Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia.

Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a sul de Phuket, um dos submarino perdidos pela Marinha norte-americana na II Guerra Mundial, segundo o portal Bangkok Herald.

A equipa de mergulhadores enviou fotografias e outras provas obtidas em seis imersões, realizadas entre outubro de 2019 e março deste ano, ao Comando de História e Património Naval dos Estados Unidos. Com isso, pretendem confirmar que a embarcação encontrada a 80 metros de profundidade é o USS Grenadier, naufragado há 77 anos.

O submarino USS Grenadier (SS-210) deixou Pearl Harbor em 4 de fevereiro de 1942, na sua patrulha de guerra inicial. As suas primeiras cinco missões levaram-no às águas nativas japonesas, as rotas marítimas de Formosa, o sudoeste do Pacífico, o Mar da China Meridional e as Índias Orientais Holandesas ocupadas pelos japoneses. Afundou seis navios e danificou dois.

O submarino, dotado de 10 tubos de torpedo de 533 milímetros, com um deslocamento de 1.475 toneladas, afundou depois de ser seriamente danificado por um avião japonês em 21 de abril de 1943.

Os 76 tripulantes sobreviveram ao bombardeamento e ao naufrágio. No entanto, foram feitos prisioneiros pelos japoneses. Após sofrerem maus-tratos e fome durante dois anos, apenas quatro sobreviveram à guerra.

O submarino foi encontrado por Jean Luc Rivoire, de Singapura, o francês Benoit Laborie, o australiano Lance Horowitz e o belga Ben Reymenants, que moram em Phuket, na Tailândia. De acordo com o CBS News, Reymenants foi um dos mergulhadores que participou no dramático resgate de uma dúzia de meninos e do seu treinador de futebol que ficaram presos numa caverna no norte da Tailândia há dois anos.

“Este foi um navio importante durante a guerra e muito importante para toda a tripulação que serviu nele”, disse Horowitz. “Quando se lê o livro dos sobreviventes, foi uma grande provação que passaram e saber onde finalmente descansa, tenho certeza que é muito satisfatório para eles e as suas famílias poderem ter algum desfecho.”

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há 49 escolas com surtos ativos de covid-19

Cerca de meia centena de escolas têm surtos ativos de covid-19, avançou esta quarta-feira a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, que fez um balanço positivo das primeiras semanas de aulas. "Neste momento, estão ativos 49 surtos …

Índia pode atingir os 600 milhões de casos de covid-19 em fevereiro, dizem especialistas

Mais de 600 milhões de indianos, mais da metade da população do país, provavelmente serão infetados com o novo coronavírus até fevereiro de 2021, segundo um painel de especialistas que aconselha o Governo do país. Segundo …

Ficheiro apreendido a Rui Pinto tinha número de telemóvel da procuradora

Um ficheiro de um dos dispositivos apreendidos ao criador do ‘Football Leaks’, Rui Pinto, contém o número de telemóvel da procuradora do Ministério Público (MP) envolvida no julgamento, Marta Viegas, confirmou a própria na 15.ª …

Rio anuncia vota contra no OE. "O PSD é mais responsável na oposição do que o PS no Governo"

O presidente do PSD anunciou esta quarta-feira o voto contra do partido na proposta de Orçamento do Estado para 2021, dizendo que esse é “o único voto coerente” e porque outra votação nem sequer “evitaria …

"A pandemia derrubou-me." "Pepe" Mujica, ex-Presidente do Uruguai, abandona a política

O ex-presidente uruguaio José "Pepe" Mujica disse que continuará a ser "conselheiro" dos companheiros de partido. José "Pepe" Mujica, ex-Presidente do Uruguai, renunciou esta terça-feira ao seu lugar no Senado e abandonou definitivamente a política ativa. …

Milhares de reclusos na Nigéria fugiram depois de invasões a prisões

De acordo com as autoridades nigerianas, cerca de 2000 presos fugiram de prisões na Nigéria, após os locais terem sido invadidos por multidões. Foi imposto um recolher obrigatório em resposta à agitação resultante de duas …

Manuel Maria Carrilho absolvido pela terceira vez do crime de violência doméstica

O ex-ministro Manuel Maria Carrilho foi esta quarta-feira novamente absolvido do caso de violência doméstica em que era suspeito de ter agredido a apresentadora de televisão Bárbara Guimarães. Em comunicado Manuel Maria Carrilho explica que o …

Maiores construtoras portuguesas juntam-se contra a "armada espanhola"

As duas maiores construtoras portuguesas, Mota-Engil e Teixeira Duarte, aliaram-se num consórcio, no âmbito de um concurso público lançado pela Infraestruturas de Portugal (IP), para tentar derrotar a concorrência espanhola. Habitualmente concorrentes na disputa pelas grandes …

Novo recorde: SNS24 recebeu mais de 23 mil chamadas só esta segunda-feira

O centro de contactos SNS24 bateu um novo recorde de atendimentos no dia 19 de outubro, com 23.373 chamadas atendidas, revelaram os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) ao Público. Os picos de chamadas …

Israel descobre túnel escavado desde a Faixa de Gaza

"O túnel, com várias dezenas de metros de comprimento, foi escavado em Khan Younès, no sul da Faixa de Gaza, e entra no território israelita", afirmou o porta-voz do exército, Jonathan Conricus, durante uma conferência …