“Um objectivo histórico”. Efacec leva luz a todo o Ruanda

A Efacec instalou três sub-estações de alta tensão no Ruanda, contribuindo atingir “um objetivo histórico da República do Ruanda” com “a electrificação total do país em 2023”. O projecto da empresa portuguesa está orçado em 10,5 milhões de euros.

“Pela primeira vez”, a rede eléctrica do Ruanda “atinge o nível de tensão de 220kV graças à instalação de três subestações de alta tensão” por parte da Efacec, anuncia a empresa portuguesa em comunicado.

O projecto de instalação de três sub-estações (SE Mamba de 220kV, SE de Rwabusoro de 220/110/11kV e SE de Bugesera de 220/110/11kV) arrancou há cerca de três anos e meio quando a Efacec venceu o concurso internacional para o efeito, lançado pelo Ruanda, num contrato de 10,5 milhões de euros.

A “Efacec acaba de contribuir para um objetivo histórico da República do Ruanda: a electrificação total do país em 2023“, anuncia agora a empresa que foi, recentemente, nacionalizada pelo Estado português, no seguimento do envolvimento de Isabel dos Santos, a anterior accionista maioritária, nos Luanda Leaks.

Em comunicado, a empresa portuguesa refere que as três sub-estações instaladas “são essenciais para o desenvolvimento económico e social do Ruanda ao distribuir electricidade até às zonas rurais deste país africano”.

“Esta obra será fundamental para escoar os 80MW produzidos na Central Eléctrica de Hakan Mamba para a rede eléctrica nacional, para alimentar o novo Aeroporto Internacional e o Parque Industrial de Bugesera”, acrescenta a Efacec, notando que o projeto “vai dar um contributo significativo para que, em 2023, 100% da população esteja ligada à rede eléctrica do Ruanda”.

Em Julho passado, o Governo português decidiu nacionalizar a participação de Isabel dos Santos na Efacec, anunciando contudo que pretende voltar a reprivatizar a empresa.

No seguimento da decisão do Governo, Novo Banco, BCP e Caixa Geral de Depósitos accionaram processos judiciais contra a empresa, com o intuito de garantir o direito a uma futura indemnização, já que reclamam verbas emprestadas, em 2015, à Winterfell 2, através da qual Isabel dos Santos detinha a participação na Efacec.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 2-2 Belenenses SAD | Líder salva virgindade nos descontos

A Belenenses SAD esteve a segundos de cumprir a promessa de Petit, que na antevisão da partida apontava para a primeira derrota do Sporting. Os “azuis” estiveram a vencer por 2-0, graças a uma eficácia …

Quatro anos depois, Danny recuperou a sua prancha. Estava a 2700 quilómetros

Um surfista australiano recuperou a sua prancha quatro anos depois de a ter perdido. Estava a 2700 quilómetros do sítio onde a tinha visto pela última vez. Danny Griffiths, um surfista habituado a ondas grandes, perdeu …

Os astronautas precisam de um frigorífico. Engenheiros trabalham num que funciona de "cabeça para baixo"

Para que os astronautas façam longas missões à Lua ou a Marte, precisam de um frigorífico, mas estes eletrodomésticos não são projetados para funcionar em gravidade zero. Os astronautas precisam de frigoríficos para as missões prolongadas …

A maior "cidade-fantasma" da China voltou a florescer (graças à educação)

Kangbashi, na Mongólia Interior, é considerada há muitos anos a maior "cidade-fantasma" da China. Agora, tem muito a agradecer a uma jogada inesperada, mas muito eficaz: o setor da Educação. Há alguns anos que Kangbashi, uma …

Carro da Tesla ajuda o FBI a capturar homem suspeito de atear fogo em igreja

As câmaras de um Tesla ajudaram as autoridades a prender um homem suspeito de atear fogo numa igreja na cidade de Springfield, no estado de Massachusetts. A congregação foi atacada mais de uma vez em …

Destemida e aventureira. Com apenas 18 anos, Simone Segouin ajudou a França a derrotar os nazis

Quando tinha apenas 18 anos, Simone Segouin juntou-se à Resistência Francesa para capturar as tropas nazis, sabotar os planos alemães e lutar contra o fascismo no seu país. Apesar de ter abandonado a escola bastante cedo, …

Orgulho e ciúmes. Corrida armamentista entre Coreias coloca ambiente de paz em risco

A relação entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul é conhecida por ser bastante conturbada, sendo que nos últimos anos já ocorreram alguns incidentes entre os países. Agora, as duas nações peninsulares …

"Estória mal contada": a saída de João Marques do Famalicão

Perto do final do campeonato feminino de futebol, o treinador das candidatas ao título abandona o emblema minhoto. Provavelmente porque vai liderar outra equipa minhota. Adeptos não gostaram. A Liga BPI, a primeira divisão nacional feminina …

Livre cede lugares à IL e ao Volt. Vasco Lourenço fala em "chicana política"

O Livre cedeu, esta quarta-feira, quatro lugares da sua comitiva no desfile que assinala o 25 de Abril à Iniciativa Liberal e ao Volt Portugal, depois da comissão promotora os ter informado de que não …

Pena de morte diminuiu. Execuções globais atingem o número mais baixo numa década

Globalmente, foram executadas 483 pessoas em 2020, o número mais baixo registado pela Amnistia Internacional (AI) numa década, marcando uma redução de 26% em relação a 2019 e 70% comparativamente a 2015. Segundo um artigo da …