Uma casa em Lego seria mais resistente que uma de betão. Porque não vivemos numa?

facebook/exponor

Uma casa de Lego com milhões de peças? Temos. É viável para habitação? Não. Seria espetacular? Absolutamente.

Os exércitos romanos antigos já construíam fortalezas pré-fabricadas, que podiam ser construídas e desconstruídas com facilidade e eficiência. É esse o conceito que serviu de inspiração à Lego, a icónica empresa dinamarquesa que diverte crianças e adultos.

O plástico utilizado nas peças Lego é um tipo de polímero chamado “acrilonitrilo butadieno estireno” (ABS). Na verdade, estas mini peças de brincar são mais resistente que o betão, material super forte utilizado na construção civil.

A “cofragem isolada de betão” (ICF) utiliza blocos ocos de poliestireno que são montados em paredes e depois cheios de betão. A Lego usa… plástico. Mas seria possível construir uma casa verdadeira feita destas peças?

Há mesmo já quem o tenha feito: a Guiness tem um recorde mundial da maior casa de Lego alguma vez construída: tem 2,4 milhões de peças lego e 9,39 por 5,75 metros, e foi construída em 2009 pelo arquiteto James May.

A Science Focus relembra que, em 2012, investigadores da Open University descobriram que uma peça de Lego de tamanho normal pode suportar o peso de 375.000 outras peças antes de colapsar.

Surpreendentemente, a construção de uma casa de betão (material bastante caro) sairia ainda assim muito mais em conta do que uma de plástico Lego.

“Uma das lições maravilhosas do Lego é a precisão mensurável”. As peças “têm um sistema muito bonito que, se destruir acidentalmente uma peça Lego, a utilidade do resto do sistema mantém-se“, explica à Popular Mechanics Kenneth Cheung.

Cheung é gestor do projeto Automated Reconfigurable Mission Adaptive Digital Assembly Systems (ARMADAS) da NASA e está a desenvolver ferramentas para criar infraestruturas noutros planetas. Curiosamente, os materiais utilizados no projeto partilham muitas semelhanças com as peças de Lego.

Só haveria um pequeno problema com as casas de Lego: durante um furacão, por exemplo, à medida em que o telhado de uma casa “normal” se levanta da estrutura, cria uma força de sucção que dobra a parede e solta as juntas perto do chão. Numa casa de peças de Lego, estas forças rasgariam os blocos de ABS.

Construir uma casa de Lego não é viável, mas a sua estrutura está em todo o lado e inspira a arquitetura moderna. O pragmatismo e simplicidade das construções, a força e o design simples continuam a deslumbrar adultos e crianças ao longo das décadas.

Carolina Bastos Pereira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.