Uma ode aos sem-abrigo. Banksy presenteia Birmingham com uma nova obra de arte

(dr) Banksy

Desta vez, Banksy deixou a sua marca na cidade britânica de Birmingham. A nova obra de arte, composta por duas renas, é uma ode aos sem-abrigo e à solidariedade da cidade britânica.

Numa parede da cidade de Birmingham, no Reino Unido, veem-se agora duas renas, pintadas com spray branco, representadas numa noite estrelada e presas a um banco público que assume o papel de um trenó, ainda que não passe de ilusão.

Num vídeo publicado na conta de Instagram do artista, a equipa de Banksy filmou Ryan, um homem que surge deitado no banco com vários sacos à sua volta.

Deus abençoe Birmingham“, refere a publicação, citada pela BBC. “Nos 20 minutos em que filmamos Ryan no banco, os transeuntes ofereceram-lhe uma bebida quente, duas barras de chocolate e um isqueiro – sem que ele pedisse alguma coisa”.

Não está claro se Ryan é mesmo um sem-abrigo ou alguém da equipa do artista a fazer-se passar por um. Ainda assim, o episódio revela tanto a realidade vivida nas ruas de Birmingham, como também a solidariedade dos que por elas passam.

As obras de arte de Banksy são uma forma de alertar as pessoas para a realidade que várias pessoas sem-abrigo vivem, nomeadamente nesta altura do ano, em que o frio se faz sentir.

Banksy decidiu homenagear a cidade de Birmingham pela primeira vez com este seu mural. Mas, ao fazê-lo, o artista de rua não presta apenas homenagem à cidade britânica, como também centra as atenções nas condições dos sem-abrigo, solitários e sem um lugar quente para passar as noites geladas do Inverno.

É uma ode e uma mensagem de esperança para outros tantos Ryan de todo o mundo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rui Moreira diz que não é possível prevenir festejos de adeptos do FC Porto

O presidente da Câmara Municipal do Porto disse, esta terça-feira, não ser possível tomar medidas de prevenção em relação a possíveis festejos de adeptos do FC Porto pela conquista do título, pedindo apenas que se …

Mulher assintomática provoca surto de 71 infetados na China. Bastou entrar sozinha num elevador

A passagem de uma mulher infetada com covid-19, mas assintomática, por um elevador de um edifício habitacional na China deu origem a um surto de 71 contagiados. De acordo com o estudo publicado pelo Centro de …

Detido em França um dos pedófilos da "darknet" mais procurados do mundo

A polícia francesa prendeu um suspeito de gerir portais na "darknet" que permitiram a "milhares de internautas de todo o mundo ter acesso a fotografias ou vídeos de caráter pedopornográfico", anunciou, esta segunda-feira, o Ministério …

Mais seis mortes e 233 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta terça-feira, mais seis mortes e 233 novos casos de infeção por covid-19 em relação a segunda-feira. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos 233 novos casos, 143 são na região …

Itália restitui a França obra de Banksy roubada do Bataclan

Itália anunciou, esta terça-feira, que vai devolver a França uma obra atribuída a Banksy, uma homenagem às vítimas dos ataques terroristas em Paris, em 2015, roubada em 2019 e encontrada numa quinta perto de Roma. Antes, …

Há corais vermelhos na costa algarvia (e vai haver multas para quem os apanhar)

Os corais vermelhos da costa portuguesa vão passar a estar protegidos por legislação pesqueira e ambiental que está a ser preparada pelo governo e coimas elevadas, anunciou o ministro do Mar. O ministro do Mar, Ricardo …

Vieira e SAD arguidos. CMVM suspende ações do Benfica

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) suspendeu, esta terça-feira, as negociações de ações da Benfica SAD, pouco tempo depois de ter sido confirmada a existência de três arguidos por fraude fiscal, na sequência …

Comissão Europeia planeia reduzir capacidade das multinacionais em explorar sistemas fiscais

A Comissão Europeia está a estudar formas de acionar partes de tratados europeus para reduzir a capacidade das multinacionais em explorar os sistemas fiscais de alguns países da União Europeia (UE), identificando-os como distorções do …

Governo britânico decide banir Huawei da rede de telemóvel 5G

As operadoras de telemóvel britânicas vão ter de remover todo o equipamento da empresa chinesa Huawei usado na infraestrutura de telecomunicações 5G até ao final de 2027. A decisão foi tomada, esta terça-feira, numa reunião do …

Bolsonaro farto da quarentena. "É horrível", diz Presidente, infetado com covid-19

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, em quarentena há quase uma semana após testar positivo para a covid-19, anunciou que vai submeter-se, esta terça-feira, a um novo exame e admitiu que vai aguardar ansioso os …