Usar as mãos para comer faz a comida saber melhor (e faz-nos comer mais)

Pessoas com uma enorme capacidade de autocontrolo na sua alimentação apreciam mais a comida quando a comem com as mãos, mostra um novo estudo.

Um novo estudo sugere que as pessoas que têm uma grande capacidade de autocontrolo na alimentação comem mais se usarem as mãos. A investigação foi feita para as empresas saberem novas maneiras de aumentar o consumo dos seus produtos, de acordo com o New Atlas.

Frango de churrasco ou pizza são comidas que tipicamente as pessoas usam as mãos para comer, mas o princípio expande-se a outras iguarias. Comer com as mãos faz com que certos alimentos se tornem mais apetecíveis em comparação com quando se usa talheres para as comer.

O estudo foi realizado por Adriana Madzharov, a mesma investigadora que liderou a equipa que sugeriu que apenas cheirar café pode ajudar a melhorar o nosso desempenho cerebral. Agora, neste novo artigo científico foi publicado em dezembro na revista Jounal of Retailing, a cientista mostra que a maneira como comemos pode influenciar a nossa perceção da comida e a quantidade que ingerimos.

No entanto, esta conclusão não se verificou em pessoas com baixos níveis de autocontrolo. Isto significa que se tem dificuldades em controlar-se quando vê uma pizza à sua frente, não lhe fará grande diferença se come com as mãos ou de garfo e faca.

“Estes dois grupos não parecem processar informações sensoriais da mesma forma. Os nossos resultados sugerem que, para as pessoas que controlam regularmente o consumo de alimentos, o toque direto desencadeia uma resposta sensorial aprimorada, tornando os alimentos mais desejáveis e atraentes”, notou Madzharov.

Através das experiência da equipa de investigadores, eles descobriram que o efeito sensorial direto de tocar em comida melhor a perceção que as pessoas têm — algo que se verifica principalmente em indivíduos com maior autocontrolo.

“As nossas descobertas sugerem que o contacto direto pode afetar os esforços dos consumidores que tentam controlar o seu consumo e, assim, levar a resultados negativos para a saúde desses consumidores”, lê-se no estudo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …

Robert Weighton é o homem mais velho do mundo. Tem 112 anos

Com 112 anos completados no dia 29 de março, o britânico Robert Weighton tornou-se o homem mais velho do mundo. Robert Weighton nasceu no dia 29 de março de 1908, em Kingston-Upon-Hull, no Yorkshire. Ao longo …

ISEG prevê queda do PIB entre 4% e 8% em 2020

O Grupo de Análise Económica do instituto da Universidade de Lisboa revelou o intervalo indicativo de variação do PIB usando duas evoluções diferenciadas da crise, com duração mínima de dois meses. A economia portuguesa deverá ter …

Boris Johnson nos cuidados intensivos

O primeiro-ministro britânico, que está infetado com covid-19, foi transferido esta segunda-feira para os cuidados intensivos. Boris Johnson, que está infetado com covid-19, foi transferido esta segunda-feira para a unidade de cuidados intensivos, depois de …