//

“Um pesadelo”. Centeno arrasado leva chumbo dos ministros das Finanças da Zona Euro

59

Nuno Fox / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

A saída de Mário Centeno da presidência do Eurogrupo é, cada vez mais, uma certeza. Mas Centeno não desfaz o tabu, mesmo depois de um jornal alemão ter garantido que não se vai recandidatar devido ao descontentamento dos restantes ministros das Finanças da Zona Euro com a sua liderança.  

Foi nesta sexta-feira, depois de mais uma reunião do Eurogrupo, que Centeno manteve as dúvidas quanto à sua recandidatura à presidência do organismo, logo que o seu actual mandato termine, em Julho próximo.

“Irei tomar e comunicar a minha decisão sobre se vou candidatar-me a um segundo mandato na devida altura. E isso ainda não aconteceu”, salientou no final da video-conferência de ministros das Finanças da Zona Euro.

Estas declarações surgiram depois de o jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung ter anunciado que Centeno não continuaria no Eurogrupo pelo facto de não colher a aprovação dos restantes ministros das Finanças da Zona Euro. “Mal preparado e incapaz de liderar discussões”, eis como o caracteriza o jornal, frisando que a anterior reunião do Eurogrupo, a 8 de Abril passado, foi “um pesadelo”.

“Os ministros discutiram infrutuosamente sobre um pacote de ajuda” para combater a crise da covid-19 “durante 16 horas”, aponta o jornal, notando que só se chegou a um compromisso, dois dias depois, graças à “intervenção da chanceler Angela Merkel e do presidente francês Emmanuel Macron, bem como às negociações preliminares” entre os ministros das Finanças de Alemanha e França.

Eurogrupo define empréstimos “longe” do estilo Troika

Na reunião desta sexta-feira, 8 de Maio, o Eurogrupo acordou os termos precisos da nova linha de crédito do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) para apoiar os Estados-membros no quadro da covid-19, sublinhando a ausência de condicionalidades e monitorização ‘pesadas’ de anteriores empréstimos.

Depois do acordo alcançado sobre um pacote de três “redes de segurança” para Estados, empresas e trabalhadores, num montante global de 540 mil milhões de euros, os ministros das Finanças concentraram-se na definição das características exactas do chamado “Apoio à Crise Pandémica” através das quais os países da Zona Euro podem requerer até 2% do respectivo PIB para despesas directa ou indirectamente relacionadas com cuidados de saúde, tratamentos e prevenção da covid-19, sendo esta a única condição para recorrer a estes empréstimos, em condições “muito favoráveis”.

Não há outras condições associadas. Deixem-me sublinhar isto: não há outros requerimentos associados ao uso do instrumento”, salientou Centeno na conferência de imprensa após a reunião.

Além da questão da condicionalidade, Centeno sublinhou que, a nível de elegibilidade, também foi confirmado que “todos os membros do MEE preenchem os critérios de acessibilidade” face à natureza da actual crise e o seu impacto nos Estados-membros, confirmado esta semana pelas previsões económicas da Primavera da Comissão Europeia (CE) – que antecipam uma contracção recorde de 7,7% do PIB na Zona Euro em 2020 -, e destacou igualmente que a monitorização e vigilância serão “proporcionais” ao “desafio particular” da actual crise.

“Estamos, por isso, longe do estilo de monitorização da crise da dívida soberana”, enfatizou.

Centeno destacou, por isso, que esta linha de crédito não acarreta “qualquer estigma”, pois está disponível para todos os países, e “não há nenhum tipo de vigilância do género da ‘troika’”.

Este instrumento de crédito, com empréstimos com uma maturidade média de 10 anos, estará disponível para o Estado-membro que o solicitar por um período de 12 meses, que pode ser prorrogado duas vezes, por seis meses, precisou.

Depois do acordo alcançado, resta a confirmação formal por parte do Conselho de Governadores do MEE que pode ter lugar já no final da próxima semana, tornando assim este instrumento disponível ainda antes de 1 de Junho, tal como haviam solicitado os chefes de Estado e de governo da UE.

Centeno prevê “rápida recuperação para Portugal”

Centeno também disse prever para Portugal “uma rápida recuperação” da crise devido aos esforços feitos pelo país nos últimos anos “para reforçar” a sua economia.

“Discutimos a 11.ª missão de vigilância pós-programa a Portugal e fico satisfeito em reportar que correu muito bem”, declarou.

Além da resposta económica europeia à covid-19, o Eurogrupo discutiu as conclusões da 11.ª missão de vigilância pós-programa realizada pela CE e Banco Central Europeu a Portugal, que Mário Centeno indicou darem um sinal “de esperança”, apesar da severa recessão prevista.

O director-geral do MEE, Klaus Regling, também participou no encontro e disse aos jornalistas que o país teve, pela primeira, “um excedente orçamental em muitas, muitas décadas”.

Klaus Regling considerou que tal conjuntura económica “tem um importante efeito agora”, dada a crise da covid-19. Concluiu afirmando não prever “qualquer risco” de Portugal voltar a necessitar de ajuda externa nos próximos anos.

Para Portugal, o executivo comunitário estimou uma recessão de 6,8% e uma taxa de desemprego de 9,7% em 2020.

Esta crise é “uma tragédia humana”

Já no Twitter, Centeno considerou que a actual crise provocada pela pandemia da covid-19 é uma tragédia humana e defendeu a necessidade de um “poderoso plano” para recuperar a Europa.

Num vídeo colocado na rede social com o ‘hashtag’ “#EuropeDay2020 #StrongerTogether” a propósito da comemoração do dia da Europa, Mário Centeno afirma que a actual crise é mais do que um choque económico.

“Mais que um choque económico, vivemos uma tragédia humana e um desafio à nossa forma de vida”, diz Centeno, adiantando que se pode chamar Marshall ao referido plano de recuperação económica, mas que desta vez este tem de ser financiado pela Europa e não por outros.

O plano Marshall foi um programa de ajuda económica dos Estados Unidos aos países da Europa Ocidental com o objectivo de os reconstruir depois da II Guerra Mundial.

Como muitas vezes no passado, a resposta para os problemas da Europa está na Europa, refere o ministro, adiantando que a solução para a crise vai definir os europeus e formatar a Europa nos próximos anos.

Citando Epicteto, o ministro português, que no vídeo aparece com a Praça do Comércio em Lisboa como pano de fundo, defende que não é o que acontece a uma pessoa o que interessa, mas sim a forma como reage ao acontecimento.

O dia da Europa comemora-se a 9 de Maio para festejar a paz e a unidade do continente.

A data foi escolhida porque o estadista francês Robert Schuman avançou com a proposta de uma entidade europeia supranacional em 9 de Maio de 1950.

ZAP // Lusa

59 Comments

  1. “só se chegou a um compromisso, dois dias depois, graças à “intervenção da chanceler Angela Merkel e do presidente francês Emmanuel Macron, bem como às negociações preliminares” entre os ministros das Finanças de Alemanha e França.”

    Torna-se claro e óbvio o porquê de um jornal Alemão dizer mal do Ronaldo das Finanças. Como Centeno não deixa que a Europa do Norte continue a pisar na Europa do Sul. O famoso e ínfame eixo Franco-Alemão, prepara-se para deitar as garras de fora, agora que o Reino Unido saiu da UE. Centeno é uma carta fora do baralho, nesse joguete… É um gajo incómodo.

    • Mas que Ronaldo das finanças?! Isso é mesmo conversa aqui do burgo. Tenha ambições um pouco maiores e procure ver tudo com alguma distância. O Centeno nada fez que outro qualquer não fizesse. Com a economia internacional a grande ritmo, com o turismo de vento em popa, com as exportações sem paralelo (e tudo isto não é resultado do governo mas antes da conjuntura internacional) as receitas fiscais subiram a pique. Mesmo com o aumento da despesa tradicional nos governos de esquerda, ainda assim foi possível ter um superavit.
      O Centeno é a maior fraude que surgiu neste século. E se não o é, que o demonstre agora! Tem uma boa oportunidade agora para mostrar o que vale.

      • Vc deve ser ca um portugues deve…
        Fique ciente que se nao tivessemos la o Centeno, esta crise ía ser resolvida á moda da Europa do Norte e com beneficios mais uma vez pra eles:
        Lembra-se Como fou com a outta crise?
        Ía ser assim agora…eram os Portugueses que iam apertar o cinto sem solidariedade, com fome grave e tudo de mais valioso vendido aos grandes da Europa e China…
        Abra is olhos e não critique so por criticar…
        Isto é a pior recessao desde a grande recessao no inicio do seculo…e não venha dizer que isto é culpa do governo porque esta crise é mundial.

      • Aprenda primeiro a escrever e depois volte cá. No entanto, deu para perceber quem é que defende o Centeno: os que mal sabem ler ou escrever.

        Referi vários argumentos e o amigo apenas disse vulgaridades. Apresente argumentos… se é que os tem e vamos então escalpelizá-los um por um.

      • Nada como pseudo intelectuais de sofá para animar a quarentena ou, simplesmente, para ajudarem a adormecer.

      • Argumentos é que nem vê-los. Fica-te pela bola e deixa isto para quem percebe, que não é obviamente o teu caso a avaliar pelo triste comentário que aqui deixaste. Uma total pobreza de espírito. És muito limitado. Chego mesmo a ter pena de ti. Paciência.

      • Ó ed deu claramente para reparar que o colega tem pouco na cabeça. Mas olhe que também não tem necessidade de o vir aqui comprovar e partilhar com todos nós. Reserve esse problema só para si.

      • Precisamente. O espanto foi ter sido escolhido para um cargo para o qual é manifestamente incapaz. O M.Centeno e o seu chefe oportunista apenas beneficiaram de uma geração jovem e bem preparada que alavancou a nova agricultura, nova indústria e novo turismo em Portugal dando corpo ao milagre económico que vivíamos. O Centeno e o oportunista nada fizeram para o efeito. Que saia rápido para não nos envergonhar mais

      • Não tires essas palas dos olhos que não é preciso!
        Quais óculos da Alcanena!
        É com cada tapado, ficam toldados pela clubite politica!

      • Sr. Lexus o seu nome está ligado a uma marca com grande credibilidade no mercado automóvel, já o senhor não tem credibilidade nenhuma na sociedade ao mencionar só barbaridades no seu comentário, o M. Centeno fez e continua a fazer uma grande serviço no governo, conseguiu tirar Portugal da crise que foi deixada pelo seu Partido que presumo que seja o que deixou os Portugueses quase a pedir esmola, ao contrário do Sr. que de certeza que nunca fez nada pelo País, deve ser daqueles que está á espera de um tacho. Retrate-se.

      • “…conseguiu tirar Portugal da crise que foi deixada pelo seu Partido …”
        Esta nunca tinha ouvido…
        E ainda diz que o Lexus não tem credibilidade. Pelo menos o Lexus escreve sem erros.
        O que dizer de si. É caso para perguntar: onde andou na última década?!
        Está a esquecer-se do buraco do gangue do 44, onde o atual PM desempenhou cargo enquanto ministro?!
        Está a esquecer-se que o país estava de tanga?!
        Olhe… vá tomando a medicação porque o seu caso é grave.

      • Na verdade sinto vergonha por existirem portugueses tão baixos que por uma paixão politica e interesses pessoais provavelmente, se atrevam a uma acusação tão ignóbil. Merda para ti

      • Quando a argumentos é que nada. Deixe-se ficar na sua ignorância.
        Nada disto tem a ver com clubites.
        O Centeno aproveitou os enormes cortes na despesa pública feita pelo anterior governo e beneficiou da conjuntura externa que arrastou Portugal através do turismo e das exportações.
        Na despesa pública, muito embora tenha havido um pequeno aumento, este foi muito ligeiro e muito aquém do aumento das receitas. A justiça, saúde, educação, segurança… continuam todas subfinanciadas.
        Até tivemos um ministro da saúde que disse: “somos todos Centeno” que é como quem diz não estou aqui a fazer nada, uma vez que quem gere é quem manda no dinheiro. Como esse ministro teve “tomates” foi-se embora e tiveram de ir buscar uma tontinha que se sujeitasse a um ministro todo poderoso que apenas tinha como meta assegurar que a despesa pública não ia para lá de valores que possibilitassem o cumprimento do défice.
        Tudo isto são números. Tudo isto está nas estatísticas nacionais (INE e BDP).
        Agora endeusar o Centeno?!!! Só mesmo numa população totalmente desconhecedora do que é as finanças públicas e a economia. Enfim… é o que temos.

