Universidade confirma “erros grosseiros” na tese de autarca acusado de plágio

Câmara Municipal Torres Vedras / Facebook

Carlos Bernardes, presidente da Câmara de Torres Vedras

Carlos Bernardes, presidente da Câmara de Torres Vedras

A comissão do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa nomeada para verificar eventuais indícios de plágio na tese de doutoramento do presidente da Câmara de Torres Vedras detetou “erros grosseiros” em citações.

A diretora do instituto, Lucinda Fonseca, que em 2015 foi também membro do júri na prova de defesa da tese, afirmou por escrito à Lusa que a comissão por si nomeada no final de janeiro concluiu que “há indícios que podem justificar a abertura de inquérito” por terem sido detetados “erros grosseiros na forma de citação de algumas fontes”.

“Apesar de considerarmos que os trechos da dissertação identificados, que aparentemente reproduzem textos não citados ou indevidamente citados, não representam parte materialmente significativa na tese, nem fundamental, somos do parecer de que há indícios que podem justificar a abertura de inquérito”, esclareceu a diretora do IGOT, citando as conclusões do relatório.

O autarca Carlos Bernardes (PS) referiu à Lusa que a tese “As linhas de Torres, um destino turístico estratégico para Portugal”, publicada em livro em outubro, é um estudo inovador, apesar de admitir “eventuais falhas” na identificação das fontes, que está disponível a corrigir.

Não tendo sido utilizados gestores bibliográficos automatizados, é natural que haja uma ou outra citação”, justificou.

A universidade tem um ‘software’ para deteção de plágios que, aquando da defesa da tese, em 2015, esteve temporariamente sem funcionar, a aguardar autorização do Ministério das Finanças para a aquisição de novas licenças, um problema ultrapassado em janeiro de 2016, esclareceu Lucinda Fonseca

Uma vez que o grau de doutor é atribuído pela universidade, o IGOT enviou o relatório da comissão ao reitor da instituição, que determinou a abertura de um inquérito interno e decidiu participar os factos apurados ao Ministério Público.

Em fevereiro, o Ministério Público abriu um inquérito para investigar o alegado plágio. As suspeitas foram levantadas num artigo de opinião de um antigo vereador da Câmara, Jorge Ralha (PS), no jornal Badaladas, de Torres Vedras, a 20 de janeiro.

O antigo autarca acusou Carlos Bernardes de plágio em 47 das 200 páginas da tese, através quer de “cópias integrais de partes de estudos sem identificar a fonte” bibliográfica, quer de “transcrições, sem aspas, de diversos autores”, ou “tentativa de disfarce de plágio alterando termos e expressões e não o conteúdo científico”.

De acordo com Jorge Ralha, são presumíveis visados os investigadores Vasco Gil Mantas, da Universidade de Coimbra, enquanto autor do artigo “Linhas fortificadas e vida quotidiana: da muralha da China à Muralha do Atlântico”; Luís Ferreira, do Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo, como autor do artigo “Planeamento estratégico de destinos turísticos”; e o próprio coorientador da tese de doutoramento, Carlos Guardado da Silva, autor de bibliografia sobre as Linhas de Torres Vedras.

Contactados pela Lusa, os investigadores optaram por não prestar declarações e aguardam pela conclusão do inquérito.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Bruno Fernandes assina pelo Manchester United. Sporting pode encaixar 80 milhões de euros

Bruno Fernandes assinou pelo Manchester United e viaja para Inglaterra esta quarta-feira. O Sporting recebe 55 milhões de euros a pronto, com o negócio a poder atingir os 80 milhões mediante o cumprimento de certos …

China ultrapassa a Rússia e torna-se o segundo maior vendedor de armas do mundo

A China tornou-se, em 2017, o segundo maior exportador mundial de armas, de acordo com um novo relatório do Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (SIPRI), publicado na segunda-feira. O país ultrapassou …

Antero Henrique perto de se mudar para o Manchester United

Depois de passar pelo FC Porto e pelo Paris Saint-Germain, Antero Henrique está perto de assumir um cargo na direção desportiva do Manchester United. Antero Henrique, antigo diretor desportivo do Paris Saint-Germain, pode estar perto de …

Moedas de um e de dois cêntimos podem vir a acabar

A Comissão Europeia pretende pôr fim às moedas de um e dois cêntimos. A proposta vai ser apresentada e adotada pela comissão de Ursula von der Leyen esta quarta-feira. Esta é uma das medidas de …

PSD pretende que os próximos serviços públicos sejam criados no interior do país

O PSD pretende que o Governo localize no interior todos os serviços públicos que venha a criar, segundo uma proposta de aditamento ao Orçamento do Estado de 2020 (OE2020) entregue na segunda-feira na Assembleia da …

Ventura propõe que "Joacine seja devolvida ao seu país de origem"

Ventura não apreciou a proposta do Livre de devolver o património das ex-colónias. Numa publicação nas redes sociais sugeriu que Joacine "seja devolvida ao seu país de origem". André Ventura partilhou uma publicação nas redes sociais …

Alberto II da Bélgica assume filha de uma relação extraconjugal

O antigo Rei da Bélgica assumiu ser pai de uma mulher de 51 anos, que nasceu de uma relação extraconjugal, depois de um processo que se arrastou na justiça belga durante sete anos. Uma ordem de …

Luanda Leaks. Plataforma confirma que recebeu os dados de Rui Pinto

A Plataforma de Proteção de Denunciantes na África (PPLAAF) confirmou que recebeu do 'hacker' português Rui Pinto os dados relacionados com as recentes revelações sobre a fortuna da empresária angolana Isabel dos Santos. “Muitos meios de …

Príncipe André ofereceu "zero cooperação" no caso Epstein, diz procurador

O Príncipe André ofereceu "zero cooperação" na investigação sobre os crimes do falecido investidor Jeffrey Epstein, embora o FBI e o Ministério Público de Nova Iorque tenham pedido para interrogá-lo. Segundo afirmou o procurador do distrito …

Conceição queixou-se das condições, mas a realidade é bem diferente

No fim do jogo da final da Taça da Liga, Sérgio Conceição desabafou sobre as condições em que trabalha. No entanto, a realidade mostra algo bem diferente daquilo que o treinador dá a entender. Após a …