Um mito arrepiante sobre a Disneyland acabou de ser confirmado

A Disneyland é conhecida por ser o lugar mais feliz do Mundo. Mas há mitos por trás do mundo encantado da Disney e um dos mais tenebrosos acabou de ser confirmado: é um dos locais preferidos para deixar cinzas de entes queridos.

No Disneyland Park, em Anaheim, Califórnia, e no Walt Disney World, em Bay Lake, na Flórida, isto acontece com tanta frequência que os funcionários têm um código especial quando identificam qualquer sinal de cinzas: “limpeza HEPA”.

A equipa, de seguida, vem com um aspirador de pó equipado com um filtro de ar de alta eficiência (HEPA), projetado especificamente para apanhar as partículas mais finas e aspirar os restos.

“As cinzas humanas são espalhadas em canteiros de flores, em arbustos e em relvados do Magic Kingdom; fora dos portões do parque e durante fogos de artifício; no parque dos Piratas das Caraíbas e no fosso debaixo dos elefantes voadores da viagem de Dumbo”, relata o Wall Street Journal.

Mais frequentemente, de acordo com guardas e funcionários do parque, foram espalhadas na Mansão Assombrada, a atração de 49 anos que conta com uma estranha e antiga propriedade cheia de fantasmas imaginários, acrescenta o jornal.

Os restos resultantes da cremação não são cinzas no sentido comum. Durante o processo de cremação, o tecido mole vaporiza sob o calor extremo tudo o que resta é o osso calcinado, que é esmagado, ficando em pó.

Por causa do calor, qualquer micro-organismo presente no corpo também é queimado, por isso não há risco para a saúde pública. Mas isso não significa que a Disney os queira espalhado no parque.

“Este tipo de comportamento é estritamente proibido e ilegal“, disse um porta-voz da Disney. “Os hóspedes que tentarem fazê-lo serão retirados da propriedade.”

De facto, na maioria dos Estados Unidos, espalhar cinzas em propriedade privada sem autorização, incluindo em parques de diversão, museus e estádios, pode levar a penas de multa ou serviço comunitário. Isso. Em 2005, um homem foi detido e acusado de invasão por espalhar as cinzas da mãe num estádio desportivo.

Há lugares nos EUA em que é permitido deixar cinzas, como os parques nacionais, desde que se tenha permissão e seja feito afastado das áreas de tráfego intenso, por exemplo, trilhos de caminhada e parques infantis.

O mar também é permitido, mas apenas a uma distância de pelo menos três milhas náuticas da terra (equivalente a 5,5 quilómetros).

Os fosfatos no pó ósseo calcinado são fertilizantes naturais, o que pode estimular o crescimento das plantas. Por outro lado, as cinzas humanas podem ter um alto teor de sal e também um pH alto, que pode ser tóxico para certas plantas.

Há leis semelhantes na Austrália e no Reino Unido, onde é permitido espalhar cinzas em terras públicas ou privadas, desde que se tenha a permissão do proprietário.

ZAP // N+1 / Science Alert

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E no metro em NY é permitido então…. foi altamente publicitado que por lá espalharam as cinzas de um português que perdeu a vida em NY… Será que não é um local público???? Até me arrepia respirar o ar dentro das estações de metro de NY quando lá vou, só de pensar, que estou a a respitar as cinzas daquele Senhor coitado….Mas claro há sempre exceções á regra, basta ser-se “conhecido”

RESPONDER

O monumento mais alto do cemitério de Nova Orleães conta uma história de vingança e mesquinhez

Com 24 metros de altura, o Monumento Moriarty é o mais alto no cemitério Metairie de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A sua construção conta uma história de mesquinhez: o memorial foi uma desculpa para …

FBI detém membro de um dos mais perigosos e lucrativos grupos de hackers

O FBI deteve recentemente um alegado membro de um dos mais temidos grupos de piratas informáticos do mundo, conhecido como Fin7. O grupo é suspeito de ataques informáticos que levaram a uma receita ilícita estimada em …

Artista gráfico faz reconstrução facial de Henrique VII de Inglaterra

Um artista gráfico fez uma reconstrução ultrarrealista de Henrique VII, Rei de Inglaterra entre 1485 e 1509. De acordo com o site Live Science, Matt Loughrey produziu a imagem de Henrique VII a partir da sua …

Marcelo promulga diploma que permite festa do Avante! (mas deixa recados ao Governo)

O Presidente da República promulgou, esta terça-feira, o diploma do parlamento sobre proibição de festivais e espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro devido à covid-19, mas com reparos sobre "a garantia do princípio …

Governo italiano vai contratar 60 mil pessoas para vigiar distanciamento social

O Governo italiano vai contratar "assistentes cívicos" para garantir que os cidadãos cumprem o distanciamento social. Depois de mais de dois meses confinados nas suas casas para conter a propagação do coronavírus, os italianos começaram a …

Rio volta a admitir que PSD viabilize Orçamento Suplementar do Governo

O presidente do PSD afirmou hoje que viabilizará ao Governo uma proposta de Orçamento Suplementar, "como tudo indica que é", que proceda à adaptação de medidas a tomar até ao final do ano para o …

J.K. Rowling anuncia novo livro infantil a ser publicado gratuitamente online

A escritora britânica J.K. Rowling, autora da saga "Harry Potter", vai publicar um novo livro infantil, intitulado "The Ickabog", um conto de fadas que será disponibilizado 'online', gratuitamente e em formato de série, a partir …

Empresa portuguesa cria cabine que faz desinfeção total em 25 segundos

A Starmodular, uma empresa com sede em Belmonte, distrito de Castelo Branco, criou um sistema destinado a espaços abertos ao público que permite a desinfeção total em 25 segundos para evitar a propagação da Covid-19, …

TAP duramente criticada por marginalização do Norte. Rio fala em "empresa regional"

Rui Rio foi apenas uma das várias vozes que criticaram o novo plano de voo da TAP, em que a maioria das ligações repostas são de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa também demonstrou a sua …

Teatros e cinemas podem reabrir, mas com um lugar de intervalo

Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir com todas as filas ocupadas e um lugar de intervalo entre os espetadores, que serão obrigados a usar máscara. Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir, a …