/

Universidade evacuada após aluno criar bomba sem querer

Francium12 / Wikimedia

Universidade de Bristol, em Inglaterra

Universidade de Bristol, em Inglaterra

A Universidade de Bristol, em Inglaterra, foi evacuada depois de um estudante de doutoramento ter criado acidentalmente, no laboratório de química, uma bomba idêntica às que foram usadas nos ataques terroristas de Paris.

O incidente ocorreu no dia 3 de fevereiro, segundo o The Guardian, mas só agora foi divulgado pela universidade.

A instituição esclareceu que o triperóxido de triacetona (TATP), que é altamente explosivo, foi “criado sem intenção durante um procedimento de rotina”.

O aluno encontrava-se a fazer experiências no laboratório de química, quando o engenho foi criado e obrigou que a universidade fosse rapidamente evacuada.

Polícia, bombeiros e especialistas em explosivos foram chamados ao local e realizaram a explosão controlada da substância, não havendo registo feridos.

“O aluno estava a seguir um método publicado e o risco de criar TATP como um produto secundário já tinha sido identificado durante procedimentos de avaliação de riscos”, explicou o porta-voz da universidade.

“Temos sólidos planos de contingência para lidar com casos desta natureza”, adiantou o porta-voz, garantindo que assim que a presença do TATP foi identificada, o aluno notificou os responsáveis pela segurança do laboratório.

A universidade está a ponderar rever os procedimentos de avaliação de risco no departamento de química, para analisar se poderão ser realizadas verificações adicionais.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.