V. Setúbal vs Sporting | “Leões” conquistam o Sado

goalpoint-setubal-sporting-liga-nos-201617-1068x522

O Sporting mantém a distância de oito pontos para o líder Benfica, após vencer o Vitória de Setúbal por 3-0, no Bonfim.

Numa partida em que só foi inferior durante os primeiros dez minutos, os “leões” voltaram a vencer por números gordos e sem sofrer qualquer golo, resistindo ao “feitiço” do Sado, onde Benfica e FC Porto já haviam caído.

O Jogo explicado em Números

  • Início de partida bastante atrevido por parte do Vitória de Setúbal, que aos dez minutos somava três remates (embora nenhum deles tivesses sido à baliza) e dois pontapés de canto a seu favor. Os sadinos dominavam ainda no capítulo da eficácia de passe (71%-69%).
  • No entanto, a entrada sadina foi apenas fogo de vista: o Sporting acabaria por chegar à vantagem aos 20 minutos, por Gelson Martins, numa altura em que já levava clara vantagem na posse de bola (61%). Na génese do golo esteve um erro colossal de Fábio Cardoso, a deixar-se antecipar por Gelson quando aparentemente tinha a bola à sua mercê.
  • As coisas pareciam correr de feição ao Sporting, mas a equipa leonina sofreu um contratempo aos 32 minutos, com o cartão amarelo mostrado a Zeegelaar, que irá assim falhar o dérbi da próxima semana, frente ao Benfica.
  • A primeira parte chegou ao fim com as duas equipas empatadas no número de remates, quatro, embora o Sporting tenha sido a única equipa a conseguir alvejar a baliza contrária, e logo por duas vezes. Os “leões” também foram superiores na posse (56%-44%) e eficácia de passe (78%-71%). Gelson Martins liderava os GoalPoint Ratings, com 6.8, somando ao golo um passe para ocasião e quatro recuperações de posse. Nene Bonilha 5.4 era o melhor dos sadinos, com três desarmes, quatro recuperações de bola e um cruzamento eficaz.
  • O segundo tempo arrancou com duas ocasiões de grande perigo para o Sporting logo nos primeiros dez minutos. Na primeira, Bas Dost rematou por cima após um cruzamento com grande precisão por parte de Bruno César. Na segunda, Schelotto obrigou Bruno Varela a uma defesa por instinto, com as pernas. Cheirava a novo golo no Bonfim.
  • O 2-0 acabaria por acontecer na sequência de um pontapé de canto, com William Carvalho a saltar mais alto do que a defesa sadina e a cabecear para o fundo da baliza. Segundo golo no campeonato para o médio português (ambos frente ao Vitória) e quarta assistência para Bruno César (em grande momento, há duas jornadas tinha apenas uma), o homem que bateu o canto.
  • O terceiro golo da noite surgiu pouco depois da hora de jogo, pelo inevitável Bas Dost, a aproveitar um excelente cruzamento de trivela de Alan Ruiz, fazendo valer as palavras de Jorge Jesus, que havia descrito a sua dupla de avançados como a melhor do campeonato.

  • À entrada para os derradeiros 20 minutos, era Bruno César quem dava nas vistas, com três passes para finalização, embora a sua eficácia de passe até deixasse algo a desejar (69%). Alan Ruiz destacava-se pelo número de duelos protagonizados, 16, embora a sua agressividade também resultasse na liderança em termos de faltas cometidas.
  • Embora tenha encaixado dois golos no segundo tempo, o Vitória esteve melhor do que nos primeiros 45 minutos. Fez três remates enquadrados, tantos quanto o Sporting, acertou 76% dos seus passes e venceu 48% dos duelos que disputou.

O Homem do Jogo

William Carvalho sai do Bonfim com o prémio de melhor do jogo graças a uma exibição de encher o olho, tanto a atacar como a defender. Para além do já mencionado golo, que deu a tranquilidade ao Sporting, William Carvalho fez um passe para finalização, acertou 56 dos 59 passes que fez, venceu seis dos oito duelos que disputou e recuperou a bola seis vezes. Tudo somado, o camisola 14 verde-e-branco conseguiu um GoalPoint Ratings, de 6.9.

