Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as “cinco maneiras de estar no mundo”

collin_key / Flickr

Bugis em Sulawesi, uma ilha na Indonésia

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos.

Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco géneros distintos na sua sociedade. Os Bugis são o maior grupo étnico do sul da ilha e, apesar de representarem apenas seis milhões dos cerca de 270 habitantes do país, são muito influentes – política, económica e culturalmente.

No entanto, é a sua organização social sem precedentes que os faz serem conhecidos pelo globo. “Os Bugis têm palavras para cinco géneros, que correspondem a cinco maneiras de estar no mundo”, explicou à BBC Sharyn Graham Davies, antropóloga da Monash University, em Melbourne.

Makkunrai corresponde ao conceito ocidental de cis feminino, enquanto que Oroani corresponde ao conceito ocidental de cis masculino.

Os Calalai nascem com um corpo feminino, mas assumem papéis de género tradicionalmente masculinos: segundo a antropóloga, usam camisas e calças, fumam cigarros, têm cabelo curto e fazem trabalho manuais.

Já os Calabai nascem com corpos masculinos, mas assumem papéis de género tradicionalmente femininos: usam maquilhagem, vestidos e têm, normalmente, cabelos muito compridos.

O quinto e último é o Bissu: nem mulheres nem homens, estas pessoas personificam o poder de ambos os géneros e são encaradas como seres espirituais.

“Diz-se que, durante a sua descida do céu, os Bissu não se dividiram para se tornarem homens ou mulheres, como a maioria das pessoas. Em vez disso, são uma união sagrada dos dois”, esclareceu Graham Davies.

Os Bissu, que também desempenham um papel de xamã, são reconhecidos pelas suas roupas: costumam usar flores, símbolo tradicionalmente feminino, e a adaga keris, associada aos homens.

Apesar de Calabai e Calalai terem sido aceites, a BBC realça que a sociedade indonésia se tornou menos tolerante com a questão da não binariedade de género em meados do século XX. Na década de 1950, por exemplo, começou uma onda de ataques violentos contra a comunidade LGBTQ.

A conceção Bugis do género também colide com o Islão. Em relação à religião, a antropóloga explicou que muitos Calalai e Calabai lidam com um dilema: dividem-se entre o facto de o seu estilo de vida e sexualidade serem pecado e serem o que são porque Alá assim os desejou.

“Bissu, Calalai e Calabai sofrem muito estigma e discriminação, uma realidade que infelizmente está a aumentar com a afirmação do Islão político”, disse Nasir, um Bugi que trabalha na área de saúde pública na província de Sulawesi do Sul.

“O futuro destas pessoas perseguidas não é muito promissor”, acrescentou.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …