Já houve muitas propostas para construir estruturas na Lua a partir do regolito lunar. Mas aqui está uma ideia que vai certamente ressoar entre os criadores, os mecânicos, os construtores de modelos e a criança dentro de todos nós.
E que tal usar peças de LEGO verdadeiras?
Os investigadores trituraram um meteorito com 4,5 mil milhões de anos e utilizaram o pó para imprimir em 3D peças espaciais do tipo LEGO. Estas encaixam como as peças de plástico e, até agora, só têm uma desvantagem: só existem numa cor, cinzento.
Quer ver alguns destes LEGOs lunares? A LEGO vai apresentar as peças espaciais em algumas das suas lojas.
Criar materiais de construção na Lua ou em Marte a partir do material disponível significa que os materiais de construção não têm de ser transportados da Terra. Isto representaria uma enorme poupança nos custos de lançamento porque seria necessário transportar menos peso da Terra.
Um grupo de cientistas da ESA (Agência Espacial Europeia) inspirou-se nos tijolos LEGO e, com os avanços da impressão 3D, teve a ideia de imprimir tijolos espaciais e testar como funcionariam para a construção.
O único problema é que, à exceção das rochas lunares trazidas pelos astronautas da Apollo – que são altamente guardadas apenas para estudo científico – não há nenhum regolito lunar disponível na Terra para fazer experiências.
Mas o pó de meteorito é um primo próximo do regolito lunar. A equipa da ESA conseguiu obter um meteorito que foi descoberto no Noroeste de África em 2000 e tem cerca de 4,5 mil milhões de anos. É feito de grãos metálicos e côndrulos, semelhantes à poeira lunar.
Misturaram o pó do meteorito com algumas outras coisas, como um polímero chamado polilactida e um simulador de regolito, e imprimiram tijolos em 3D que imitam e se comportam exatamente como os tijolos LEGO. Embora não sejam lisos como as peças LEGO normais, a ESA afirmou que os tijolos espaciais deram aos engenheiros espaciais da ESA a flexibilidade para construir e testar uma variedade de estruturas utilizando este novo material.
“Não é segredo que os cientistas e engenheiros do mundo real experimentam por vezes ideias com peças LEGO”, afirmou Emmet Fletcher, Diretor do Gabinete de Marcas e Parcerias da ESA. “Os tijolos espaciais da ESA são uma óptima forma de inspirar os jovens e de lhes mostrar como a brincadeira e o poder da imaginação também têm um papel importante na ciência espacial”.
“Ninguém construiu uma estrutura na Lua, por isso foi ótimo ter a flexibilidade de experimentar todos os tipos de desenhos e técnicas de construção com os nossos tijolos espaciais”, disse . Aidan Cowley, responsável científico da ESA. “Foi divertido e útil para compreender cientificamente os limites destas técnicas”.
Abaixo está uma lista dos locais onde os LEGOs lunares estarão expostos, e o sítio Web da LEGO tem mais pormenores. Espera-se que os LEGOs lunares inspirem crianças e adultos sobre o espaço e os encorajem a construir as suas próprias bases lunares LEGO.
EUA
- Loja LEGO, Mall of America, Bloomington, Minnesota
- Loja LEGO, Disney Springs, Florida
- Loja LEGO, Water Tower Place, Chicago
- Loja LEGO, Disneyland Resort, Califórnia
- Loja LEGO, 5th Avenue, Nova Iorque
Canadá
- Loja LEGO, West Edmonton
Reino Unido
- Loja LEGO, Leicester Square, Londres
Alemanha
- Loja LEGO, München Zentrum
- Loja LEGO, Colónia
Dinamarca
- Loja LEGO, Copenhaga
- LEGO House, Billund
Espanha
- Loja LEGO, Barcelona
França
- Loja LEGO, Paris
Países Baixos
- Loja LEGO, Amesterdão
Austrália
- Loja LEGO, Sydney
ZAP // Universe Today