Uma em cada cinco casas vendidas em Portugal são compradas por estrangeiros

Roberto Moreno Kozlowski / Flickr

Rua de São Paulo em Lisboa

Rua de São Paulo em Lisboa

Mais de uma em cada cinco casas comercializadas em Portugal até setembro foram compradas por estrangeiros, sobretudo por ingleses, chineses e franceses, de acordo com a Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP).

Entre janeiro e setembro, o investimento estrangeiro representou 23% do total das transações imobiliárias efetuadas, tendo protagonizado 17.300 negócios de um total de 75.000 transações.

Só no terceiro trimestre registaram-se 27 mil transações, o que significa um crescimento de 8% face a igual período de 2013, confirmando a tendência de retoma do setor.

Entre os mais de 17.000 cidadãos estrangeiros que investiram no imobiliário português, os britânicos, chineses e franceses ocupam as três primeiras posições, com destaque para “os negócios realizados por cidadãos chineses que têm vindo a aumentar consecutivamente nos últimos três trimestres”.

Lisboa, Loulé e Cascais foram os municípios mais procurados entre julho e setembro.

Já no acumulado de nove meses, a APEMIP estima que as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto concentraram cerca de 14% das transações registadas no país, sendo que dos dez municípios mais relevantes em termos nacionais, sete não pertencem a estas duas unidades territoriais (Loulé, Leiria, Pombal, Viseu, Águeda, Barcelos e Coimbra).

O presidente da APEMIP, Luís Lima, citado em comunicado, destaca o “aumento consecutivo das transações imobiliárias”, através do aumento da procura de investidores estrangeiros e também nacionais.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Radical chique" e "ressentido". Filho de Paulo Branco pode ter sido o pivot do escândalo sexual em França

Juan Branco, o filho do produtor de cinema Paulo Branco, é o homem do momento em França. O advogado de 30 anos saltou para as luzes dos média no âmbito da divulgação do vídeo sexual …

Alcochete. "Se Mustafá estivesse lá aquilo não tinha acontecido"

O arguido Emanuel Calças disse, esta sexta-feira, em tribunal que, se Mustafá estivesse com o grupo que invadiu a academia do Sporting, "aquilo não tinha acontecido". "Tenho a certeza de que se o Mustafá estivesse presente …

Coronavírus ameaça o têxtil português (mas também é uma "oportunidade")

O sector têxtil nacional está ameaçado e pode parar a produção já em Março. Tudo devido à falta de matéria-prima que vem da China e que se deve à epidemia do novo coronavírus. A "situação …

Governo diz que prejuízo da TAP "não foi um desvio qualquer" e que já devia ter tido lucro em 2018 e 2019

O ministro das Infraestruturas disse, esta sexta-feira, que o orçamento que a comissão executiva da TAP apresentou ao Conselho de Administração para 2018 e 2019 previa lucro e que o prejuízo de 105,6 milhões "não …

João Lourenço duplica valor de subsídio de antigos Presidentes de Angola

O Presidente angolano, João Lourenço, duplicou o valor do subsídio de fim de mandato pago a antigos chefes de Estado, mas cortou outras regalias, nomeadamente a nível da segurança e quadro de pessoal. O decreto-presidencial 32/20, …

FC Porto castigado com um jogo à porta fechada

O FC Porto foi punido com um jogo à porta fechada, esta sexta-feira, devido a "um ato de ofensa corporal a agente desportivo" na final da Taça de Portugal. A punição aplicada pelo Conselho de Disciplina …

Cientistas condenam teorias da conspiração sobre a origem do surto do coronavírus

Um grupo de 27 cientistas da área de saúde pública condenou, através de um comunicado, o fluxo de histórias e um artigo científico que sigerem que um laboratório em Wuhan, na China, pode ser a …

Saída de juíza dita repetição da fase de instrução do caso Hells Angels

A saída do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) da juíza que dirigiu cerca de 40 sessões da instrução do caso Hells Angels vai obrigar à repetição desta fase, revelou à Lusa fonte ligada ao …

Conselho Europeu termina sem acordo sobre Orçamento

O Conselho Europeu extraordinário em Bruxelas consagrado ao orçamento plurianual da União para 2021-2027 terminou, esta sexta-feira, sem acordo. O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, lamentou este desfecho e sublinhou que os líderes dos 27 Estados-membros …

Absolvidos médicos que não detetaram tumor cerebral em jovem de 19 anos

O Tribunal da Relação do Porto absolveu os quatro médicos que não diagnosticaram um tumor cerebral a uma jovem que acabou por morrer. O caso de Sara Moreira, a jovem de 19 anos que morreu com …