Uma ode aos sem-abrigo. Banksy presenteia Birmingham com uma nova obra de arte

(dr) Banksy

Desta vez, Banksy deixou a sua marca na cidade britânica de Birmingham. A nova obra de arte, composta por duas renas, é uma ode aos sem-abrigo e à solidariedade da cidade britânica.

Numa parede da cidade de Birmingham, no Reino Unido, veem-se agora duas renas, pintadas com spray branco, representadas numa noite estrelada e presas a um banco público que assume o papel de um trenó, ainda que não passe de ilusão.

Num vídeo publicado na conta de Instagram do artista, a equipa de Banksy filmou Ryan, um homem que surge deitado no banco com vários sacos à sua volta.

Deus abençoe Birmingham“, refere a publicação, citada pela BBC. “Nos 20 minutos em que filmamos Ryan no banco, os transeuntes ofereceram-lhe uma bebida quente, duas barras de chocolate e um isqueiro – sem que ele pedisse alguma coisa”.

Não está claro se Ryan é mesmo um sem-abrigo ou alguém da equipa do artista a fazer-se passar por um. Ainda assim, o episódio revela tanto a realidade vivida nas ruas de Birmingham, como também a solidariedade dos que por elas passam.

As obras de arte de Banksy são uma forma de alertar as pessoas para a realidade que várias pessoas sem-abrigo vivem, nomeadamente nesta altura do ano, em que o frio se faz sentir.

Banksy decidiu homenagear a cidade de Birmingham pela primeira vez com este seu mural. Mas, ao fazê-lo, o artista de rua não presta apenas homenagem à cidade britânica, como também centra as atenções nas condições dos sem-abrigo, solitários e sem um lugar quente para passar as noites geladas do Inverno.

É uma ode e uma mensagem de esperança para outros tantos Ryan de todo o mundo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PS propõe aumento extra das pensões a partir de agosto

O PS propôs esta segunda-feira um aumento extraordinário de seis ou dez euros para os pensionistas com reformas mais baixas a partir de agosto, segundo uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2020 …

Partidos apresentam quase 1300 alterações ao Orçamento. PCP é o campeão

As propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2020 atingiram um número recorde. O PCP ultrapassou as três centenas. De acordo com o Diário de Notícias, o Orçamento do Estado para 2020 conta com 1296 …

Um dos ingredientes mais comuns da dieta ocidental altera genes no cérebro

O uso de óleo de soja tem aumentado drasticamente nas últimas décadas, tornando-se o óleo comestível mais consumido nos Estados Unidos. No entanto, um novo estudo sugere que o óleo de soja causa alterações genéticas …

Défice de 2019 cai para 599 milhões (e até deixa excedente à vista)

As administrações públicas fecharam o ano de 2019 com um défice de 599 milhões de euros em contas públicas, anunciou esta segunda-feira o Ministério das Finanças, que é liderado por Mário Centeno. Este valor representa uma …

Adiada para quinta-feira decisão do Livre sobre confiança política em Joacine

A Assembleia do Livre para decidir a retirada de confiança política à sua deputada única, Joacine Katar Moreira, na sequência da votação do IX Congresso do partido, foi adiada para quinta-feira, estando inicialmente prevista para …

Avião que se despenhou no Afeganistão é um bombardeiro dos EUA. Talibãs asseguram que foi "taticamente abatido"

O Pentágono confirmou esta segunda-feira a queda de um avião militar norte-americano no Afeganistão mas referindo não possuir indicações de que tenha sido atingido por disparos inimigos. Já os talibãs asseguram que foi "taticamente abatido". "Um …

Desflorestação está a mudar a forma como os macacos comunicam

A desflorestação que leva à perda de habitat está a mudar a forma como os macacos-uivadores comunicam. A frequência e a duração do uivo são diferentes do habitual. A desflorestação tem um enorme impacto na natureza, …

Detetadas "partículas fantasma" de radioatividade nas profundezas da Terra

Recorrendo ao detetor Borexino, do laboratório italiano de Gran Sasso, cientistas conseguiram encontrar "partículas fantasma" oriundas das profundezas da Terra. Estas estranhas partículas, monitorizadas pela comunidade científica desde meados de 2007, conta o britânico The …

Uma anã branca "ressuscitou" para devorar a sua companheira mais fraca

Os astrónomos detetaram uma explosão de uma "estrela vampira" em dados colhidos acidentalmente pelo telescópio espacial Kepler. Este fenómeno é um dos eventos mais raros de novas - explosões nuclear cataclísmica numa estrela. As novas ocorrem …

Sporting CP 1-0 Marítimo | Borja dispara rumo ao pódio

O Sporting sofreu, mas levou a “água ao seu moinho”. Na recepção ao um Marítimo consistente, mas pouco perigoso, o “leão” venceu por 1-0, numa partida com poucas ocasiões de golo, mas com domínio claro …