Uigures forçados a trabalhar em fábricas chinesas que fornecem para marcas internacionais

Pelo menos 80 mil pessoas da minoria muçulmana uigur estão a ser forçados a trabalhar em fábricas chinesas que fornecem para várias grandes marcas internacionais.

Um relatório do Instituto Australiano de Políticas Estratégicas (ASPI) revelou que pelo menos 80 mil pessoas da minoria muçulmana uigur foram transferidos de centros de “reeducação” em Xinjiang, na China, para fábricas que fornecem produtos para várias marcas internacionais.

Nike, Adidas, Apple, BMW, Huawei, Samsung, Sony, Volkswagen e Sony são algumas das 83 marcas para que as cadeias de fornecimentos chinesas trabalham. Segundo o jornal Público, a ASPI realça que as condições “sugerem fortemente trabalho forçado”.

Entre 2017 e 2019, o think tank australiano identificou pelo menos 27 fábricas em nove províncias chinesas com trabalhadores uigures. A investigação provou que esta operação faz parte de um esquema apoiado pelo Estado conhecido como “Xinjiang aid”.

Os trabalhadores uigures vivem em dormitórios segregados, têm aulas de mandarim e formação ideológica, e estão sob vigilância constante. Além disso, esta minoria é proibida de cumprir as suas práticas religiosas.

“O nosso relatório torna muito claro que a desapropriação dos uigures e outras minorias étnicas em Xinjiang tem também um carácter muito forte de exploração económica“, disse Nathan Ruser, coautor do relatório. “Identificámos essa contaminação invisível e até agora oculta na cadeia de fornecimento global”.

Nos últimos anos, cerca de 1 milhão de uigures foram levados para “campos de reeducação” para serem punidos e “endoutrinados”. O Governo chinês tem sido acusado pela comunidade internacional de reprimir esta minoria muçulmana. Em sua defesa, Pequim defende que está a combater o terrorismo e os extremismo religiosos.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Miguel Pinto Luz: "O grande vencedor deste Orçamento chama-se Pedro Nuno Santos"

O vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais considera que o "grande vencedor" deste Orçamento do Estado é Pedro Nuno Santos e que o ministro "aumentou o seu capital político". Em entrevista ao Diário de Notícias e …

Médicos libaneses ajudam a retirar pessoas depois dos confrontos durante uma manifestação em Beirute

Líbano decreta dia de luto nacional depois de tiroteio durante manifestação causar seis mortos

Confrontos durante uma manifestação convocada pelo Hezbollah na manhã de ontem causaram seis vítimas mortais. O protesto era contra o juiz que lidera o inquérito à explosão no porto de Beirute no ano passado. O Líbano …

Argentina ganhou: os números de Emiliano e a crítica de Messi

Resultado positivo diante do Peru não impediu uma "boca" do número 10 ao árbitro. Mais um jogo em que Emiliano Martínez não sofreu golos. A Argentina está cada vez mais perto de assegurar a presença na …

Leão promete "boa notícia" para as empresas sobre o preço da electricidade

Com as negociações em torno do Orçamento do Estado para 2022 ao rubro, o ministro das Finanças, João Leão, acredita num entendimento à esquerda e revela que o próximo ano vai trazer "uma boa notícia" …

"Não tenho problema em ir para casa" - e foi mesmo, no dia seguinte

Eduardo Berizzo, seleccionador do Paraguai, disse que não teria que receber qualquer indemnização, se fosse demitido. E foi. O percurso de qualificação para a fase final do Mundial 2022 não está propriamente famoso para os lados …

Revolta contra os preços dos combustíveis. Greves, ameaças de bloqueio e transporte escolar em risco

A contínua subida dos preços dos combustíveis está a gerar uma onda de contestação, com cidadãos a apelarem à greve ao abastecimento, os camionistas a ameaçarem com protestos, alertas de aumento de bens essenciais, como …

Supercomputador prevê classificação final da Premier League — com Brentford à frente do United

Um supercomputador previu a classificação final da Premier League deste ano e pode-se dizer que a tabela classificativa está recheada de surpresas. O atual campeão europeu Chelsea é apontado como o futuro vencedor da Premier League, …

Gary Neville identificou o ponto fraco de Cristiano Ronaldo

Gary Neville diz que Cristiano Ronaldo "não trabalha o suficiente nos grandes jogos". O ex-futebolista alerta o treinador do United para tomar medidas para precaver isto. Apesar dos seus feitos extraordinários, Cristiano Ronaldo é um ser …

Infarmed aprovou financiamento público para o medicamento mais caro do mundo

A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) anunciou, esta quinta-feira, que foi aprovado o financiamento público do medicamento Zolgensma para a atrofia muscular espinhal tipo 1. "Foi aprovado o financiamento público do medicamento Zolgensma, uma nova opção …

Explosão em mesquita no Afeganistão faz vários mortos

Uma forte explosão atingiu, esta sexta-feira, uma mesquita xiita na cidade de Kandahar, no Afeganistão, tendo feito vários mortos e feridos. De acordo com a BBC, pelo menos 16 pessoas morreram e 32 ficaram feridas, na …