Utentes da ADSE vão pagar menos

(dr) Hospital de São João

A garantia é do Presidente do subsistema de saúde dos funcionários do Estado, que garante que os utentes da ADSE vão pagar menos com as novas tabelas.

Embora admita que a nova tabela que entrou este domingo em vigor não esteja completa, dado que ainda há áreas onde não foi possível chegar a acordo com os operadores privados, Carlos Liberato Batista garante que os utentes da ADSE “vão pagar menos, sim”.

A garantia foi dada à Renascença pelo presidente do subsistema de saúde dos funcionários públicos, cujas tabelas passam agora a incluir limites máximos nos preços dos atos médicos, resultando numa descida do copagamento por parte dos utentes beneficiários.

“Na altura de pagar, o utente só tem de pagar 20% de um valor fixo e não de um valor que muitas vezes é indeterminado e que pode ser muito mais alto do que o que é o valor por hora fixado”, explica.

No entanto, ainda há muitas negociações ainda em curso, como na área dos procedimentos cirúrgicos, na qual “até agora só conseguimos chegar a acordo em 112” de um total de 350. “Portanto, ainda faltam 240 procedimentos que vamos continuar a discutir com os operadores privados”, afirma.

Os privados, por sua vez, não se mostram contentes com as propostas apresentadas. Óscar Gaspar, presidente da Associação de Hospitalização Privada, diz à Renascença desconhecer qualquer estudo que justifique os cortes pretendidos pela ADSE.

“Recebemos esta errata da ADSE na passada segunda-feira, às 22h30, e sem nenhum tipo de quantificação. Essa é uma das críticas que apontamos”, afirma, confirmando que os hospitais não sabem quanto vão perder com as novas tabelas.

Assim, Óscar Gaspar considera a nova tabela “incompleta, desajustada e desatualizada, na qual os próprios médicos não se reveem, porque aquilo que está na tabela atual já não tem correspondência com nada”.

As negociações entre a ADSE e os hospitais privados vão prosseguir, estando marcada uma nova reunião para esta semana.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. É justo. Também trabalham menos horas por semana, logo também devem pagar menos. Os do privado que se f****

      • Quer chegar ao ponto que nesta republica das bananas, há cidadãos de primeira e cidadão de segunda, uns a trabalhar para outros gozarem, quantos mais exemplos quer?

        Porque é que uns tem obrigações que outros não tem assim como uns tem direitos que os outros não tem?

        Já agora veja esta noticia dos chulos que nos governam e continuam a atirar areia para os olhos dos tristes como o sr…

        https://zap.aeiou.pt/estado-gastou-pib-197674

        • Ó Caixa automática, pelo modo como fala, fico com a impressão que Vc. é o Duas velocidades, e cada vez menos consigo entender onde quer chegar. Por isso pergunto-lhe:
          1- Que há cidadãos de primeira e de segunda todos sabemos disso. Mas quais são? Dê só dois exemplos para que eu o entenda e chegue à conclusão de que estamos (ou não) a falar dos mesmos.
          2 – Quanto a obrigações, quais são os que as têm e quais os que não as têm?
          3 – Sobre a notícia que sugeriu que eu visse, eu já a conhecia. Mas o que é que essa notícia tem que ver com o assunto aqui em questão, que é o da prestação de cuidados de saúde?
          4- Por último, por que me chama triste? O Sr. conhece-me? Aconselho-o a pelo menos fingir que é inteligente.

  2. Até agora este subsistema de saúde tem funcionado mais ou menos. Em 2017 o nº de “personagens” que passou a fazer parte da sua direcção/administração aumentou exponencialmente. Nunca cheguei a entender as razões desse alargamento, mas desde logo fiquei com a pulga na orelha.
    O que agora está a acontecer não me parece que seja para bem dos utentes, mas espero estar enganado.
    Aguardemos, atentos.

RESPONDER

Antártida tem quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador do que se pensava

Imagens de satélite revelam que há quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador na Antártida do que se pensava anteriormente, totalizando 61, divulgou esta quarta-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). Dados obtidos por dois satélites europeus …

De taxista a bombeiro. EHang lança drone para combater incêndios em arranha-céus

A chinesa EHang tem concentrado os seus esforços em serviços de táxi ou turismo aéreo. Agora, a empresa de mobilidade quer provar a versatilidade da sua plataforma de veículos autónomos com o lançamento de uma …

Netflix lidera mercado de streaming em Portugal e ranking do IMDb

A Netflix junta, neste momento, o melhor de dois mundos. Tem um catálogo maior, e por isso com mais produções bem cotadas no IMDb, e é também o serviço de streaming com maior número de …

"Estou cansada de ter medo". Candidata da oposição faz tremer presidenciais na Bielorrússia

Na Bielorrússia, Svetlana Tikhanovskaya, candidata da oposição de apenas 37 anos, está a fazer frente ao mais antigo líder da europa, na corrida as eleições presidenciais. Tikhanovskaya mantém-se firme na luta pelo poder contra o presidente …

Fauci revela que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas

Anthony Fauci, um dos principais peritos em doenças infecciosas da Casa Branca, revelou esta quarta-feira que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas por causa das suas declarações sobre a covid-19. "Receber …

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …