Um lapso. Agente da PSP trabalhou durante 14 dias infectado devido a “erro de comunicação”

Um agente da PSP de Rio Tinto, em Gondomar, no distrito do Porto, recebeu a informação de que não tinha Covid-19, apesar de ter tido um resultado positivo. Dessa forma, continou a trabalhar durante 15 dias até ser detectado o “lapso”.

O Jornal de Notícias reporta “um erro na comunicação” do resultado de um teste à Covid-19 que levou a que um agente da PSP continuasse a trabalhar, arriscando infectar outras pessoas, durante um período de 14 dias.

Este agente terá recebido a indicação de que não tinha covid-19 no dia 15 de Abril, continuando a sua actividade profissional como habitualmente.

Só a 29 de Abril é que recebeu a informação de que, afinal, estava infectado, após uma chamada da Delegação de Saúde da sua área de residência.

A Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN) não explica o que aconteceu, mas assegura ao JN que é “alheia ao erro”. A entidade assume “o lapso verificado na comunicação do resultado negativo ao elemento da PSP de Gondomar, quando efectivamente era positivo”, mas frisa que não é “da responsabilidade de nenhuma autoridade de Saúde”.

“Estão a desenvolver-se as diligências necessárias, de acordo com as orientações da Direcção-Geral da Saúde”, adianta ainda a ARSN.

Uma fonte oficial da PSP aponta ao jornal que logo após o conhecimento do erro, “de imediato o polícia em apreço e os demais que com o mesmo trabalham de forma permanente e próxima foram colocados em quarentena até realização do teste de despistagem”.

O JN refere que “do total de elementos da PSP testados ao novo coronavírus, 705 revelaram-se negativos”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Novo recorde em cinco meses. Mais 780 casos por covid-19 em Portugal

Portugal regista mais seis mortos e 780 casos de infeção por covid-19 esta sexta-feira, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Os números revelados no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde …

"Podemos chegar a 1.000 novos casos por dia". Costa pede cautela

No final da reunião de emergência com o gabinete de crise para o acompanhamento da evolução da covid-19 em Portugal, Costa deixou conselhos e pediu cautela. A reunião, convocada na quinta-feira por António Costa, surgiu …

13 de Outubro em Fátima "sim, mas sem peregrinos". Delegada de Saúde espera que a Igreja se "porte bem"

A delegada de Saúde Pública do Médio Tejo defende que as cerimónias religiosas do 13 de Outubro no Santuário de Fátima decorram "sem peregrinos", esperando que a Igreja se porte "tão bem" como aquando do …

Espanha acusa hackers chineses de roubarem informações de vacina contra coronavírus

O Centro Nacional de Inteligência (CNI) espanhol argumenta que hackers chineses terão, alegadamente, acedido a informações confidenciais sobre o desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus. A diretora do CNI, Paz Esteban, alerta para um aumento …

Tribunal de Loures. António Joaquim vai manter-se em liberdade

O Tribunal de Loures decidiu esta sexta-feira manter a medida de coação de termo de identidade e residência a António Joaquim, condenado pelo Tribunal da Relação pelo homicídio do triatleta Luís Grilo, após um pedido …

Mesmo com o aumento de infetados, diminuir a quarentena para 10 dias é uma hipótese

A DGS deverá decidir em breve se o período de quarentena pode ser reduzido de 14 dias para apenas 10 dias, mas não para todos os casos. Para ficar menos tempo isolado é necessário cumprir …

Porfírio Silva vê “papel positivo” na candidatura de Ana Gomes, mas critica farpas a Costa

O dirigente socialista Porfírio Silva considera que a candidatura presidencial de Ana Gomes pode ser positiva se não cair na "armadilha" de se centrar no ataque a António Costa e se não "atropelar" o Estado …

Operação Lex. Três juízes acusados de corrupção. Luís Filipe Vieira vai ser julgado por um crime

Os juízes Rui Rangel, Fátima Galante e Vaz das Neves e o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, estão entre os 17 acusados da Operação Lex. Em causa estão crimes de corrupção, abuso de poder, …

Em tempos difíceis, Von der Leyen diz que “sempre vi em Portugal um forte aliado"

Numa entrevista, Ursula von der Leyen disse que Portugal terá “a tarefa de liderar” com a recuperação da pandemia quando chegar à presidência do Conselho da UE em 2021. E promete uma proposta “mais humana …

Caso Eurofin. Salgado recebe coima de 4 milhões de euros do Banco de Portugal

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, foi condenado pelo Banco de Portugal a pagar mais uma coima, no valor de quatro milhões de euros, no processo sobre o veículo suíço Eurofin e por operações que lesaram …