//

Uma ano e meio após ser roubada, porta do Bataclan (e obra de Banksy) é encontrada em Itália

A obra que o artista de rua britânico Banksy pintou na entrada do teatro Bataclan, em Paris, em homenagem às vítimas do ato terrorista de novembro de 2015 reapareceu numa cidade de Itália.

Um polícia de Teramo confirmou que as autoridades daquela cidade italiana recuperaram “a porta roubada do Bataclan”, na qual Banksy pintou “uma jovem triste”, graças a uma operação conjunta que realizaram com a polícia de França.

Este trabalho é parte de uma série de murais atribuídos a Banksy que apareceram em Paris em junho de 2018 e foram desmontados por estranhos e levados numa carrinha em janeiro do ano seguinte.

Em 13 de novembro de 2015, membros do grupo terrorista do Estado Islâmico cometeram seis ataques coordenados em Paris que mataram 130 pessoas. Durante esses ataques, os autores causaram várias explosões perto do Stade de France, bem como tiroteios em três restaurantes, um centro comercial e o teatro Bataclan.

Algumas obras que o artista britânico realizou na capital de França, como as que lidam com questões relacionadas com a imigração, foram vandalizadas. As autoridades locais instalaram telas para protegê-las.

Esta não foi a única vez que um mural de Banksy é roubado em Paris. Em 2019, uma obra de Banksy que se encontrava junto ao Centro Pompidou, em Paris, foi roubada. Nesse mesmo ano, uma obra que representava uma crítica ao Brexit, com um homem a partir uma das estrelas da bandeira da União Europeia, desapareceu do edifício onde estava pintado.

A identidade de Banksy permanece um mistério, mas os seus trabalhos têm alcançado valores elevados em leilões. Em outubro de 2018, uma obra de Banksy destruiu-se depois de ser vendida por 1,04 milhões de libras (1,18 milhões de euros) na leiloeira londrina Sotheby’s. O próprio autor divulgou uma fotografia no momento em que o quadro “Girl with balloon” se desfazia em tiras ao passar por uma trituradora de papel instalada na parte inferior do quadro.

As obras de arte de Bansky refletem temas como a guerra, a pobreza infantil e o meio ambiente. Os seus trabalhos são satíricos – ratos, polícias a beijarem-se, polícias de choque com caras de ‘smileys’ amarelos – e apareceram inicialmente em paredes de Bristol, antes de se espalharem por Londres e depois pelo resto do mundo.

ZAP //

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.