Um ano depois, apenas 3 taxistas compraram carro eléctrico

mariordo59 / Flickr

-

Quase um ano depois de a Câmara de Lisboa e as associações de taxistas terem assinado um protocolo para a aquisição de veículos elétricos, apenas três foram adquiridos, revelou esta terça-feira o presidente da Federação Portuguesa do Táxi (FPT).

A pouca duração da bateria e o longo tempo de carregamento são os principais fatores apontados pela FPT e pela Associação Nacional dos Transportes Rodoviários em Automóveis Ligeiros (Antral) para a pouca procura de carros elétricos.

“Há um inconveniente que é a autonomia da bateria. É muito reduzida e torna-se muito complicado para um taxista. A não ser que não aposte em serviços fora da cidade”, disse à Lusa o presidente da FPT, Carlos Ramos.

Segundo o responsável, um carro elétrico que faça serviço de táxi tem de “parar duas ou três vezes para carregar porque tem pouca autonomia e não há carregamentos rápidos”.

Apesar disso, continua a defender que se trata de uma “boa opção” para quem se dedique a serviços na cidade.

Também o presidente da Antral, Florêncio de Almeida, disse à Lusa que o principal problema é que os carros elétricos “não têm autonomia suficiente para trabalhar” e “perde-se muito tempo para os carregar”.

A agência Lusa tentou obter um comentário da Câmara de Lisboa à pouca procura de veículos elétricos através deste protocolo, mas até ao momento não foi possível.

Assinado a 8 de agosto de 2013, o protocolo contempla a cedência de 60 mil euros, a repartir entre as duas associações, para apoiar a compra de 20 veículos movidos a energia elétrica.

Prevê ainda que cada taxista receba três mil euros de apoio, cerca de 12% do custo total de cada viatura.

O objetivo era renovar 20 viaturas, uma ‘gota de água’ face ao número de táxis a circular abaixo da norma “Euro 3”, ou seja, anteriores a 2000, portanto, mais poluentes.

A Câmara de Lisboa pretendia assim melhorar a qualidade do ar e o ruído na cidade.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Acho extraordinário 3 terem comprado, pois os postos de abastecimento rápido que foram comprados e pagos pelo anterior Governo, continuam desde 2011 encaixotados na Efacec!!! Assim é impossível avançar a mobilidade eléctrica!

RESPONDER

Mudanças climáticas estão a secar um rio que fornece água a milhões de pessoas nos Estados Unidos

As mudanças climáticas reduziram drasticamente o fluxo do rio Colorado, nos Estados Unidos, deixando em risco o abastecimento de cerca de 40 milhões de pessoas e milhões de hectares de terrenos agrícolas. O alerta consta …

Trump vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou na segunda-feira que vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros, à chegada à cidade de Ahmedabad, para uma visita …

Vale e Azevedo livre de processo de desvio de fundos do Benfica

O Tribunal Judicial de Lisboa declarou a prescrição do processo em que o antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo era acusado de ter desviado dinheiro do clube. O Tribunal Judicial de Lisboa declarou, na …

O Pentágono acabou de simular uma guerra nuclear com a Rússia

O Pentágono realizou um exercício de treino na semana passada, no qual simulou uma guerra nuclear com a Rússia. Apesar de ser comum passar por conflitos simulados, é incomum divulgá-los.  De acordo com a National Defense …

Novo passaporte britânico é desenhado em França e feito na Polónia

A ministra do Interior britânica, Priti Patel, apresentou no sábado os novos passaportes. Começam a ser emitidos em março e recuperam a cor azul que tinham antes de 1988, quando o Reino Unido se juntou …

Confirmados resultados das presidenciais da Guiné-Bissau e vitória de Sissoco Embaló

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau confirmou os resultados das eleições presidenciais e a vitória de Umaro Sissoco Embaló. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau confirmou esta terça-feira os resultados das eleições presidenciais …

Multimilionário Warren Buffett revela qual é "o melhor negócio do mundo"

O investidor e empresário norte-americano Warren Buffett revelou que, para ele, a Apple é "o melhor negócio do mundo" na segunda-feira, durante uma entrevista ao canal da CNBC. Em declarações ao canal, o multimilionário de 89 …

"Até Ronaldinho foi melhor do que Lionel Messi", diz antigo guarda-redes argentino

O ex-guarda-redes argentino Hugo Gatti disse que Lionel Messi "está muito longe" em comparação com os jogadores que viu jogar. O antigo guarda-redes argentino Hugo Gatti falou sobre Lionel Messi e comparou o internacional albiceleste com …

Renault constitui-se assistente em processo contra Carlos Ghosn para "fazer valer os seus direitos"

A fabricante automóvel Renault anunciou na segunda-feira que se constituiu assistente no processo de investigação do seu antigo presidente Carlos Ghosn por abusos de bens sociais e branqueamento. Segundo noticiou a agência Lusa, em comunicado, citado …

Agentes do ex-Benfica Luka Jovic são suspeitos de branqueamento de capitais

Os agentes do antigo jogador do SL Benfica Luka Jovic, Fali Ramadani e Nikola Damjanac, são suspeitos de terem branqueado mais de 10 milhões de euros em Espanha. Os empresários Fali Ramadani e Nikola Damjanac, da …