Tiroteio numa escola no Tennessee faz vários feridos. Suspeito morto pela polícia

Georgi Licovski / EPA

Várias pessoas ficaram esta segunda-feira feridas após um tiroteio numa escola em Knoxville, cidade do Estado norte-americano do Tennessee. Uma pessoa morreu.

“Há relatos de várias vítimas de disparos, incluindo um agente” na Austin-East Magnet High School, revelou a polícia local através de uma mensagem na rede social Twitter por volta das 16h locais (20h em Lisboa).

A nota apelava ainda aos cerca de 180 mil habitantes da cidade no sul dos Estados Unidos a evitarem aquela área, noticia a agência AFP.

Entre os feridos, a maioria estudantes, encontra-se um agente da polícia do Departamento da Polícia de Knoxville. O agente não se encontra em perigo de vida.

A única vítima mortal foi um aluno que se barricou numa casa de banho e que terá disparado contra um agente da polícia. O principal suspeito foi morto pela polícia.

Os jovens foram isolados “num confinamento restrito” dentro do edifício e os pais foram enviados para a parte traseira para os irem recolher.

O responsável pelas escolas no condado de Knox confirmou, através do Twitter, que tinha ocorrido um tiroteio mas que o edifício estava seguro. “O local foi protegido e os alunos que não estiveram envolvidos no incidente foram autorizados a irem ter com as suas famílias”, afirmou Bom Thomas, citado pela agência AP.

Num outro tweet, Thomas acrescentou que as autoridades estavam a recolher informações sobre “esta situação trágica”, remetendo mais informações para mais tarde.

Vários meios de comunicação local têm relatado a presença de veículos policiais e de emergência no local.

Os tiroteios em escolas têm sido um flagelo recorrente nos Estados Unidos desde o massacre em Columbine, Estado do Colorado, em abril de 1999.

Considerando este fenómeno uma “epidemia”, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou na semana passada medidas direcionadas para limitar a proliferação de armas de fogo naquele país.

Este é o quarto episódio de tiroteios nos Estados Unidos em menos de um mês. Em 16 de março, oito pessoas morreram em três tiroteios ocorridos em casas de massagens na cidade de Atlanta, na Geórgia. Seis dias depois, a 22 de março, um homem assassinou 10 pessoas num supermercado em Boulder, no estado norte-americano do Colorado. O tiroteio mais recente aconteceu a 31 de março, na localidade de Orange, em que um homem matou quatro pessoas, entre as quais uma criança, num edifício de escritórios.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …