UNESCO destitui vice-diretor após acusação de assédio sexual

unisgeneva / Flickr

O vice-diretor-geral de comunicação e informação da UNESCO, Frank La Rue

A UNESCO destituiu o vice-diretor-geral de comunicação e informação, o guatemalteco Frank La Rue, após ter sido denunciado por assédio sexual, um caso que está a ser alvo de uma investigação interna, indicaram neste sábado à Agência Efe fontes da organização.

A destituição aconteceu na segunda-feira, dois dias antes de Frank La Rue, de 65 anos, se reformar, no fim do contrato que tinha assinado com a anterior diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova.

Dois meses depois da sua chegada à máxima responsabilidade da Organização da ONU para a pasta de Educação, Ciência e Cultura (Unesco), a francesa Audrey Azoulay aplicou uma política de “tolerância zero” com estes casos e destituiu La Rue antes da publicação das conclusões da investigação.

Segundo diversos órgãos de imprensa, La Rue tentou beijar forçadamente uma funcionária guatemalteca da organização que, em novembro, apresentou uma denúncia por assédio, o que motivou a abertura de uma investigação.

Suspenso inicialmente das suas funções até a revelação das conclusões das pesquisas, a organização decidiu na segunda-feira destitui-lo do cargo. O jornal francês “20 minutes” adianta que La Rue reconheceu os factos e pediu perdão à denunciante.

// EFE

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se ele reconheceu os factos, a questão é diferente… Mas acho uma completa desfaçatez e audácia, essa lambisgoia dessa Audrey Azoulay vir dizer que alguém tem de ser destituido ANTES de alguma coisa ser provada, senão daqui a bocado basta uma maluca qualquer vir caluniar um indivíduo íntegro de assédio, que ele é dado como culpado e exonerado de funções?!..

    Que conversa de merd@ é essa de igualdades de género, quando nunca que eu saiba, foi suficiente um homem acusar uma mulher de alguma coisa sem provas, para que ela fosse despedida ou condenada?!.. Mas isto é uma questão de igualdade ou é uma campanha de ódio contra o sexo masculino levada a cabo por um qualquer bando de mal amadas e de gajas mal resolvidas sexualmente?

RESPONDER

85% dos medicamentos estão em falta na Venezuela

A Federação Farmacêutica Venezuelana (Fefarven) informou hoje que estão em falta 85% dos medicamentos que se comercializam no país. A denúncia surgiu um dia depois de o Governo venezuelano estabelecer preços fixos para 56 medicamentos, durante …

Obrigar as crianças a beijar os avós é mesmo uma "violência"

O professor universitário Daniel Cardoso pôs o país a discutir se é ou não uma violência obrigar as crianças a beijar os avós. Uma posição que é defendida por inúmeros especialistas e que nem sequer …

Cidade da Maia testa passadeira 3D

O município da Maia está a testar a colocação de passadeiras 3D, cujo objetivo é criar uma ilusão de ótica que faz os condutores abrandar quando se aproximam, descreveu hoje a autarquia. Em causa está, de …

Portugal recebe em novembro cerca de 150 refugiados que estão no Egito

Portugal vai receber, em novembro, cerca de 150 refugiados que estão no Egito, primeiro grupo de mais de mil pessoas que vão ser reinstaladas em Portugal até 2019, disse hoje o ministro da Administração Interna. "Vamos …

Crianças até 2 anos são as que mais usam apps

Mais de metade das crianças com menos de 8 anos usa aplicações como entretenimento e as crianças que mais usam os dispositivos eletrónicos têm até 2 anos. Segundo o estudo "Happy Kids: Aplicações Seguras e Benéficas …

Abstenção galopante alastra-se à faixa dos 30-44 anos

A abstenção aumentou de forma galopante em Portugal, dos 8,1% em 1975 para os 44,2% nas legislativas de 2015, e a tendência está a alastrar das gerações mais jovens para a faixa dos 30 aos …

Descida da propina vai retirar bolsas a alunos carenciados. Medida "demagógica e perversa"

A descida do valor máximo da propina poderá significar o fim da bolsa para muitos alunos carenciados, alertou o reitor da Universidade Nova de Lisboa, que considera a medida ''demagógica e perversa''. Segundo a proposta de …

Hugo Abreu caiu da viatura e “não se mexeu mais”. Instrutor dos comandos viu e ignorou

Rodrigo Seco afirmou que, no decurso da Prova Zero, os dois instrutores desvalorizaram os sintomas de mal-estar, sinais de cansaço e ignoraram os vários pedidos dos instruendos para que pudessem beber água. Um dos instruendos do …

Nunes da Fonseca é o novo Chefe do Estado-Maior do Exército

O tenente-general José Nunes da Fonseca é o escolhido para suceder ao general Rovisco Duarte como Chefe do Estado-Maior do Exército. Rovisco Duarte demitiu-se no âmbito do caso do roubo de armas em Tancos. O nome …

Raspadinha rende mais de 100 milhões à Segurança Social

No próximo ano, a Segurança Social vai receber um montante na ordem dos 225 milhões provenientes dos jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. A Segurança Social irá receber, no próximo ano, cerca de 225 …