Jogadores em foco

  • Bas Dost 6.8 – Ficou-se apenas por um golo uma vez que falhou uma ocasião flagrante, algo raro nele. Venceu sete dos oito duelos pelo ar que disputou e ainda fez um passe para finalização.
  • Schelotto 6.1 – Contabilizou oito acções defensivas, um remate enquadrado e um passe para finalização. Cinco dos seus seis dribles foram eficazes.
  • Nuno Santos 5.4 – Esteve apenas 28 minutos em campo, tempo suficiente para ser o melhor da sua equipa. Fez um remate enquadrado e apenas falhou um dos 16 passes de que foi autor.
  • Adrien 5.3 – Na noite de regresso à titularidade, o capitão leonino esteve bastante discreto. Acertou apenas 70% dos passes que fez e o seu único remate foi desenquadrado com a baliza. Deu nas vistas pelo número de desarmes efectuados (seis).
  • Fábio Cardoso 3.5 – Esteve na origem do primeiro golo do Sporting com um clamoroso erro. Pela positiva, fez um remate enquadrado e quatro alívios.

Resumo

goalpoint-setubal-sporting-liga-nos-201617-ratings

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu a atriz Mya-Lecia Naylor. Tinha 16 anos

A atriz, cantora e modelo britânica Mya-Lecia Naylor morreu no último dia 7, na sequência de um desmaio, mas a notícia só veio a publico esta quinta-feira. A causa da morte precoce de Mya-Lecia Naylor, com …

Embarcação de pesca localizada. Tripulantes estão bem

A embarcação de pesca que estava incontactável desde a noite de quarta-feira foi hoje encontrada e todos os tripulantes estão bem de saúde, disse à Lusa fonte da Marinha. Segundo o porta voz da Marinha, comandante …

Site expôs falhas em plugins Wordpress. Hackers agradeceram e invadiram 160 mil sites

Um trio de vulnerabilidades zero-day em plugins do WordPress deixou 160 mil sites expostos a ataques na última semana. O termo zero-day é usado para descrever uma ameaça que não foi corrigida ou que ainda …

Comissária de bordo em coma depois de contrair o vírus do sarampo

Uma comissária de bordo de Israel, de 43 anos, está em coma profundo há dez dias depois de contrair o vírus do sarampo. Segundo as autoridades de saúde israelenses, a mulher tem encefalite - ou …

Eintracht vs Benfica | Golos fora custam eliminação

Os dois golos que o Eintracht de Frankfurt marcou em Lisboa, na semana passada, acabaram por ser decisivos nos quartos-de-final da Liga Europa. Os alemães venceram o Benfica em casa por 2-0, num jogo em …

Gangue partia membros do corpo a pessoas vulneráveis e encenava acidentes para receber indemnizações

Um grupo criminoso em Palermo (Sicília) encenava acidentes de viação e partia membros do corpo às alegadas vítimas, a fim de receber indemnização de seguros. O esquema, que já levou à prisão mais de 40 …

Rival para Alexa e Siri. O Facebook também quer ouvir a sua voz

O Facebook está a trabalhar num novo assistente de voz para competir com a Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon. O projeto começou em 2018 e ainda não tem data de divulgação. O projeto …

O "polencalipse" chegou aos Estados Unidos

No início da semana, o fotógrafo Jeremy Gilchrist capturou algumas imagens incríveis do fenómeno que batizou de "Polenpocalypse" em Durham, Carolina do Norte. A cidade de Durham, na Carolina do Norte, Estados Unidos, declarou no início …

Candidato à presidência da Guatemala detido nos EUA por tráfico de cocaína

As autoridades norte-americanas detiveram na quarta-feira o candidato presidencial da Guatemala Mario Estrada Orellana, acusado por um tribunal federal de Nova Iorque de conspirar para importar cocaína. Estrada Orellana, do partido Unión del Cambio Nacional (UCN, …

Consumidores estão a gastar mais. Televisões e smartphones foram os mais vendidos em 2018

Em 2018 as vendas a retalho cresceram 3,4%, para quase 21 mil milhões de euros. O sector não alimentar foi o que mais contribuiu. São dados do barómetro de vendas da Associação Portuguesa de Empresas de …