Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia.

Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a sul de Phuket, um dos submarino perdidos pela Marinha norte-americana na II Guerra Mundial, segundo o portal Bangkok Herald.

A equipa de mergulhadores enviou fotografias e outras provas obtidas em seis imersões, realizadas entre outubro de 2019 e março deste ano, ao Comando de História e Património Naval dos Estados Unidos. Com isso, pretendem confirmar que a embarcação encontrada a 80 metros de profundidade é o USS Grenadier, naufragado há 77 anos.

O submarino USS Grenadier (SS-210) deixou Pearl Harbor em 4 de fevereiro de 1942, na sua patrulha de guerra inicial. As suas primeiras cinco missões levaram-no às águas nativas japonesas, as rotas marítimas de Formosa, o sudoeste do Pacífico, o Mar da China Meridional e as Índias Orientais Holandesas ocupadas pelos japoneses. Afundou seis navios e danificou dois.

O submarino, dotado de 10 tubos de torpedo de 533 milímetros, com um deslocamento de 1.475 toneladas, afundou depois de ser seriamente danificado por um avião japonês em 21 de abril de 1943.

Os 76 tripulantes sobreviveram ao bombardeamento e ao naufrágio. No entanto, foram feitos prisioneiros pelos japoneses. Após sofrerem maus-tratos e fome durante dois anos, apenas quatro sobreviveram à guerra.

O submarino foi encontrado por Jean Luc Rivoire, de Singapura, o francês Benoit Laborie, o australiano Lance Horowitz e o belga Ben Reymenants, que moram em Phuket, na Tailândia. De acordo com o CBS News, Reymenants foi um dos mergulhadores que participou no dramático resgate de uma dúzia de meninos e do seu treinador de futebol que ficaram presos numa caverna no norte da Tailândia há dois anos.

“Este foi um navio importante durante a guerra e muito importante para toda a tripulação que serviu nele”, disse Horowitz. “Quando se lê o livro dos sobreviventes, foi uma grande provação que passaram e saber onde finalmente descansa, tenho certeza que é muito satisfatório para eles e as suas famílias poderem ter algum desfecho.”

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

País Basco em confinamento, Bélgica quer transferir doentes para os Países Baixos e França "perdeu o controlo"

Numa altura em que a Europa volta a ser epicentro da pandemia de covid-19, o País Basco decretou o confinamento da população e França considera impor a mesma medida. Com falta de camas, Bélgica pediu …

"Dia histórico". Senado confirma nomeação de Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos EUA

O Senado norte-americano confirmou segunda-feira à noite a juíza Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, o que representa uma vitória política para o Presidente Donald Trump a poucos dias das eleições …

Os olhos das corujas podem ter uma "lente" que melhora a visão noturna

As corujas capturam as suas presas durante a noite. Uma nova investigação sugere que há algo de especial na forma como as moléculas de ADN nos olhos das corujas estão acondicionadas, uma característica que lhes …

Os extraterrestres podem estar a observar-nos à distância (em mais de 1.000 estrelas diferentes)

Da mesma forma que nós, da Terra, já detetámos vários milhares de planetas ao redor de outras estrelas, uma hipotética civilização alienígena poderia ter detetado a nossa presença. Mas de que posições no Espaço isso seria …

Afinal, o buraco negro mais próximo da Terra pode não ser um buraco negro

Um objeto identificado no início deste ano como o buraco negro mais próximo da Terra pode, afinal, não o ser. Depois de reanalisar os dados, diferentes equipas de cientistas concluíram que o sistema HR 6819 …

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …