UNESCO destitui vice-diretor após acusação de assédio sexual

unisgeneva / Flickr

O vice-diretor-geral de comunicação e informação da UNESCO, Frank La Rue

A UNESCO destituiu o vice-diretor-geral de comunicação e informação, o guatemalteco Frank La Rue, após ter sido denunciado por assédio sexual, um caso que está a ser alvo de uma investigação interna, indicaram neste sábado à Agência Efe fontes da organização.

A destituição aconteceu na segunda-feira, dois dias antes de Frank La Rue, de 65 anos, se reformar, no fim do contrato que tinha assinado com a anterior diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova.

Dois meses depois da sua chegada à máxima responsabilidade da Organização da ONU para a pasta de Educação, Ciência e Cultura (Unesco), a francesa Audrey Azoulay aplicou uma política de “tolerância zero” com estes casos e destituiu La Rue antes da publicação das conclusões da investigação.

Segundo diversos órgãos de imprensa, La Rue tentou beijar forçadamente uma funcionária guatemalteca da organização que, em novembro, apresentou uma denúncia por assédio, o que motivou a abertura de uma investigação.

Suspenso inicialmente das suas funções até a revelação das conclusões das pesquisas, a organização decidiu na segunda-feira destitui-lo do cargo. O jornal francês “20 minutes” adianta que La Rue reconheceu os factos e pediu perdão à denunciante.

// EFE

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se ele reconheceu os factos, a questão é diferente… Mas acho uma completa desfaçatez e audácia, essa lambisgoia dessa Audrey Azoulay vir dizer que alguém tem de ser destituido ANTES de alguma coisa ser provada, senão daqui a bocado basta uma maluca qualquer vir caluniar um indivíduo íntegro de assédio, que ele é dado como culpado e exonerado de funções?!..

    Que conversa de merd@ é essa de igualdades de género, quando nunca que eu saiba, foi suficiente um homem acusar uma mulher de alguma coisa sem provas, para que ela fosse despedida ou condenada?!.. Mas isto é uma questão de igualdade ou é uma campanha de ódio contra o sexo masculino levada a cabo por um qualquer bando de mal amadas e de gajas mal resolvidas sexualmente?

RESPONDER

Encontrada antiga oficina de reparação de barcos no Egito

O Egito anunciou que arqueólogos encontraram uma antiga oficina usada para construir e reparar barcos que data da era do ptolemaico (de 332 a.C a30 a.C) em Sinai. O Ministério das Antiguidades do Egito disse na …

Tarântula "unicórnio" tem um corno bizarro nas costas

Uma espécie de tarântula recentemente descoberta em Angola tem algo em comum com o mítico unicórnio - um "chifre" proeminente. Mas no caso da aranha, o chifre está a crescer nas costas da criatura. O aracnídeo …

Dois aviões dos EUA com ajuda humanitária já aterraram na Venezuela

Dois aviões de carga C-17 da Força Aérea dos Estados Unidos com ajuda humanitária para a Venezuela chegaram este sábado à cidade fronteiriça de Cúcuta, anunciaram as autoridades norte-americanas. O primeiro avião, que partiu da base …

Catarina Martins considera que moção de censura "não é para ser levada a sério"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, considerou que a moção de censura ao Governo, apresentada pelo CDS-PP, "não é para ser levada a sério", acusando os centristas de contradições. Falando aos jornalistas à margem …

Cidade italiana vai pagar às pessoas que andem de bicicleta

O responsável da cidade italiana de Bari, Antonio de Caro, quer "duplicar o número de bicicletas na cidade" e vai pagar às pessoas que usem esse meio de transporte. A nova iniciativa prevê que os cidadãos …

Astrónomos registam "explosão mortífera" em estrela recém-nascida

Um grupo de investigadores registou uma explosão fortíssima na superfície de uma jovem estrela localizada na constelação de Órion, cuja força supera em dez milhões de vezes fenómenos parecidos no Sol. "Nós examinamos as estrelas vizinhas, …

Forças armadas alemãs ponderaram recrutar estrangeiros (mas ninguém se quis juntar)

As forças armadas da Alemanha estão a lutar para atrair recrutas muito necessárias, com o número de novos soldados no Bundeswehr a cair para um recorde no ano passado. A escassez é um desafio urgente para …

FC Porto vs Vitória Setúbal | Superioridade total do dragão

O FC Porto não vacilou e regressou às vitórias na Liga NOS. Na recepção ao Vitória de Setúbal, os “dragões” venceram por 2-0, num jogo que esteve longe de ser espectacular e que valeu pela …

Os portugueses dormem pouco e mal

Os portugueses estão a descansar poucas horas, dormindo em média menos de seis horas diárias, com reflexos negativos na vida ativa e social, disse esta sexta-feira o presidente da Associação Portuguesa do Sono (APS), Joaquim …

Vaticano destitui ex-cardeal dos Estados Unidos por acusações de abusos sexuais

A Congregação para a Doutrina da Fé expulsou do sacerdócio o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington Theodore McCarrick depois de este ser acusado de abusos sexuais de menores e seminaristas, anunciou o Vaticano. Num comunicado, …