A última sexta-feira 13 de 2013 é celebrada hoje, em Montalegre, com um espectáculo junto ao castelo, desfile de bruxas e queimada do padre Fontes, num investimento superior a 100 mil euros, avançou à Lusa fonte da câmara.
A noite “mais mágica e mítica” de Montalegre, no distrito de Vila Real, espera receber entre 30 a 40 mil visitantes vindos de norte a sul do pais e da vizinha Espanha.
O presidente do município, Orlando Alves, referiu que este evento é uma janela de oportunidades e de valorização do território.
A Câmara de Montalegre organiza a Noite das Bruxas desde 2002, que decorre todas as sextas-feiras 13, sendo já parte integrante do calendário cultural da região.
A “Noite das Bruxas” apresenta o espectáculo “Praga de Fogo”, junto ao castelo, com efeitos especiais e música, baseado nas lendas de Montalegre, nomeadamente a de Mourilhe, na qual um mouro e uma cristã se apaixonam.
A vila de Trás-os-Montes tem ainda preparado um desfile de bruxas, diabos, figuras do além e duendes pelas ruas para assustar os mais imprudentes.
Os restaurantes e hotéis, com lotação esgotada, prometem infernizar o jantar dos convivas com figuras diabólicas.
Como são esperadas temperaturas muito baixas, a autarquia vai combater o frio acendendo fogueiras pelas ruas.
A figura principal da festa vai ser, como vem sendo habitual, o padre António Fontes, conhecido por “Dom Bruxo”, que tem como tarefa a preparação da queimada, licor feito à base de aguardente, limão, maça e açúcar, acompanhada por uma ladainha que simboliza a “invocação de tudo quanto é mal” e um espectáculo piro-musical.
A diversão e animação continuam, até de madrugada, pelos bares e discotecas.
/Lusa