Um ano depois, apenas 3 taxistas compraram carro eléctrico

mariordo59 / Flickr

-

Quase um ano depois de a Câmara de Lisboa e as associações de taxistas terem assinado um protocolo para a aquisição de veículos elétricos, apenas três foram adquiridos, revelou esta terça-feira o presidente da Federação Portuguesa do Táxi (FPT).

A pouca duração da bateria e o longo tempo de carregamento são os principais fatores apontados pela FPT e pela Associação Nacional dos Transportes Rodoviários em Automóveis Ligeiros (Antral) para a pouca procura de carros elétricos.

“Há um inconveniente que é a autonomia da bateria. É muito reduzida e torna-se muito complicado para um taxista. A não ser que não aposte em serviços fora da cidade”, disse à Lusa o presidente da FPT, Carlos Ramos.

Segundo o responsável, um carro elétrico que faça serviço de táxi tem de “parar duas ou três vezes para carregar porque tem pouca autonomia e não há carregamentos rápidos”.

Apesar disso, continua a defender que se trata de uma “boa opção” para quem se dedique a serviços na cidade.

Também o presidente da Antral, Florêncio de Almeida, disse à Lusa que o principal problema é que os carros elétricos “não têm autonomia suficiente para trabalhar” e “perde-se muito tempo para os carregar”.

A agência Lusa tentou obter um comentário da Câmara de Lisboa à pouca procura de veículos elétricos através deste protocolo, mas até ao momento não foi possível.

Assinado a 8 de agosto de 2013, o protocolo contempla a cedência de 60 mil euros, a repartir entre as duas associações, para apoiar a compra de 20 veículos movidos a energia elétrica.

Prevê ainda que cada taxista receba três mil euros de apoio, cerca de 12% do custo total de cada viatura.

O objetivo era renovar 20 viaturas, uma ‘gota de água’ face ao número de táxis a circular abaixo da norma “Euro 3”, ou seja, anteriores a 2000, portanto, mais poluentes.

A Câmara de Lisboa pretendia assim melhorar a qualidade do ar e o ruído na cidade.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Acho extraordinário 3 terem comprado, pois os postos de abastecimento rápido que foram comprados e pagos pelo anterior Governo, continuam desde 2011 encaixotados na Efacec!!! Assim é impossível avançar a mobilidade eléctrica!

RESPONDER

Fisco quer devolução de 3,5 milhões de euros por erro em declarações de IRS de 2015

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou um erro na liquidação de declarações de IRS relativas a 2015, que implicou um novo apuramento do imposto em cerca de dez mil declarações no valor de 3,5 …

Afeganistão declara derrota do Daesh no principal bastião no país

O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, anunciou esta terça-feira a derrota do grupo extremista Daesh na província de Nangarhar, no leste, considerado um dos principais bastiões do grupo 'jihadista' no país. "Quem poderia imaginar há um …

Parlamento vota Orçamento do Estado a 10 de janeiro

O Orçamento do Estado para 2020 será discutido na generalidade em 9 e 10 de janeiro, na Assembleia da República, com votação final global marcada para 7 de fevereiro. Segundo o jornal Público, as duas primeiras …

Legionella. Fase de instrução do surto de Vila Franca de Xira começa hoje

O início desta fase facultativa, em que o Tribunal de Instrução Criminal de Loures vai decidir se o processo segue e em que termos para julgamento, está agendado para as 09h30 e decorrerá à porta …

Um dos mais influentes empresários de Malta foi detido no caso da morte de jornalista

Foi detido no seu iate o magnata Yorgen Fenech, um relevante empresário de Malta, no âmbito das investigações à morte da jornalista Daphne Caruana Galizia que estava a investigar pessoas influentes do país pelo alegado …

Presidente argentino diz que vai pagar dívida ao FMI, mas recusa mais ajustes fiscais

O Presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, assegurou na terça-feira ao Fundo Monetário Internacional (FMI) que o país vai cumprir com os compromissos em matéria de dívida, mas rejeitou aplicar mais ajustes fiscais. "Desenvolvemos um plano …

Vieira garante "reforma" de 3,8 milhões de euros com OPA do Benfica à SAD

A OPA parcial lançada pelo Benfica à sua própria SAD desportiva vai beneficiar os accionistas com um encaixe potencial de mais de 24 milhões de euros. Luís Filipe Vieira está entre esses beneficiados, podendo encaixar …

Pingo Doce

Trabalhadora do Pingo Doce terá sido impedida de ir à casa de banho (acabou por urinar na caixa)

Uma funcionária de um hipermercado Pingo Doce terá solicitado, por várias vezes, para ir à casa de banho, sem ter sido autorizada para isso, o que a levou a urinar-se no posto de trabalho. Uma …

Senado dos EUA aprova projeto de lei de apoio aos direitos humanos e democracia em Hong Kong

O Senado norte-americano aprovou, na terça-feira, por unanimidade, um projeto de lei de apoio aos direitos humanos e à democracia em Hong Kong, numa altura em que os protestos no território se tornam mais violentos. O …

Orçamento de 2% para a Cultura vai ser atingido em quatro anos

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, disse esta terça-feira que o horizonte de 2% da despesa do Orçamento do Estado, com origem nas receitas gerais para a cultura, será atingido em quatro anos, com um …