UNESCO destitui vice-diretor após acusação de assédio sexual

unisgeneva / Flickr

O vice-diretor-geral de comunicação e informação da UNESCO, Frank La Rue

A UNESCO destituiu o vice-diretor-geral de comunicação e informação, o guatemalteco Frank La Rue, após ter sido denunciado por assédio sexual, um caso que está a ser alvo de uma investigação interna, indicaram neste sábado à Agência Efe fontes da organização.

A destituição aconteceu na segunda-feira, dois dias antes de Frank La Rue, de 65 anos, se reformar, no fim do contrato que tinha assinado com a anterior diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova.

Dois meses depois da sua chegada à máxima responsabilidade da Organização da ONU para a pasta de Educação, Ciência e Cultura (Unesco), a francesa Audrey Azoulay aplicou uma política de “tolerância zero” com estes casos e destituiu La Rue antes da publicação das conclusões da investigação.

Segundo diversos órgãos de imprensa, La Rue tentou beijar forçadamente uma funcionária guatemalteca da organização que, em novembro, apresentou uma denúncia por assédio, o que motivou a abertura de uma investigação.

Suspenso inicialmente das suas funções até a revelação das conclusões das pesquisas, a organização decidiu na segunda-feira destitui-lo do cargo. O jornal francês “20 minutes” adianta que La Rue reconheceu os factos e pediu perdão à denunciante.

// EFE

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se ele reconheceu os factos, a questão é diferente… Mas acho uma completa desfaçatez e audácia, essa lambisgoia dessa Audrey Azoulay vir dizer que alguém tem de ser destituido ANTES de alguma coisa ser provada, senão daqui a bocado basta uma maluca qualquer vir caluniar um indivíduo íntegro de assédio, que ele é dado como culpado e exonerado de funções?!..

    Que conversa de merd@ é essa de igualdades de género, quando nunca que eu saiba, foi suficiente um homem acusar uma mulher de alguma coisa sem provas, para que ela fosse despedida ou condenada?!.. Mas isto é uma questão de igualdade ou é uma campanha de ódio contra o sexo masculino levada a cabo por um qualquer bando de mal amadas e de gajas mal resolvidas sexualmente?

RESPONDER

Estudo estima 471 mortes em Portugal até agosto (e que o pico foi atingido a 3 de abril)

De acordo com as estimativas do estudo, cerca de 151.680 pessoas vão morrer na Europa durante a "primeira vaga" da doença. Um estudo divulgado esta terça-feira nos Estados Unidos estima que a covid-19 venha a provocar …

Mais de metade da população mundial está fechada em casa

Mais de metade da população mundial (52%) está atualmente confinada nas suas casas por ordem das autoridades para combater a propagação da doença covid-19. Segundo um balanço feito pela agência France Fresse (AFP), mais de quatro …

Documentário da Netflix reacende debate sobre os milhares de tigres em cativeiro nos Estados Unidos

A minissérie documental da Netflix "Tiger King: Morte, Caos e Loucura" veio reacender o debate sobre os grandes felinos que estão em cativeiro, frisando que há cerca de 10.000 espécimes nestas condições nos Estados Unidos. …

Luciano venceu a covid-19 aos 100 anos. Teve direito a bolo, a um desenho e a uma alta hospitalar

Luciano Marques da Silva completou 100 anos no hospital de São João, no Porto, onde se encontrava hospitalizado devido à infeção por covid-19. Depois de dez dias de internamento, conseguiu vencer e recebeu alta. No dia …

Geneinno S2, a scooter subaquática que o impulsiona entre as ondas

Há dois anos, foi anunciada a Trident, uma scooter subaquática fabricada pela startup chinesa Geneinno. Agora, a empresa lançou um modelo mais barato e portátil, conhecido como Geneinno S2. O Trident - ou Geneinno S1 - …

WhatsApp restringe opção de reencaminhar mensagens para evitar desinformação

A rede social anunciou que vai passar a restringir o reencaminhamento de mensagens para tentar diminuir a disseminação de informação falsa sobre a pandemia de covid-19. De acordo com a revista Newsweek, a partir desta terça-feira, …

"Mostre-me a sua identificação." Na Tunísia, um robô pergunta às pessoas por que não estão em casa

Nas ruas de Túnis, a capital da Tunísia, um robô não pilotado aborda as pessoas na rua e pergunta-lhes por que não estão em casa, exigindo-lhes um documento de identificação. A Tunísia está em confinamento obrigatório …

Putin não quer repetir os erros dos outros países

Vladimir Putin diz que "o pico da epidemia ainda não foi superado", mas garante que tem "em consideração as experiências positivas e negativas de outros países". O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou esta terça-feira para …

É possível fazer uma máscara de tecido em apenas alguns segundos

O cirurgião-geral norte-americano Jerome Adams disse que as máscaras faciais de pano podem ser feitas a partir de utensílios domésticos comuns. No início do mês, Jerome Adams, cirurgião-geral dos Estados Unidos, deixou um aviso ao público …

Há dois mil enfermeiros em casa em vigilância ativa (e 363 infetados)

De acordo com o comunicado da Ordem dos Enfermeiros, que sublinha a necessidade de testar estes profissionais, "já não há nenhum distrito sem enfermeiros infetados". Quase dois mil enfermeiros estão, atualmente, em casa em situação de …