Um mito arrepiante sobre a Disneyland acabou de ser confirmado

A Disneyland é conhecida por ser o lugar mais feliz do Mundo. Mas há mitos por trás do mundo encantado da Disney e um dos mais tenebrosos acabou de ser confirmado: é um dos locais preferidos para deixar cinzas de entes queridos.

No Disneyland Park, em Anaheim, Califórnia, e no Walt Disney World, em Bay Lake, na Flórida, isto acontece com tanta frequência que os funcionários têm um código especial quando identificam qualquer sinal de cinzas: “limpeza HEPA”.

A equipa, de seguida, vem com um aspirador de pó equipado com um filtro de ar de alta eficiência (HEPA), projetado especificamente para apanhar as partículas mais finas e aspirar os restos.

“As cinzas humanas são espalhadas em canteiros de flores, em arbustos e em relvados do Magic Kingdom; fora dos portões do parque e durante fogos de artifício; no parque dos Piratas das Caraíbas e no fosso debaixo dos elefantes voadores da viagem de Dumbo”, relata o Wall Street Journal.

Mais frequentemente, de acordo com guardas e funcionários do parque, foram espalhadas na Mansão Assombrada, a atração de 49 anos que conta com uma estranha e antiga propriedade cheia de fantasmas imaginários, acrescenta o jornal.

Os restos resultantes da cremação não são cinzas no sentido comum. Durante o processo de cremação, o tecido mole vaporiza sob o calor extremo tudo o que resta é o osso calcinado, que é esmagado, ficando em pó.

Por causa do calor, qualquer micro-organismo presente no corpo também é queimado, por isso não há risco para a saúde pública. Mas isso não significa que a Disney os queira espalhado no parque.

“Este tipo de comportamento é estritamente proibido e ilegal“, disse um porta-voz da Disney. “Os hóspedes que tentarem fazê-lo serão retirados da propriedade.”

De facto, na maioria dos Estados Unidos, espalhar cinzas em propriedade privada sem autorização, incluindo em parques de diversão, museus e estádios, pode levar a penas de multa ou serviço comunitário. Isso. Em 2005, um homem foi detido e acusado de invasão por espalhar as cinzas da mãe num estádio desportivo.

Há lugares nos EUA em que é permitido deixar cinzas, como os parques nacionais, desde que se tenha permissão e seja feito afastado das áreas de tráfego intenso, por exemplo, trilhos de caminhada e parques infantis.

O mar também é permitido, mas apenas a uma distância de pelo menos três milhas náuticas da terra (equivalente a 5,5 quilómetros).

Os fosfatos no pó ósseo calcinado são fertilizantes naturais, o que pode estimular o crescimento das plantas. Por outro lado, as cinzas humanas podem ter um alto teor de sal e também um pH alto, que pode ser tóxico para certas plantas.

Há leis semelhantes na Austrália e no Reino Unido, onde é permitido espalhar cinzas em terras públicas ou privadas, desde que se tenha a permissão do proprietário.

ZAP // N+1 / Science Alert

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E no metro em NY é permitido então…. foi altamente publicitado que por lá espalharam as cinzas de um português que perdeu a vida em NY… Será que não é um local público???? Até me arrepia respirar o ar dentro das estações de metro de NY quando lá vou, só de pensar, que estou a a respitar as cinzas daquele Senhor coitado….Mas claro há sempre exceções á regra, basta ser-se “conhecido”

RESPONDER

Carlos César é o "primeiro apoiante do Governo e do primeiro-ministro"

O líder parlamentar socialista rejeitou esta sexta-feira que a sua proposta para reduzir o IVA da tauromaquia represente uma desautorização do executivo, acentuando que é por convicção e posição institucional o primeiro apoiante do …

NASA acaba de divulgar novos dados sobre o misterioso Oumuamua

A NASA acaba de revelar novas informações sobre Oumuamua, o primeiro asteróide não oriundo do Sistema Solar já detetado. De acordo com uma nova publicação, o corpo interestelar é um "objeto relativamente pequeno e reflexivo.  Oumuamua, …

Espanha está a envenenar o Rio Tejo (é uma "indecência ecológica")

É um "cocktail de desastre" que está a sufocar o rio Tejo. Análises efectuadas à água do rio, desde a nascente em Espanha, até à foz em Portugal, revelam uma situação preocupante, e do outro …

Portuguesa que escondeu filha na mala do carro condenada a 5 anos de prisão

A mulher portuguesa que escondeu a filha na mala do carro, durante os seus primeiros 23 meses de vida, foi condenada a 5 anos de prisão, com 3 anos de pena suspensa, por ter causado …

Ex-primeiro-ministro da Macedónia fugiu do país num carro diplomático húngaro

O ex-primeiro-ministro macedónio Nikola Gruevski, condenado no seu país a dois anos de prisão por corrupção, passou pela Albânia em direção ao Montenegro no passado domingo num carro diplomático húngaro. A Hungria já garantiu não …

Governo avança com mais medidas para incentivar regresso de emigrantes

O Governo vai avançar com medidas “de caráter multidimensional” para apoiar o regresso de portugueses que emigraram e queiram regressar ao país, avançou esta quinta-feira o secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro. À margem …

Sete em cada dez quedas de idosos acontecem em casa (mas é possível evitá-las)

A expressão “lar, doce lar” parece perder algum sentido quando o último relatório da Organização Mundial de Saúde sobre quedas comprova que estas são a principal causa de morte acidental dos idosos e acontecem, maioritariamente, …

Armas, carros, fatos. 90 milhões de euros para equipar polícias

Os polícias vão receber, em 2019, armas, carros, coletes balísticos e fatos de proteção, bem como obras em instalações, no valor de 90,9 milhões de euros. Esta sexta-feira, em Cascais, o ministro da Administração Interna entrega …

Zero oferece galinha ao Governo para reciclar resíduos orgânicos

A associação ambientalista Zero vai oferecer ao Governo a galinha Balbina, um animal reciclador, chamando a atenção para a necessidade de investir em soluções para que cada cidadão possa reciclar os resíduos orgânicos em casa. “A …

Chuva e vento forte de volta no fim de semana

O estado do tempo no fim-de-semana vai sofrer um agravamento devido à aproximação de um sistema frontal ao território do continente, prevendo-se chuva, vento forte e agitação marítima. De acordo com o Instituto Português do Mar …