Usar as mãos para comer faz a comida saber melhor (e faz-nos comer mais)

Pessoas com uma enorme capacidade de autocontrolo na sua alimentação apreciam mais a comida quando a comem com as mãos, mostra um novo estudo.

Um novo estudo sugere que as pessoas que têm uma grande capacidade de autocontrolo na alimentação comem mais se usarem as mãos. A investigação foi feita para as empresas saberem novas maneiras de aumentar o consumo dos seus produtos, de acordo com o New Atlas.

Frango de churrasco ou pizza são comidas que tipicamente as pessoas usam as mãos para comer, mas o princípio expande-se a outras iguarias. Comer com as mãos faz com que certos alimentos se tornem mais apetecíveis em comparação com quando se usa talheres para as comer.

O estudo foi realizado por Adriana Madzharov, a mesma investigadora que liderou a equipa que sugeriu que apenas cheirar café pode ajudar a melhorar o nosso desempenho cerebral. Agora, neste novo artigo científico foi publicado em dezembro na revista Jounal of Retailing, a cientista mostra que a maneira como comemos pode influenciar a nossa perceção da comida e a quantidade que ingerimos.

No entanto, esta conclusão não se verificou em pessoas com baixos níveis de autocontrolo. Isto significa que se tem dificuldades em controlar-se quando vê uma pizza à sua frente, não lhe fará grande diferença se come com as mãos ou de garfo e faca.

“Estes dois grupos não parecem processar informações sensoriais da mesma forma. Os nossos resultados sugerem que, para as pessoas que controlam regularmente o consumo de alimentos, o toque direto desencadeia uma resposta sensorial aprimorada, tornando os alimentos mais desejáveis e atraentes”, notou Madzharov.

Através das experiência da equipa de investigadores, eles descobriram que o efeito sensorial direto de tocar em comida melhor a perceção que as pessoas têm — algo que se verifica principalmente em indivíduos com maior autocontrolo.

“As nossas descobertas sugerem que o contacto direto pode afetar os esforços dos consumidores que tentam controlar o seu consumo e, assim, levar a resultados negativos para a saúde desses consumidores”, lê-se no estudo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …