Cheirar café pode ajudar a melhorar o nosso desempenho cerebral

E se cheirar café ajudasse o nosso cérebro a “funcionar” melhor? Um estudo recente sugere que o aroma do café pode ajudar a melhorar o desempenho cerebral.

Um estudo recente do Instituto de Tecnologia Stevens, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, concluiu que cheirar café pode fazer com que o desempenho do cérebro seja melhor. Os cientistas explicam que, quando se cheira café, o cérebro reage de forma muito semelhante a quando se consome cafeína.

A equipa de especialistas realizou um teste a 100 alunos de economia, divididos em dois grupos. Foi dado um teste de álgebra com 10 perguntas a todos os participantes, no entanto, só um dos grupos sentiu o cheiro a café. Os resultados não deixam margem para dúvidas: os alunos que estiveram na sala com o cheiro a café tiveram melhores notas do que o outro grupo.

De acordo com a revista Visão, os investigadores levaram a cabo uma outra experiência, desta vez com mais de 200 pessoas. Os cientistas colocaram os participantes expostos ao cheiro do café, a um aroma floral e a um espaço sem odor específico e concluíram que o seu desempenho em tarefas que envolviam a mente aumenta consideravelmente no primeiro caso.

O cheiro do café, por si só, tem um efeito químico no cérebro, tal como a cafeína tem quando se bebe café, conclui o artigo científico, publicado recentemente no Journal of Environmental Psychology.

Antes da experiência, os investigadores perguntaram aos alunos se achavam que teriam melhores resultados depois de sentirem o cheiro do café, e a eles responderam que sim.

Isto levou os cientistas a suspeitar que as conclusões podem ser resultado de um efeito placebo, ou seja, as pessoas acham que o cheiro do café pode melhorar o seu desempenho cerebral, mesmo que não exista razão científica para que tal aconteça. A crença nas capacidades do aroma a café pode ser suficiente para que provoque, realmente, algum efeito.

Os cientistas explicam que, como o aroma do café é facilmente reconhecido e associado à cafeína – um estimulante cerebral que faz com que a nossa atenção aumente – o cérebro reage de forma semelhante a quando se consome cafeína.

Este estudo pode ser importante para ajudar vários profissionais a arranjar formas de melhorar o desempenho dos seus funcionários, ao utilizar aromas subtis no espaço de trabalho, por exemplo.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

No seu último discurso, presidente do Supremo atira críticas aos megaprocessos

António Piçarra, presidente do Supremo Tribunal de Justiça, centrou o seu último discurso na falta de eficácia do sistema judicial em tratar os processos especialmente complexos de corrupção. Para o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, …

Viagens não essenciais de e para o Reino Unido permitidas a partir de segunda-feira

Cristóvão Norte, deputado do PSD, criticou a indefinição em torno das viagens do Reino Unido para Portugal, em entrevista à BBC. Entretanto, esta manhã, fonte governamental revelou que as viagens não essenciais de e para …

PPP na saúde levou Estado a "poupar" mais de 200 milhões

As Parceiras Público-Privadas (PPP) dos hospitais de Braga, Vila Franca de Xira, Loures e Cascais trouxeram ao Estado uma "poupança" de 203 milhões de euros, menos de um terço do que se esperava no arranque …

Praias podem receber mais banhistas este verão

Apesar de o semáforo de lotação das praias se manter nesta época balnear, a percentagem de ocupação sobe para os 90%. Quem não respeitar as regras estará sujeito a coimas. As limitações à lotação, introduzidas no …

Ritmo de vacinação da UE ultrapassa o dos EUA e China. Grécia reabre turismo

Atualmente, o ritmo de vacinação da União Europeia ultrapassa o registado nos Estados Unidos da América e na China, de acordo com os dados da plataforma Our World in Data. Os dados recolhidos pelo Público …

"Síndrome de Havana" tem sido cada vez mais reportada por militares dos EUA

Diplomatas norte-americanos, espiões e funcionários da Defesa nacional dos EUA sofreram mais de 130 casos de lesões cerebrais, conhecidos como síndrome de Havana. Segundo o jornal The New York Times, três agentes da CIA revelaram ter …

Caso Maddie. Polícia alemã tem novas provas contra Brueckner

A polícia alemã tem novas provas contra Christian Brueckner, o principal suspeito do rapto de Madeleine McCann, que desapareceu do empreendimento turístico Ocean Club, no Algarve, há 14 anos. De acordo com o procurador Hans Christian …

PSP propôs festa dos adeptos dentro de Alvalade, mas "não foi aceite"

A PSP avança que sugeriu, na reunião de preparação da festa do título, que os festejos ocorressem dentro do Estádio de Alvalade, mas que a proposta não foi aceite. Esta quinta-feira, o presidente da Câmara de …

Nuno Tavares e Rui Patrício podem juntar-se a Mourinho em Roma

Treinador português José Mourinho vai liderar a Roma e poderá contar com dois compatriotas na sua nova equipa. Mais de uma década depois, José Mourinho vai voltar ao campeonato italiano. O futuro treinador da Roma pode, …

Governo vai dar apoio de 500 euros a quem quiser completar a sua formação

O Governo quer aumentar as taxas de conclusão dos níveis de qualificação e como tal vai criar um incentivo financeiro atribuído a quem já tenha avançado no processo e esteja na fase final. O valor …