      • haahahaha
        Adoro treinadores de bancada que de finanças e economia nada percebem!
        Vá estudar e depois falamos!

      • Ó criatura mononeurónio. Diga-me lá, daquilo que eu referi, o que não está correto.
        Isto é válido para todos os que aqui comentaram (a monga da Ana Isabel, o Gil e o Vasco António).
        Virei cá responder-vos. Até porque eu tenho argumentos, e os amigos, tal como revelam bem os vossos comentários, não têm nenhum. Venham esses argumentos!

      • E argumentos?! Ah, já sei, a cabeça não dá para mais.
        Deixe isto para os adultos e vá brincar com as bonecas.

  2. Ronaldo das Finanças. Estas e outras mentiras de quem manda neste País. Agora vem o tretas dizer que o Centeno não o informou do empréstimo ao Novo Banco. E o palerma fica-se. Parece o tempo de Sócrates

    • É mais um arranjinho entre o costa e a catarina. Agora que o costa sabe que o centeno vai sair, faz uma cena de teatro, puxa-lhe o tapete (típico do viperino que é o costa) para dizer que é ele que vai correr com o ronaldo e ainda remata “pois, pois, ele sim, é que era o responsável pelas cativações. O malvado”.
      E continuamos nesta terrinha de arranjinhos, teatro e milagres.

  3. Bipolaridade do ministro,
    De merceeiro habilidoso e ilusionista promissor, cortes em tudo e mais alguma coisa,a desaparecimento de verba,vulgo minudencias segundo Costa de 500 milhões de uma página para a outra no orçamento de Estado a Ronaldo das Finanças , com aumento da dívida pública em mais ou menos 26.000.000.000,vinte e seis mil milhões de euros apesar de como dizia o sr.Costa correr tudo muito bem , pois as companhias de aviação despejavam resmas de turistas por aí, como diria Herman José, embora na balança comercial , as exportações tivessem deixado de pagar as importações e eis que aparece o diabo e lá vai Costa de mão estendida junto dos ” repugnantes” pedir ,ao abrigo da solidariedade ,apoio,muito apoio,porque a situação das contas públicas está numa situação miserável.
    Eis porque os repugnantes queriam e querem saber das contas em Espanha,Portugal,Itália …,e outros, porque o populismo paga-se mais tarde mas paga-se, apesar de toda a manipulação.
    As pessoas não podem chegar ao super mercado e pagar com a relação entre o PIB e a dívida ,eu tentei e eles não aceitaram e disseram-me ,
    Pode pagar com ,,pilim,grana,moeda,nota ,o artigo com que se compra o melão,massa …….

  4. Tal e qual como quando assumiu a pasta das Finanças em Portugal. Nos primeiros tempos andava completamente às aranhas. Só muito mais tarde é que conseguiu apanhar o comboio, mas apesar de ocupar o lugar da frente, na verdade, até hoje, foi sempre mais conduzido do que conduziu

  5. Votem outra vez no coveiro da nação e ganha logo uma viagem para o abismo.
    São donos disto tudo..
    Vergonha

  6. Alguém acha que algum centeno deste mundo decide alguma coisa na união europeia! Se os grandes países não quiserem fazer alguma coisa, os pequenos centenos nada conseguem! Neste momento, a união ou se une ou termina a ser cada um por si e fecham as portas! Ca dentro, nos primeiros 4 anos foi uma brincadeira onde se aliaram todos os da bandalheira á sombra dos biliões de euros que foram injetados pelo BCE a custo zero ou perto disso. Agora meus senhores, isto é a sério e espero que corra bem! Mas uma coisa é certa, se tem tem sido o esforço do povo e do anterior governo, neste momento estava-mos na miséria estrema.

