Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia.

Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a sul de Phuket, um dos submarino perdidos pela Marinha norte-americana na II Guerra Mundial, segundo o portal Bangkok Herald.

A equipa de mergulhadores enviou fotografias e outras provas obtidas em seis imersões, realizadas entre outubro de 2019 e março deste ano, ao Comando de História e Património Naval dos Estados Unidos. Com isso, pretendem confirmar que a embarcação encontrada a 80 metros de profundidade é o USS Grenadier, naufragado há 77 anos.

O submarino USS Grenadier (SS-210) deixou Pearl Harbor em 4 de fevereiro de 1942, na sua patrulha de guerra inicial. As suas primeiras cinco missões levaram-no às águas nativas japonesas, as rotas marítimas de Formosa, o sudoeste do Pacífico, o Mar da China Meridional e as Índias Orientais Holandesas ocupadas pelos japoneses. Afundou seis navios e danificou dois.

O submarino, dotado de 10 tubos de torpedo de 533 milímetros, com um deslocamento de 1.475 toneladas, afundou depois de ser seriamente danificado por um avião japonês em 21 de abril de 1943.

Os 76 tripulantes sobreviveram ao bombardeamento e ao naufrágio. No entanto, foram feitos prisioneiros pelos japoneses. Após sofrerem maus-tratos e fome durante dois anos, apenas quatro sobreviveram à guerra.

O submarino foi encontrado por Jean Luc Rivoire, de Singapura, o francês Benoit Laborie, o australiano Lance Horowitz e o belga Ben Reymenants, que moram em Phuket, na Tailândia. De acordo com o CBS News, Reymenants foi um dos mergulhadores que participou no dramático resgate de uma dúzia de meninos e do seu treinador de futebol que ficaram presos numa caverna no norte da Tailândia há dois anos.

“Este foi um navio importante durante a guerra e muito importante para toda a tripulação que serviu nele”, disse Horowitz. “Quando se lê o livro dos sobreviventes, foi uma grande provação que passaram e saber onde finalmente descansa, tenho certeza que é muito satisfatório para eles e as suas famílias poderem ter algum desfecho.”

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Curados da covid-19 continuam com sintomas meses depois de terem contraído o vírus

Um estudo da Universidade de Oxford indica que 64% dos pacientes hospitalizados com o novo coronavírus apresenta falta de ar 2 a 3 meses depois de serem infetados. E quase 40% tem sintomas de depressão. Já …

Portugal vai estar no Mundial sub-20 (sem jogar o apuramento)

Todas as fases do Europeu sub-19 foram canceladas e a seleção portuguesa foi uma das eleitas para participar no Mundial do próximo ano. Portugal já sabe que vai estar na fase final do Mundial sub-20 (se …

Novos implantes cardíacos podem salvar 10 mil vidas por ano

O chamado envelope antibiótico envolve o implante cardíaco e previne infeções no paciente. Por ano, morrem cerca de 10 mil pessoas devido a infeções geradas pelo implante. O pacemaker é um pequeno aparelho que é colocado …

Banda dá concerto com músicos e público envoltos em bolhas de plástico para evitar contágio

A banda norte-americana Flaming Lips utilizou bolhas insufláveis ​​de tamanho humano num concerto em Oklahoma, uma solução para proteger os músicos e o público do novo coronavírus, enquanto tenta encontrar uma forma segura para atuar …

EUA. Especialista diz que as próximas semanas "vão ser as mais negras de toda a pandemia"

Um especialista em doenças infecciosas disse que no caso dos Estados Unidos, as próximas seis a 12 semanas vão ser as mais negras de toda a pandemia de covid-19. Michael Osterholm, diretor do Centro de Investigação …

Chelsea inscreve... Petr Cech

Antigo guarda-redes poderá voltar aos relvados nesta época, embora seja pouco provável, para já. Petr Čech entrou em campo pela última vez em maio de 2019, há quase um ano e meio. Já tinha anunciado a …

Disparos de satélites e naves do Star Trek? Relatório revela como seria uma guerra no Espaço

A criação da Força Espacial dos Estados Unidos evocou todos os tipos de noções fantasiosas sobre o combate no Espaço. Assim, um novo relatório explica o que é física e praticamente possível quando se trata …

Japão prepara-se para lançar água tratada de Fukushima no mar

O Japão vai libertar mais de um milhão de toneladas de água tratada da usina nuclear de Fukushima no mar, numa operação que levará cerca de 30 anos para ficar concluída. Ambientalistas e pescadores locais …

Turismo de mergulho? Submarino da "frota perdida" de Hitler aguarda o seu destino no fundo do Mar Negro

Coberto por “redes fantasmas” deixadas por pescadores, os destroços de um submarino U-20 enviado para o Mar Negro pela Alemanha nazi tornou-se recentemente tema de um documentário produzido na Turquia. Localizado a uma profundidade de 20 …

Novo estudo diz que Remdesivir não tem "impacto significativo" nos doentes com covid-19

Ao contrário do que se pensava, o medicamento antiviral remdesivir não reduz as mortes entre os pacientes com covid-19, sobretudo quando comparado com o tratamento padrão, de acordo com os resultados de um estudo internacional. Em …