/

Unitel reclama 345 milhões que emprestou a Isabel dos Santos para investir na ZON

Manuel Araújo / Lusa

Isabel dos Santos

A operadora angolana Unitel SA está a reclamar uma dívida de 345 milhões de euros da sociedade que é detida pela empresária angolana Isabel dos Santos.

Sob investigação estão atualmente alegadas transferências de dinheiro da Unitel SA que terão sido feitas para a Vidatel, a sociedade através da qual Isabel dos Santos detém 25% desta operadora.

Em reação à notícia, Isabel dos Santos negou ter recebido transferências injustificadas da Unitel, garantindo antes ser credora da operadora de telecomunicações que alegadamente não terá devolvido um empréstimo que obteve junto da acionista Vidatel Ltd.

A Vidatel Ltd., que detém 25% da Unitel, rebateu notícias que dão conta de que a filha do ex-presidente angolano, José Eduardo dos Santos, teria aproveitado a sua posição acionista na operadora para transferir, sem justificativos, fundos para as contas da Vidatel Ltd. em Portugal.

A Unitel SA, por sua vez, nega que tenha dívidas à empresária angolana e lembra que ainda tem 345 milhões de euros a receber de um empréstimo feito à Unitel International Holdings, que nada tem a ver com a empresa angolana, mas que é detida exclusivamente por Isabel dos Santos.

A Unitel SA “tem registado em suas contas, com data-base de 31 de Dezembro de 2019, o valor a receber equivalente a USD 405 milhões da empresa Unitel International Holdings BV, sociedade sem participação da Unitel e detida pela Eng. Isabel dos Santos, referentes a empréstimos concedidos pela Unitel nos anos de 2012 e 2013”, garante a empresa.

O dinheiro foi emprestado em 2012 e 2013, para Isabel dos Santos investir em ações da ZON e realizar a fusão com a Optimus, que originou a NOS, escreve o Público.

“Tais valores ainda não foram quitados e o atual conselho de administração da Unitel tem atuado de forma a buscar o devido pagamento dos juros e principal de tais contratos”, lê-se ainda no comunicado divulgado pela Unitel SA.

Ao que o Público apurou, o empréstimo tem uma duração de dez anos, mas a Unitel International Holdings deveria pagar juros sobre o capital anualmente, algo que não se tem verificado.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.