  7. Claro que sim! Os Alemaes, as muletas holandesa e finlandesa e alguns merceeiros nesta página não estão contentes.
    Centeno devia ser estrangeiro!
    Ou então do PSD, cujos barões nascem logo diplomados ou com direito á providencial equivalencia, geneticamente habilitados para altos voos na política e na finança, normalmente por está ordem.

  8. O Ronaldo da bola veio para ficar, o das finanças não passa de um mito e agora posto à prova fora do seu habitat natural acabará no esquecimento, no entanto tudo vai mal por esta “UE” que teve mau parto e acabará por ter morte mais trágica ainda. Muitos erros e pouca união tem havido pelo caminho ao longo dos anos, a globalização e dependência em relação à China e outros povos asiáticos aliada a esta pandemia chinesa certamente dará para muitas interrogações aos senhores políticos europeus sobre o estado a que chegamos de dependência ao ponto de nem simples máscaras ou luvas fabricarmos.

    • Não sou socialista.
      Mas o acordo de 500.000.000.000€ foi o maior da história da UE.
      Recebeu os parabéns da Presidente Úrsula van der Leyen.
      O resto são conversas da treta.

  9. Para quem não tem “jeito” para consensos, conseguir um dos maiores acordos de apoio financeiro da história da UE, é obra.

    • Isso foi a piada do dia, o que é que ele conseguiu?

      Foi para conseguir os coronabonds e saiu com um empréstimo ao estilo do FMI mas sem a monitorização … ou pelo menos dizem eles. (depois se descobre, mas entretanto já ele esta no Banco de Portugal)

  10. Não acho que seja o Ronaldo das Finanças. Não acho que seja o Top que diz ser ….mas trambém …vamos analizar a noticia ao mesmo tempo que analizemos a uniao europeia desde o seu inicio até agora……

    ah e já agora , se eu também cortasse na saude , na educação e na justiço deixanto os serviços à beira da rotura , e criando mais impostos indirectos , também conseguia aprensentar resultados bonitos na economia ….

    A UE foi criada para “salvar” a Franca e a Alemanha, varios aspectos entre eles a politia Agrícula Cumum , que nós tós tós deixamos ir andando em troca de alguns subsidios envenenados…..
    Acontece que a Alemanha e a Franca sempre mandaram na UE , mesmo quando não respeitam as regras ….não sofrem as mesmas sanções….
    Negociaram antes da reunião e claro que iam fazer o que querem , não é agora um tuga que chegava à poderosa Merkel e dizia tu fazes isto e aquilo….
    Esta crise é o principio do Fim da Europa , porque os varios caminhos que vejo depois disto , nenhum é bom….A europa depois da Troika , da separação norte / sul depois do Beexit tinha aqui uma prova de fogo …e o que faz? Não se entende ! porque ? porque é uma manta de egos , de interesses que nada têm a ver uns com os outros….e o resultado disto é que o mundo avança , potências emergem , a China , a India , os arabes…..e o europa sempre a fundar ……..não ajudem a Italia , Espanha , etc e vão ver , a Itália está desertinha de sair e é só o Salvini chegar ao Governo e já foste …e com a Italia fora é o fim…..já não há lideres para a Europa , com a saida da Merkel e o cromo do Macrom com a mania que manda alguma coisa ….a Europa vai ser um conjunto de edicios cheio de fatos com ordenado xurudos a fazer leis para cumpriri ou pagar multas menores que o resultado do incumprimento…tou farto disto….triste um povo que não se sabe governar…ando a ouvir que isto esta em crise desde que nasci …mas não vejo ninguem ser severamente castigado por incompetência ou por crimes de corupção…

  11. No final de tudo isto chega-se á conclusão do velho ditado ” antes só que mal acompanhado ” pouco entendo de política e de seus derivados, mas como cidadão muitas vezes me pergunto! Que temos nós simples trabalhadores lucrado com a entrada na uniäo europeia? Milhões práqui milhões práli e nada se vê. Sou da Beira Baixa interior do país tive de emigrar porque pouco havia, hoje nada há está pior do que estava á 40 anos as aldeias ainda tinham vida hoje estâo desetas até as famosas scuts que seria uma ajuda ao interior se tem de pagar, as ajudas a agricultura viste-las e se alguém tentar recorrer a alguma coisa só a questão da borocracia pelo qual tem de passar tira a tesão a quem a tem com vontade de alguma coisa fazer.Na minha humilde opinião se tiver de saír da UE é já e deixar de alimentar sanguesugas dentro e fora de portas. Sou a favor de um referendo para se alterar ou abolir algumas lacunas que evergonham a constituíção assim como a saída da UE. Sou fraco escritor e comentarista é apenas a minha opinião.

