Tiroteio na Califórnia faz quatro mortos, incluindo uma criança

Etinne Laurent / EPA

Quatro pessoas, incluindo uma criança, morreram na noite de quarta-feira num tiroteio num complexo de escritórios em Orange, no estado norte-americano da Califórnia.

De acordo com a NBC News, a polícia foi chamada ao local por volta das 17h30 locais. “Os nossos agentes envolveram-se num tiroteio”, explicou a porta-voz do departamento de polícia local Jennifer Amat.

O edifício da empresa, cujo não foi divulgado, parecia ter vários escritórios. Amat explicou que há um andar de cima, um andar de baixo e uma área de pátio. “É uma situação que estava a mudar de áreas, então, no meu entendimento, foi em toda essa área”, disse.

Segundo o Los Angeles Times, no complexo de escritórios existem cerca de uma dúzia de negócios, incluindo uma seguradora, um terapeuta de casal, uma loja de reparação de telemóveis, um terapeuta da fala e várias imobiliárias.

Quatro pessoas, incluindo uma criança, morreram no incidente.

Uma quinta pessoa foi atingida e levada para o hospital, tal como o suspeito do crime. Ambos estavam em estado crítico. O suspeito ficou ferido por uma arma de fogo, mas ainda não se sabe se foi autoinfligido.

Nenhum agente da polícia ficou ferido.

A polícia recuperou a arma usada no tiroteio e está a trabalhar para determinar um motivo do incidente. A investigação vai incluir várias agências, informou Amat.

O governador Gavin Newsom, que considerou os eventos “horríveis e comoventes”, disse, em comunicado, que “os nossos corações estão com as famílias afetadas por esta terrível tragédia esta noite”.

“Estou profundamente triste com os relatos de um tiroteio em massa no Condado de Orange e continuo a manter as vítimas e os seus entes queridos nos meus pensamentos à medida que continuamos a aprender mais”, disse a polícia Katie Porter, no Twitter. “A minha equipa e eu continuaremos a monitorizar a situação de perto.”

Este é o terceiro tiroteio em massa registado nos Estados Unidos nas últimas três semanas. Dez pessoas morreram na semana passada quando um atirador abriu fogo num supermercado de Boulder, Colorado. Uma semana antes, oito pessoas, incluindo seis mulheres de ascendência asiática, foram mortas em três spas da área de Atlanta.

Amat disse que não havia uma situação como este em Orange desde 1997, quando um atirador matou quatro pessoas num pátio de manutenção do Departamento de Transportes da Califórnia. O atirador naquele tiroteio, que tinha sido despedido pelo departamento por roubo, matou quatro trabalhadores e feriu outros antes de ser morto pela polícia.

Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …

Polícia chinesa prende mais de mil suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas

As autoridades chinesas intensificaram o controlo de esquemas que envolvem criptomoedas e prenderam mais de 1.100 suspeitos de usar os ativos digitais para lavagem de fundos ilícitos. A mega operação ocorreu em 23 províncias, regiões e …

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …

Plástico é responsável por 80% do lixo nos oceanos

Um estudo global publicado na quinta-feira revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacolas e garrafas. Em seguida surge o metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel …

Governo sabia da partilha de dados de ativistas russos desde março

O Governo sabia do envio para a embaixada russa dos dados pessoais dos manifestantes anti-Putin desde março. A notícia foi avançada pela RTP. Os ativistas russos revelaram que a sua queixa sobre a atitude da Câmara …

Nome "Donald" atingiu um recorde de baixa popularidade nos EUA

Donald Trump parece ter garantido que será o "Donald" mais notável dos próximos anos, já que o nome do ex-presidente dos Estados Unidos atingiu o recorde de baixa popularidade, em 2020. Um novo relatório da Social …

Euro2020. Eriksen caiu inanimado no relvado, mas já está "estável"

O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do Grupo B do Euro2020, foi interrompido ao minuto 43 depois do médio Christian Eriksen ter caído inanimado do relvado. O jogador do Inter Milão, de 29 …

Hungria quer proibir conteúdos sobre homossexualidade a menores de 18

O Governo conservador húngaro preparou nova legislação que proíbe a exibição de material pornográfico de qualquer tipo e de quaisquer conteúdos que encorajem a mudança de género ou a homossexualidade a menores de 18 anos. O …