Universidade evacuada após aluno criar bomba sem querer

Francium12 / Wikimedia

Universidade de Bristol, em Inglaterra

Universidade de Bristol, em Inglaterra

A Universidade de Bristol, em Inglaterra, foi evacuada depois de um estudante de doutoramento ter criado acidentalmente, no laboratório de química, uma bomba idêntica às que foram usadas nos ataques terroristas de Paris.

O incidente ocorreu no dia 3 de fevereiro, segundo o The Guardian, mas só agora foi divulgado pela universidade.

A instituição esclareceu que o triperóxido de triacetona (TATP), que é altamente explosivo, foi “criado sem intenção durante um procedimento de rotina”.

O aluno encontrava-se a fazer experiências no laboratório de química, quando o engenho foi criado e obrigou que a universidade fosse rapidamente evacuada.

Polícia, bombeiros e especialistas em explosivos foram chamados ao local e realizaram a explosão controlada da substância, não havendo registo feridos.

“O aluno estava a seguir um método publicado e o risco de criar TATP como um produto secundário já tinha sido identificado durante procedimentos de avaliação de riscos”, explicou o porta-voz da universidade.

“Temos sólidos planos de contingência para lidar com casos desta natureza”, adiantou o porta-voz, garantindo que assim que a presença do TATP foi identificada, o aluno notificou os responsáveis pela segurança do laboratório.

A universidade está a ponderar rever os procedimentos de avaliação de risco no departamento de química, para analisar se poderão ser realizadas verificações adicionais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Tratam-nos assim por causa da cor da nossa pele". Polícias nos EUA filmados a usar chicotes contra migrantes

Fotos e vídeos mostram polícias na fronteira a carregar contra migrantes e a usar objectos semelhantes a chicotes. A Casa Branca já condenou a situação e promete que vai investigar o sucedido. Pareciam imagens do tempo …

Benfica: a principal ameaça na Liga dos Campeões será Darwin

Pelo menos é a visão catalã. Benfica é o próximo adversário do Barcelona. Mais um jogo, mais uma vitória. O Benfica só sabe ganhar no campeonato português, para já, e na noite passada venceu em casa …

Estado vai financiar formação de funcionários públicos em universidades e politécnicos

Verbas destinadas ao projeto provêm do Orçamento do Estado e do Plano de Recuperação e Resiliência — cerca de 600 milhões. O Estado vai financiar, inteira ou parcialmente, as formações profissionais dos profissionais públicos, através do …

Sevilha rescinde com jogador por má forma física

O Sevilha anunciou a rescisão de contrato com o defesa-central Joris Gnagnon por falta de profissionalismo relativamente à sua forma física. De acordo com o jornal A Bola, o Sevilha rescindiu contrato com o defesa-central francês …

"O nosso Governo está pronto". Trudeau volta a ganhar as eleições - mas sem maioria absoluta

O líder do Partido Liberal do Canadá (LP) Justin Trudeau disse hoje, depois de ganhar as eleições gerais do país, que os eleitores canadianos escolheram "um plano progressivo" e que está pronto para formar um …

Travar margens nos combustíveis pode acabar por prejudicar os consumidores (e até fechar bombas)

A proposta de lei do Governo aprovada, na semana passada, para a limitação das margens das petrolíferas nos preços dos combustíveis pode acabar por travar a concorrência e até levar ao encerramento de bombas de …

"Nunca se pode tirar Messi" (mas há um gesto que pode explicar a sua substituição)

A substituição de Messi, e a forma como reagiu, no jogo entre o Paris Saint-Germain e o Lyon da Liga francesa, continua a dar que falar. E agora avança-se a possibilidade de o craque argentino …

Médicos querem que norma de isolamento tenha em conta a atual taxa de vacinação

Com o regresso às aulas, médicos de saúde pública defendem a revisão da norma referente ao isolamento de contactos de risco, para que esta tenha em consideração a elevada taxa de vacinação. O ano letivo arrancou …

Com Moedas como alvo e Temido como "guardiã", Medina prometeu um novo futuro para Lisboa

O candidato da coligação PS/Livre à presidência da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, acusou a direita de ambicionar nas autárquicas de domingo “a segunda volta do jogo que perdeu na disputa do poder legislativo”. Fernando Medina …

Descoberto sistema de esgotos intacto construído por romanos há 2.000 anos

Uma equipa de arqueólogos turcos encontrou um sistema de esgotos perfeitamente intacto na antiga cidade de Tripolo no Meandro. A infraestrutura foi construída por romanos. A antiga cidade de Tripoli no Meandro — também conhecida por …