    • Meu caro, nem sequer imagine a saída da U.E. . Os juros da dívida subiriam tanto que o país entrava imediatamente em bancarrota. O novo escudo teria de desvalorizar para aí uns 50% em relação ao euro actual. A capacidade do país para comprar no exterior reduzia-se drasticamente. Acabavam os Mercedes e Bms para o povo. Provavelmente passaríamos a andar de novo de Renault Clio. A situação do país ficaria abaixo do nível do tempo do Salazar. Não se esqueça que a Inglaterra saiu de pantufas porque não estava no Euro. O nosso nível de vida tem melhorado estes anos a custa de endividamento externo que dificilmente voltaria a existir. Por isso se quisermos um suicídio colectivo e acabar com a UEuropeia e consequentemente com o Euro.

      • “O nosso nível de vida tem melhorado estes anos a custa de endividamento externo que dificilmente voltaria a existir.”

        Esse é que é o drama. Temos um nível de vida que não podemos sustentar.
        O euro foi um erro. Daqui a 50 ou 100 anos, com alguma distância todos irão perceber isso. As realidades económicas são gigantescas nos países da moeda única.
        Portugal beneficiaria de esta na UE e não no Euro. Deste modo, poderia “disciplinar” as suas importações (os bens tenderiam a ficar mais caros porque a nossa moeda teria de desvalorizar) e poderia estimular um pouco mais as suas exportações.
        Não correríamos grande risco de importar inflação até porque cada ano que passa estamos mais independentes do ponto de vista energético.

  12. Quem lhe chamou Ronaldo das finanças foi um ministro das finanças alemão, se bem me lembro!! E quanto aos biliões que entraram a custo zero foram e continuam a ser pagos com língua de palmo! A nossa economia e a agricultura foram completamente destruídas, pela CEE, para quê? Para fazerem deste país uma espécie de caixote do lixo! Para aqui mandaram as celuloses que ninguém queria na e cobriram-nos o solo, capaz de produzir qualquer cultura, com os incendiários eucaliptos! Deixem-se de ódios sobre quem está a trabalhar para defender, o melhor que pode e que lhe deixam, a causa nacional!

  13. Não sei até que ponto o facto de Portugal ser em toda a Europa o único país que mantem e sustenta um pequeno e fantasmagórico Partido comunista, se acompanhado da Espanha , são os dois únicos países na Europa onde existem geringonças socialistas, uma caldeirada de politicas esquerdistas, umas mais que as outras, e ambas em contramão com a realidade do Mundo moderno, se estas duas aberrações políticas causam urticária misturada com alguma repugnância e desprezo aos nossos parceiros da CEE, o facto é que , na presente pandemia, quando estes dolis pa

  14. Os paises do norte na UE querem ser eles a dominar a orientação da UE. E chamo a atenção para se analisarem os Curriculos fos antecessores de Centeno e ver quem são os que se aproximam do curriculo de Centeno. Aliás, há casos em que se veio a constatar falsidades no curriculo desses do norte. Eles não podem insistir em barrar cidadãos fo sul chegarem a altos cargos mas quase exigem que edtes tengam a sua linguagem. Como sabemos eles chegam mesmo a ofender o orgulho nacional dos paises fo sul. Centeno năo alinhou e lá estão eles a denegrir de forma grosseira as competências de Centeno. Tudo isto porque o Presidente do EuroGrupo apresentar soluções que irritaram os senhores do norte. Esta UE seria boa para a europa se muitos canalhas do norte nem chegassem a altos cargos, porque năo têm a moral que se deve exigir. Esta UE vai mesmo morrer. Os paises do sul com a França e outros que desejem se unirem e encontrar uma forma nomeadamente apenas haver fabricas de automóveis e outras destes paises, mesmo com moeda de cada mas sem alfandegas e se poder circular. E muito mais teria para lembrar

  15. O lugar de Presidente do Euro Grupo da UE, é parecido com o cargo de Secretário Geral da ONU. Em ambos os cargos terão de fazer o jogo e defender os interesses respetivamente dos Paises do Norte da Europa e dos EUA. Para poderem ter apoio para segundo mandato. Não é a competência quem determina!

  16. Alemanha a dominar a Europa. Já tem a Ursula e agora coloca lá um lacaio do norte para evitar os Eurobonds. Depois temos a China que só o melhor mercado das exportações alemãs. A receita é simples, mas não criar dívida na Europa porque conseguem levantar a economia com as exportações deles. Este filme já é velho e passou várias vezes na Europa.

  17. O nosso problema não é a união europeia,mas a nossa corrupção,e isso não muda em nada.esse é o nosso grande problema,que políticos e amigos roubam todos os dias.
    ACORDEM!!!!!

  18. Vejo aqui muita teoria do lusomerdismo. As pessoas não hesitam em achar que os portugueses são todos uns merdas desde que isto sirva para defender interesses politiqueiros. Não se importam de sacrificar o seu orgulho pátrio para satisfazer o seu ódio pelo sucesso de outros portugueses e da nação. Estes portugueses acham que Portugal não merecia ser nada. Mas estes mesmos acham que mereciam para si um lugar na terra como seres humanos. Se eu seguisse esta linha de raciocínio diria que o melhor do mundo da bola era o Messi por causa do seu virtuosismo e acharia que nós os portugueses só devíamos todos ser uns apanhadores de lixo de todo o mundo. qualquer dia virá ainda alguém dizer que o Benfica nunca foi campeão europeu, que o Porto nunca ganhou nada na Europa e que é apenas uma ilusão o facto de Portugal ter sido campeão europeu de futebol, de futsal (masculino e feminino) de futebol de praia, que as equipas portuguesas nunca ganharam títulos internacionais no andebol e no hóquei em patins. Quando o excesso de inveja nos coloca na posição de bestas estamos aí sim perante um gravíssimo caso de saúde pública.

    • Isto não é uma questão de nacionalismo.
      Já que gosta tanto de bola, e se calhar deveria reservar os seus comentários apenas a esse tema, imagine uma equipa de estrelas em que metem um jogador mediano a ponta de lança. E no final do campeonato este jogador mediano tem uma média elevadíssima de golos. Pois, era só facilidades. Mesmo que falhasse muito, ainda assim as oportunidades eram tantas que era praticamente impossível não ser um dos melhores marcadores do campeonato.
      Foi isto que aconteceu ao Centeno. A conjuntura internacional era tão positiva que mesmo que cometesse erros atrás de erros (e nem cometeu muitos, diga-se de passagem) teria sempre um resultado muito positivo. Isto, porque não mexendo nas taxas (e algumas até subiram), com o aumento da base gera-se uma receita líquida muito maior. Foi isso que aconteceu. Agora a questão que se coloca é por que razão a base aumentou. E isso em nada se deve a este governo. Este governo tinha como ideia política aumentar o PIB pelo aumento da procura interna. O crescimento do PIB nos anos de governação do Costa (e já no último ano do Passos/Portas) deveu-se às exportações e ao turismo. Isto é, fomos arrastados pela conjuntura internacional. Não perceber isto, é não perceber nada. A procura interna pouco evolui. Inclusivamente o investimento público até foi o menor dos últimos 10 anos.
      Tudo isto são números. Tudo isto está no INE e no BDP para consulta. Comentar e criticar sem números que sustentem a argumentação é conversa de café. E nesse campeonato o amigo deverá sair-se melhor.

  19. É triste e asqueroso ouvir alguns treinadores de bancada a denegrir Mário Centeno! Não sabem o que dizem nem se calam sobre o que não sabem. A verdade é curta e simples: António Costa é o PM mais respeitado da Europa e Mário Centeno é temido, isso sim, pela sua qualidade e coragem para meter na ordem os países papa-léguas do malfadado eixo e os espertinhos do Norte da Europa. Perceberam seus portugueses de trazer por casa?
    Já agora a LUSA podia ter correspondentes (pagos por nós), que fossem jornalistas à séria e menos facciosos e incompetentes.
    Ele há cada uma! O mundo aplaude Portugal e os Chicos espertos da política de meia tigela vomitam direita entalada por todos os lados…

    • Enfim, mais um que anda alucinado.
      Ó amigo explique-me lá desta fórmula o que é que não compreendeu:
      – Racionalização de despesas públicas feita pelo governo Passos / Portas (as estatísticas demonstram-no)
      – O atual governo aumentou um pouco as despesas públicas mas muito aquém do que os eleitores pretendiam. Veja por exemplo a continuação do subfinanciamento da saúde, justiça, educação, segurança pública,… (as estatísticas demonstram este facto)
      – No plano internacional a conjuntura foi extremamente favorável. Turismo e exportações puxaram a economia (não se esqueça que o modelo Costa / Centeno previam o crescimento económico pelo aumento da procura interna e não pelas exportações / turismo). As exportações e o turismo começaram ainda no anterior governo. Se não sabe isso, então andou muito distraído todos estes anos. As estatísticas do INE e BDP comprovam-no. Vá ver!

      E pronto, tem um superavit. Assim, até eu. Com um aumento enorme de receitas e mantendo as despesas quase na mesma, a conta não é difícil de fazer.

      Um conselho: esqueça-se desse nacionalismo bacoco e veja a realidade como esta é.
      Venham daí argumentos, se é que os há. Mas argumentos, com factos. O seu texto é apenas um comentário pretensioso mas que nada diz para além de vulgaridades geralmente ouvidas à saída de uma tasca na hora de fecho.

  20. O Centeno é um flop que a imprensa avençada transformou em Ronaldo.
    Agora com a crise se vai ver se o Centeno vale alguma coisa

  21. Parece que este “Ronaldo das Finanças” se vai reformar ( ricamente no BdP digo eu ) antes do verdadeiro Ronaldo. Pelos vistos mais uma manobra do governo socialista e se autoelogiar, desta vez na Europa, que viu os seus dias de mentira chegarem ao fim.

  22. È tudo inveja! Quem o intitulou de Ronaldo das finanças foi o famoso ministro das finanças alemão Shaubel! Quem está a denegrir a sua imagem são esses imberbes yuppies da actual política europeia “nordestina”. Apoiemos os nossos que é o que os outros fazem para lhes dar força!

  23. Pode não ser o melhor mas,sempre será melhor que a cambada de ”Nazis” que circulam pela UE.É tudo inveja da capacidade do Centeno.

    • Mas que capacidade?! O amigo está bom?! Tem tomado a medicação?
      Então não vê que esta criatura apena beneficiou da forte racionalização de despesas do anterior governo e de uma conjuntura internacional como nunca houve nas últimas décadas?!
      O problema da economia é que todos mandam bitaites mesmo quando nada percebem, como é bem evidente no seu caso.

  24. Pois, o Centeno em Portugal foi pelo caminho mais fácil. O caminho dos preguiçosos e incompetentes.
    Bota aumento brutal de imposto nos combustíveis, nas casas e bora lá aumentar tudo que é taxas e taxinhas. Tá feito!
    Se calhar o resto da Europa quer mais qualidade, medidas mais estruturais, mais justas e mais sustentáveis… Ainda bem!

    • E pelo meio ainda conseguiu um feito: o maior corte de sempre no investimento público. Nem no tempo da Troika foi assim tão baixo.
      Depois queixem-se que a educação, a saúde,a justiça, as forças de segurança… andem todas de mão estendida e a funcionar sabe Deus como.

  25. Está demonstrada toda a incompetência desta criatura. Na Europa já todos viram a nulidade que é. Por cá, primeiro-ministro e presidente da república finalmente constataram o óbvio. O princípio de peter comprovou-se. Até já se tinha comprovado muito antes de ser ministro das finanças. Andavam era todos distraídos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.