Última análise dá enfermeira espanhola “livre do Ébola”

Adolfo Lujan / Flickr

Manifestação ‘Teresa somos todas’ em Madrid

A auxiliar de enfermagem espanhola que tinha contraído Ébola, Teresa Romero, está com “carga viral zero”, segundo o resultado de um primeiro exame divulgado este domingo pela família da paciente.

A primeira de duas provas realizada hoje ao sangue da auxiliar de enfermagem espanhola infectada com o Ébola teve resultado negativo, devendo uma segunda prova ser realizada nas próximas horas, confirmou o Governo espanhol.

O resultado é confirmado num curto comunicado do comité especial criado pelo executivo para acompanhar a crise do Ébola em Espanha.

“O estado de saúde da paciente hospitalizada no Carlos III evoluciona favoravelmente. A primeira prova foi negativa e o teste será repetido nas próximas horas”, refere o comunicado.

O teste negativo não significa, ainda, que a enfermeira esteja livre de Ébola, pois isto teria de ser comprovado em uma segunda análise. Novos resultados são esperados em 24 a 48 horas.

Pedindo “prudência”, Teresa Mesa, uma amiga que se converteu na porta-voz da família, disse que os médicos do hospital Carlos 3º, em Madrid, estão optimistas e confiantes de que o próximo exame a Romero também venha negativo.

Quando o segundo teste for realizado, poder-se-á verificar que Teresa Romero está livre do vírus, caso se mantenha o resultado negativo.

Caso isso ocorra, este surto em Espanha terá terminado, num momento em que passam 21 dias sem que nenhum dos envolvidos no tratamento de Teresa Romero tenha manifestado qualquer sintoma.

Além de Teresa Romero, o Comité explica no seu segundo comunicado de hoje que os 15 hospitalizados continuam assintomáticos.

Estão ainda à espera da segunda prova (depois de uma primeira negativa) três outras pessoas sob investigação.

Trata-se de um viajante procedente da Nigéria, um cooperante das Canárias e um homem que usou a mesma ambulância que transportou Teresa Romero.

Segundo o último balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Ébola causou mais de 4.500 mortos em cerca de nove mil casos registados na Libéria, Serra Leoa e Guiné-Conacri, os mais afetados, mas também na Nigéria, Senegal, Espanha e Estados Unidos.

Teresa Romero Ramos / Facebook

Teresa Romero Ramos, a enfermeira de 44 anos infectada com Ébola

Teresa Romero Ramos, a enfermeira de 44 anos infectada com Ébola

ZAP / Lusa / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O Sporting vai perder o jogo, embora vá dar uma luta intensa. Mas a experiência do Sckalk04 nestas competições é de longe muito maior.

RESPONDER

"Relação estava cristalizada". PS satisfeito com retoma do "diálogo cordial" com CDS

O presidente do PS saudou, esta terça-feira, a "retoma" de um relacionamento "cordial" com a nova direção do CDS-PP em torno de matérias de interesse nacional, considerando que se verificou uma transição e acabou uma …

Ministra espanhola não pensa "nem um segundo" em substituir Centeno

A ministra dos Assuntos Económicos de Espanha, Nadia Calviño, assegurou que não dedica “nem um segundo” a pensar numa candidatura à presidência do Eurogrupo, apontando que Mário Centeno “está a fazer um excelente trabalho”. A cerca …

Grupo alemão de extrema-direita tinha planos "assustadores" para atacar mesquitas

Um grupo alemão de extrema-direita, em que 12 elementos foram detidos na semana passada, é suspeito de planear ataques em larga escala "assustadores e chocantes" contra muçulmanos, semelhantes aos realizados na Nova Zelândia no ano …

Novo Banco deverá pedir perto de mil milhões de euros ao Fundo de Resolução

O Novo Banco prepara-se para pedir uma nova injeção ao Fundo de Resolução a rondar os mil milhões de euros. Com este montante, o banco atinge o teto definido na venda ao fundo Lone Star. O …

"Nunca tive um processo como este". Juiz Carlos Alexandre "surpreendido" com o caso Tancos

O juiz Carlos Alexandre assumiu, em pleno tribunal, estar "surpreendido" com os meandros que envolvem ocaso de Tancos. "Nunca tive um processo como este", terá desabafado em mais uma audiência, notando que o caso "mostra …

Maduro anuncia exercícios militares permanentes e de surpresa

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou esta terça-feira que o país fará exercícios militares "de surpresa" e de maneira permanente, em manobras que poderão incluir centenas de milhares de membros da Força Armada Nacional Bolivariana …

Bolsonaro recebe Jorge Jesus, mas muitos não gostaram da fotografia

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, recebeu esta segunda-feira, em Brasília, o treinador português Jorge Jesus, após ter conquistado no domingo a Supertaça ao serviço do Flamengo. Depois de, no domingo, ter conquistado a Supertaça ao serviço …

Cientistas encontram 300 vírus "enormes" com habilidades estranhas

Uma equipa de investigadores identificou 300 novos vírus "enormes" com habilidades estranhas encontrados em vários ambientes. Estes podem causar doenças nos seres humanos. Os vírus têm sido um tema habitual ultimamente, abrindo jornais e deixando a …

Seguro de saúde específico para britânicos visa "mitigar" consequências do Brexit

Com o objetivo de minimizar o impacto do 'Brexit' no turismo, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, informou que estão em curso estratégias para "mitigar as consequências" e encorajar os "turistas a continuar a …

Já foram identificados alguns dos adeptos que insultaram Marega. Arriscam prisão até 5 anos

A Polícia de Segurança Pública (PSP) já identificou alguns dos adeptos que estiveram envolvidos nos insultos racistas ao jogador Moussa Marega, do FC Porto, durante o jogo no Estádio do Vitória de Guimarães. Arriscam penas …