/

“Absurdo”. Um novo radar apanhou a 195km/h um carro que não passa os 160km/h

8

Uma condutora terá sido apanhada a 195km/h, no novo radar instantâneo da EN14, na Maia, numa zona o máximo permitido é 70km/h. O estranho do caso é o veículo em questão ter, alegadamente, velocidade limitada a 160km/h.

Um “novo radar” de velocidade instantânea apanhou a 195km/h um veículo cuja velocidade está limitada a 160km/h.

O insólito deu-se na Estrada Nacional 14, entre a Maia e o Porto.

O radar – um dos novos radares implementados em setembro – apanhou à velocidade referida um Land Rover Freelander, numa zona em que se podia circular, no máximo, a 70km/h.

Só que… o veículo, de 2000, tem velocidade máxima limitada a 160km/h, de acordo com o Notícias Maia.

Além disso, de acordo com a fotografia divulgadas pelo jornal local, havia trânsito na via, no momento da alegada infração.

Erro técnico ou não, foi aplicada à condutora uma coima de 500€, acompanhada de uma sanção que pode variar entre a proibição de conduzir durante 2 a 24 meses.

Em declarações ao jornal local, a visada assegurou não circulava àquela velocidade (195km/h), nem o seu veículo antigo seria capaz de tal, e, por isso, vai recorrer da multa que considerou “absurda”.

De acordo com dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), os veículos em excesso de velocidade diminuíram 80% nas zonas onde há um mês foram instalados novos radares.

Segundo a entidade, “os novos locais de controlo de velocidade foram selecionados com base em dois critérios fundamentais: a sinistralidade grave e a velocidade, nomeadamente onde o excesso de velocidade se revelou relevante para essa sinistralidade”.

ZAP //

8 Comments

  1. Absurda é a luta dos xicos espertos contra os radares, aproveitam qualquer coisinha para tentar desacreditar o sistema. Se houve um erro (normal) a srª contesta a multa e pronto. Não há aqui história para contar.

  2. A questão aqui é o mau funcionamento em tão pouco tempo de uso, pura caso a viatura em questão não passa dos 160, mas caso não fosse o caso e que não tivesse mais nenhum veiculo no momento da infração como é que o condutor iria provar que não estava a circular há velocidade registrada.

  3. O carro pode estar limitado de fábrica sim, mas como sabem há por aí muita gente e meter repros e box potência… o carro em questão, já tive um desse modelo e nunca me atrevi nem em auto estrada a essas velocidades porque a estabilidade torna-se instabilidade…

  4. O povo já deveria estar habituado a este esbulho por parte das autoridades a semelhança de outros do nosso dia a dia.
    É preciso mais dinheiro, arranjam um de secretaria e aprova-se uma lei para o efeito.
    O estado puramente desvinculou-se em tudo de responsabilidades e tem para isso organismos desfuncionais

  5. O problema vai ser quando não se conseguir provar, vai ser um paga e não bufes. No meu caso o meu carro até dá essa velocidade mas nunca andaria nesses valores.

  6. Pois eu tive uma multa na av do Combatentes em Lx, em cuja foto não se consegue confirmar os números da matrícula e num sitio onde não passei nem estive aquela hora. Estando em casa como justifico que não passei lá. O meu aspirador não fala nem serve de testemunha!!!…
    É mesmo a caça à multa para cumprir objetivos. Será que as outras matrículas parecidas não terão também sido autoadas???

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.