Usain Bolt perde medalha de ouro por doping de companheiro

Bernd Thissen / EPA

Usain Bolt vence os 200m nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, 19 de Agosto de 2016

O jamaicano vai perder uma das suas nove medalhas de ouro olímpicas, depois de o seu compatriota Nesta Carter ter tido um controlo positivo em Pequim 2008, sendo desclassificada a estafeta 4×100 metros.

Usain Bolt conquistou os 100, 200 e 4×100 metros nos Jogos Olímpicos Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016, perdendo agora a medalha na estafeta conquistada na China.

Além de Nesta Carter, o Comité Olímpico Internacional anunciou ainda que a russa Tatiana Lebedeva também teve um controlo positivo nos mesmos Jogos, perdendo a medalha de prata no salto em comprimento e no triplo salto.

Com esta decisão do COI, Trinidad e Tobago é o novo vencedor da medalha de ouro, o Japão agora é medalha de prata e o Brasil entra para o pódio e herda o bronze.

Nas Olímpiadas de 2016, realizadas no Rio de Janeiro, Bolt tinha conquistado a famosa “tripla tripla”.

Depois de se ter sagrado tricampeão nos 100 metros, o atleta jamaicano juntou-lhe o mesmo título nos 200 metros e, juntamente com Asafa Powell, Yohan Blake e Nickel Ashmeade, conquistou o ouro pela terceira vez consecutiva no percurso da estafeta de 4×100 metros em 37,27 segundos.

Na altura, o atleta revelou que esta seria a sua ultima prestação numa edição dos Jogos Olímpicos. “Estou aliviado e orgulhoso, pois tudo se tornou realidade”, disse no final da corrida. “Sou o maior da história”, atirou.

Em novembro do mesmo ano, Bolt afirmou que ia aventurar-se no futebol europeu. O Borussia de Dortmund chegou a dizer que estava disposto a acolher o “Lightning Bolt” mas o jamaicano também mostrou interesse no Manchester United, algo que, na sua perspetiva, “seria épico”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …