e dois pontapés de canto a seu favor. Os sadinos dominavam ainda no capítulo da eficácia de passe (71%-69%).
  • No entanto, a entrada sadina foi apenas fogo de vista: o Sporting acabaria por chegar à vantagem aos 20 minutos, por Gelson Martins, numa altura em que já levava clara vantagem na posse de bola (61%). Na génese do golo esteve um erro colossal de Fábio Cardoso, a deixar-se antecipar por Gelson quando aparentemente tinha a bola à sua mercê.
  • As coisas pareciam correr de feição ao Sporting, mas a equipa leonina sofreu um contratempo aos 32 minutos, com o cartão amarelo mostrado a Zeegelaar, que irá assim falhar o dérbi da próxima semana, frente ao Benfica.
  • A primeira parte chegou ao fim com as duas equipas empatadas no número de remates, quatro, embora o Sporting tenha sido a única equipa a conseguir alvejar a baliza contrária, e logo por duas vezes. Os “leões” também foram superiores na posse (56%-44%) e eficácia de passe (78%-71%). Gelson Martins liderava os GoalPoint Ratings, com 6.8, somando ao golo um passe para ocasião e quatro recuperações de posse. Nene Bonilha 5.4 era o melhor dos sadinos, com três desarmes, quatro recuperações de bola e um cruzamento eficaz.
  • O segundo tempo arrancou com duas ocasiões de grande perigo para o Sporting logo nos primeiros dez minutos. Na primeira, Bas Dost rematou por cima após um cruzamento com grande precisão por parte de Bruno César. Na segunda, Schelotto obrigou Bruno Varela a uma defesa por instinto, com as pernas. Cheirava a novo golo no Bonfim.
  • O 2-0 acabaria por acontecer na sequência de um pontapé de canto, com William Carvalho a saltar mais alto do que a defesa sadina e a cabecear para o fundo da baliza. Segundo golo no campeonato para o médio português (ambos frente ao Vitória) e quarta assistência para Bruno César (em grande momento, há duas jornadas tinha apenas uma), o homem que bateu o canto.
  • O terceiro golo da noite surgiu pouco depois da hora de jogo, pelo inevitável Bas Dost, a aproveitar um excelente cruzamento de trivela de Alan Ruiz, fazendo valer as palavras de Jorge Jesus, que havia descrito a sua dupla de avançados como a melhor do campeonato.

  • À entrada para os derradeiros 20 minutos, era Bruno César quem dava nas vistas, com três passes para finalização, embora a sua eficácia de passe até deixasse algo a desejar (69%). Alan Ruiz destacava-se pelo número de duelos protagonizados, 16, embora a sua agressividade também resultasse na liderança em termos de faltas cometidas.
  • Embora tenha encaixado dois golos no segundo tempo, o Vitória esteve melhor do que nos primeiros 45 minutos. Fez três remates enquadrados, tantos quanto o Sporting, acertou 76% dos seus passes e venceu 48% dos duelos que disputou.

O Homem do Jogo

William Carvalho sai do Bonfim com o prémio de melhor do jogo graças a uma exibição de encher o olho, tanto a atacar como a defender. Para além do já mencionado golo, que deu a tranquilidade ao Sporting, William Carvalho fez um passe para finalização, acertou 56 dos 59 passes que fez, venceu seis dos oito duelos que disputou e recuperou a bola seis vezes. Tudo somado, o camisola 14 verde-e-branco conseguiu um GoalPoint Ratings, de 6.9.

Jogadores em foco

  • Bas Dost 6.8 – Ficou-se apenas por um golo uma vez que falhou uma ocasião flagrante, algo raro nele. Venceu sete dos oito duelos pelo ar que disputou e ainda fez um passe para finalização.
  • Schelotto 6.1 – Contabilizou oito acções defensivas, um remate enquadrado e um passe para finalização. Cinco dos seus seis dribles foram eficazes.
  • Nuno Santos 5.4 – Esteve apenas 28 minutos em campo, tempo suficiente para ser o melhor da sua equipa. Fez um remate enquadrado e apenas falhou um dos 16 passes de que foi autor.
  • Adrien 5.3 – Na noite de regresso à titularidade, o capitão leonino esteve bastante discreto. Acertou apenas 70% dos passes que fez e o seu único remate foi desenquadrado com a baliza. Deu nas vistas pelo número de desarmes efectuados (seis).
  • Fábio Cardoso 3.5 – Esteve na origem do primeiro golo do Sporting com um clamoroso erro. Pela positiva, fez um remate enquadrado e quatro alívios.

Resumo

goalpoint-setubal-sporting-liga-nos-201617-ratings

PARTILHAR

RESPONDER

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …

TAP avança com lay-off de um ano a partir de segunda-feira

A TAP vai avançar com um processo de lay-off clássico, que passará por uma redução dos períodos normais de trabalho ou suspensão de contratos, a partir da próxima segunda-feira e durante 12 meses. De acordo com …

Os tigres estão em risco e podem precisar de um "resgate genético"

Os tigres estão sob ameaça e um novo estudo sugere que estes felinos podem precisar de um "resgate genético". O acasalamento entre diferentes subespécies é uma opção. Fragmentação do habitat, conflito entre humanos e vida selvagem, …

Há estranhas nuvens que brilham à noite (e já sabe o que são)

Uma equipa de cientistas usou um pequeno foguete lançado pela NASA para estudar a natureza de um tipo indescritível de nuvens que brilham no escuro, criando uma artificialmente. Desde o final dos anos 1800 que …

Eis o primeiro enxame de (pequenos) buracos negros num aglomerado globular

Uma equipa de cientistas, que esperava encontrar um buraco negro de massa intermédia no coração do aglomerado globular NGC 6397, encontrou, em vez disso, evidências de uma concentração de buracos negros mais pequenos. Por vezes, na ciência, …

Ruth, a "humana digital" da Nestlé ensina como fazer as bolachas perfeitas

Graças à Inteligência Artificial, nasceu Ruth, um "humano digital" da Nestlé que interage connosco e nos ajuda a fazer as melhores bolachas com pepitas de chocolate. A internet é o maior livro de receitas a que …

“Ditador egoísta e despótico”. Margaret Tatcher comparou Saddam Hussein a Hitler após ataque ao Kuwait

Documentos do início da Guerra do Golfo revelam que a antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher comparou Saddam Hussein a Adolf Hitler após a invasão do Kuwait pelo ditador iraquiano. De acordo com os documentos anteriormente confidenciais …

Cientistas criam "televisão" ultravioleta para animais (que nos vai ajudar a entendê-los melhor)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, desenvolveu uma "televisão" ultravioleta para ajudar os especialistas a entender melhor a forma como os animais veem o mundo. Os monitores de televisões ou computadores têm …

Watakano, a “ilha da prostituição” que teve o seu auge nos anos 80, está agora vazia

Conhecida como “ilha da prostituição”, Watakano já foi considera um pequeno paraíso sexual. No seu auge, do final dos anos 70 a meados dos anos 80, homens faziam um curta viagem de barco até ao …

Deputado norte-americano quer banir GTA 5 e outros jogos violentos. Tudo para diminuir roubos de carros

O deputado norte-americano Marcus Evans quer proibir a venda de videojogos violentos que promovam atividades criminosas, como o GTA 5, face ao aumento dos roubos de automóveis em Chicago e um pouco por todo o …