Uma em cada cinco casas vendidas em Portugal são compradas por estrangeiros

Roberto Moreno Kozlowski / Flickr

Rua de São Paulo em Lisboa

Rua de São Paulo em Lisboa

Mais de uma em cada cinco casas comercializadas em Portugal até setembro foram compradas por estrangeiros, sobretudo por ingleses, chineses e franceses, de acordo com a Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP).

Entre janeiro e setembro, o investimento estrangeiro representou 23% do total das transações imobiliárias efetuadas, tendo protagonizado 17.300 negócios de um total de 75.000 transações.

Só no terceiro trimestre registaram-se 27 mil transações, o que significa um crescimento de 8% face a igual período de 2013, confirmando a tendência de retoma do setor.

Entre os mais de 17.000 cidadãos estrangeiros que investiram no imobiliário português, os britânicos, chineses e franceses ocupam as três primeiras posições, com destaque para “os negócios realizados por cidadãos chineses que têm vindo a aumentar consecutivamente nos últimos três trimestres”.

Lisboa, Loulé e Cascais foram os municípios mais procurados entre julho e setembro.

Já no acumulado de nove meses, a APEMIP estima que as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto concentraram cerca de 14% das transações registadas no país, sendo que dos dez municípios mais relevantes em termos nacionais, sete não pertencem a estas duas unidades territoriais (Loulé, Leiria, Pombal, Viseu, Águeda, Barcelos e Coimbra).

O presidente da APEMIP, Luís Lima, citado em comunicado, destaca o “aumento consecutivo das transações imobiliárias”, através do aumento da procura de investidores estrangeiros e também nacionais.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cidade brasileira de Manaus pode já ter atingido a imunidade de grupo

Um estudo liderado pela Universidade de São Paulo, no Brasil, sugere que a cidade brasileira de Manaus, a capital do estado do Amazonas, pode já ter atingido a imunidade de grupo para o novo coronavírus …

Segunda vaga da covid-19 aumenta fosso entre ricos e os pobres em Madrid

A capital de Espanha foi a mais atingida da Europa ao nível de contágios e mortes por covid-19, situação que levou a presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, a decretar o bloqueio parcial …

Sobrinho de Pablo Escobar terá encontrado 18 milhões escondidos na parede do apartamento do traficante

Um sobrinho do traficante colombiano Pablo Escobar disse que encontrou 18 milhões de dólares em dinheiro escondidos dentro de uma parede de um dos apartamento do seu tio. De acordo com o jornal britânico The Independent, …

Bebé nasce durante voo (e companhia aérea oferece-lhe "passagem vitalícia")

Foi durante uma viagem de avião que uma menina resolveu vir ao mundo A mãe da bebé viajava num voo da Egyptair quando entrou em trabalho de parto e teve direito a um presente inesperado. …

Pelo menos 22 mortos em queda de avião militar na Ucrânia

Pelo menos 22 pessoas morreram, esta sexta-feira, na queda de um avião militar no este da Ucrânia, entre as quais estudantes de uma escola militar, havendo ainda registo de dois feridos graves. "Vinte mortos e dois …

Empresas espanholas terão de pagar despesas dos funcionários em teletrabalho

A lei não se aplicará se o teletrabalho tiver sido forçado pela pandemia de covid-19, mas a empresa terá de assumir, porém, as despesas dos funcionários que estejam a trabalhar à distância. De acordo com o …

Benfica: empresário de Everton já fala sobre futuro

"Não sei se vai sair daqui a um ano ou dois anos". Márcio Cruz confessa que o brasileiro ficou "muito chateado" quando o Benfica ficou fora da Liga dos Campeões. Everton é um dos reforços mais …

Direita religiosa está a "sabotar" a luta contra a covid-19 na Coreia do Sul

A relutância da direita religiosa sul-coreana em obedecer às regras sanitárias está a deixar o Governo preocupado. Teme-se uma segunda vaga do novo coronavírus no país. O facto de a Coreia do Sul ter suspendido os …

Greve climática no Ártico. Em protesto, Mya-Rose sentou-se num bloco de gelo durante 5 horas

Na greve climática mais a norte do mundo, Mya-Rose Craig, ornitóloga e defensora da natureza, clima e igualdade de direitos, foi fotografada a protestar em cima de um bloco de gelo no Ártico, a norte …

Detidas mais 5 pessoas após ataque junto à antiga redação do Charlie Hebdo

As autoridades antiterroristas de França detiveram mais cinco pessoas, com idades compreendidas entre os 24 e os 37 anos, na sequência da investigação ao ataque junto às antigas instalações do jornal satírico Charlie Hebdo. Os cinco …