Usain Bolt perde medalha de ouro por doping de companheiro

Bernd Thissen / EPA

Usain Bolt vence os 200m nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, 19 de Agosto de 2016

O jamaicano vai perder uma das suas nove medalhas de ouro olímpicas, depois de o seu compatriota Nesta Carter ter tido um controlo positivo em Pequim 2008, sendo desclassificada a estafeta 4×100 metros.

Usain Bolt conquistou os 100, 200 e 4×100 metros nos Jogos Olímpicos Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016, perdendo agora a medalha na estafeta conquistada na China.

Além de Nesta Carter, o Comité Olímpico Internacional anunciou ainda que a russa Tatiana Lebedeva também teve um controlo positivo nos mesmos Jogos, perdendo a medalha de prata no salto em comprimento e no triplo salto.

Com esta decisão do COI, Trinidad e Tobago é o novo vencedor da medalha de ouro, o Japão agora é medalha de prata e o Brasil entra para o pódio e herda o bronze.

Nas Olímpiadas de 2016, realizadas no Rio de Janeiro, Bolt tinha conquistado a famosa “tripla tripla”.

Depois de se ter sagrado tricampeão nos 100 metros, o atleta jamaicano juntou-lhe o mesmo título nos 200 metros e, juntamente com Asafa Powell, Yohan Blake e Nickel Ashmeade, conquistou o ouro pela terceira vez consecutiva no percurso da estafeta de 4×100 metros em 37,27 segundos.

Na altura, o atleta revelou que esta seria a sua ultima prestação numa edição dos Jogos Olímpicos. “Estou aliviado e orgulhoso, pois tudo se tornou realidade”, disse no final da corrida. “Sou o maior da história”, atirou.

Em novembro do mesmo ano, Bolt afirmou que ia aventurar-se no futebol europeu. O Borussia de Dortmund chegou a dizer que estava disposto a acolher o “Lightning Bolt” mas o jamaicano também mostrou interesse no Manchester United, algo que, na sua perspetiva, “seria épico”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Multimilionários chineses são quase 800. Já superaram os norte-americanos

O número de novos multimilionários chineses cresceu a um nível recorde até 31 de janeiro, ultrapassando os Estados Unidos (EUA). Apesar do surto do novo coronavírus, que tem afetado a economia chinesa, há empresas que …

Ex-jogador dos Chicago Bulls assina pelo FC Porto

O FC Porto contratou até final da época o basquetebolista norte-americano Rawle Alkins, que já jogou na NBA ao serviço dos Chicago Bulls, para substituir o lesionado compatriota Will Sheehey, anunciou hoje o clube. “Sei que …

Sánchez e Torra iniciam diálogo. Mas mantêm braço de ferro sobre a Catalunha

Os governos de Espanha e da Catalunha iniciam esta quarta-feira o diálogo sobre a questão catalã. Mas se por parte do primeiro os membros da mesa são todos ministros, do lado catalão, alguns dos escolhidos …

Alcochete. Arguido iliba Mustafá de dar ordem para o ataque à academia

O arguido Valter Semedo disse hoje em tribunal que o objetivo da ida a Alcochete no dia da invasão à academia do Sporting consistia em mostrar aos jogadores "descontentamento de uma maneira não simpática". Além …

Arábia Saudita vai lançar campeonato de futebol feminino

A Arábia Saudita, que procura afastar a imagem de um reino ultraconservador, vai lançar um campeonato de futebol feminino, com o objetivo de reforçar a participação das mulheres no desporto. A primeira temporada da competição acontecerá …

"Ténis, digo-te adeus". Maria Sharapova anuncia final da carreira

A tenista russa Maria Sharapova, antiga líder do ranking mundial e detentora de cinco títulos do Grand Slam, anunciou hoje o final da sua carreira, através de um artigo publicado nas revistas Vogue e Vanity …

Amazon abre o primeiro supermercado sem caixas registadoras

A Amazon, do empresário Jeff Bezos, abriu 25 supermercados nos Estados Unidos (EUA), cujas instalações não têm caixas registadoras. Segundo avançou o TechCrunch, citado pelo Jornal Económico (JE), para fazerem comprar nestes supermercados, os consumidores têm …

Ricardo Salgado "perplexo" com condenação por violação de prevenção de branqueamento

O ex-presidente do BES declarou hoje, ao Tribunal da Concorrência, em Santarém, a sua “perplexidade” pela condenação, pelo Banco de Portugal (BdP), por violação de normas de prevenção de branqueamento de capitais e financiamento do …

Portugal continua na lista negra das economias com "desequilíbrios"

Bruxelas mantém Portugal na lista das 12 economias da União Europeia (UE) com "desequilíbrios" macroeconómicos, de acordo com um novo relatório divulgado esta quarta-feira pela Comissão Europeia. O documento, um relatório de análise no âmbito …

Câmara de Lisboa fez contratos de 12 milhões de euros com empresa que tem falso engenheiro

A Câmara de Lisboa assinou vários contratos públicos, alguns por ajuste directo, com uma empresa que está a ser investigada pelo Ministério Público por ter, alegadamente, um falso engenheiro. Em causa estão mais de 12 …