UHF cancelam concerto no Avante por falta de destaque na divulgação

A banda UHF, liderada por António Manuel Ribeiro, cancelou a atuação prevista na Festa do Avante, que se realiza em setembro na quinta da Atalaia, no Seixal, pela “utilização distorcida do nome do grupo na divulgação do evento”.

António Manuel Ribeiro, em declarações à Lusa, justificou o cancelamento por não estar a ser dado o destaque à banda que é dado a outros nomes nos cartazes de divulgação da 40ª edição da Festa, ou até por estar ausente dos cartazes e nos mupis (painéis urbanos verticais), o que foi feito sem o conhecimento da banda.

“Quando procurámos a reparação da situação, não foi possível, por razões que me transcendem e portanto vimo-nos obrigados a cancelar, porque nós temos normas contratuais que não foram respeitadas”, disse o músico à Lusa, que reconheceu que apesar de ter participado na conferência de imprensa de apresentação da Festa, não foi assinado ainda um contrato com a entidade organizadora.

António Manuel Ribeiro afirmou que participou na conferência de imprensa da Festa, realizada no passado 23 de junho, em Lisboa, na qual o musicólogo Ruben de Carvalho “destacou a participação da banda, que ia abrir, no sábado o palco 25 de Abril, pelas 15h, numa maratona dos vários artistas que fazem a festa há 40 anos”.

“Depois desse destaque que foi feito, olhámos para o nosso nome ou não o víamos ou tinha sido encolhido“, afirmou o artista.

“A forma como nós estávamos na divulgação era uma forma menor, pois há cartazes inclusive em que nem aparece o nosso nome”, sublinhou.

Começámos em 1981, há 35 anos, no Casalinho da Ajuda, e os números oficiais dessa noite apontavam para 120 mil pessoas a cantar ‘Cavalos de corrida’ e ‘Rua do Carmo’, entre outras”, recorda a banda em comunicado.

Para António Manuel Ribeiro a forma como foi tratada a divulgação “traz à banda danos patrimoniais“, porque “há uma dimensão dada a alguns nomes e outra a outros nomes, sem sabermos qual é o critério”.

Se soubéssemos que era esse o critério teríamos dito que não, nós fomos confrontados com o facto consumado”, acrescentou António Manuel Ribeiro.

PCP manifesta “surpresa” pela desistência

Os dirigentes do Partido Comunista Português (PCP), que organiza anualmente a “Festa do Avante!”, expressaram “surpresa” pela desistência da banda rock UHF do evento que vai decorrer entre 2 e 4 de setembro, no Seixal.

“Tomámos conhecimento das razões que o grupo UHF tornou públicas e manifestamos surpresa por uma decisão tão mais difícil de compreender considerando a opção de integrar a sua participação na 40ª edição da Festa do Avante!, com o significado que em si comporta”, respondeu o gabinete de imprensa do certame comunista à agência Lusa.

“Para lá desta decisão, importa relevar o assinalável programa político-cultural da Festa do Avante!, designadamente da componente diversificada dos espetáculos, em que a música portuguesa tem destaque privilegiado“, frisam os comunistas.

A Festa do Avante, apontada como a “rentrée” política dos comunistas, realiza-se este ano num espaço alargado ao incluir, além da Quinta da Atalaia, a Quinta do Cabo da Marinha, adquirida por subscrição interna do PCP.

O cartaz da 40ª Festa do Avante inclui, entre outros, a Companhia de Teatro de Almada, o grupo de teatral A Barraca, All’Opera – Companhia de Ópera Itinerante, Orquestra Sinfonietta de Lisboa, Coro Sinfónico Lisboa Cantat, os fadistas Ana Moura, Aldina Duarte, Bezegol & Rude Bwoy Banda, Carlão com Sam the Kid e Sara Tavares, Cristina Branco, Duarte, Danças Ocultas, Diabo na Cruz, Ferro Gaita, Jafumega, Katia Guerreiro, Miss Lava, Nuno Costa Quinteto, Onda de Sons Lusófonos, Orquestra de Jazz do Hot Clube de Portugal, Peste & Sida, Quinteto Lisboa, Ricardo Toscano Quarteto, Sérgio Godinho & Jorge Palma, Treacherous Orchestra, e os Xutos & Pontapés, além de cinema, exposições, artesanato, um espaço infantil, e vários espaços de intervenção política.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Vamos lá a entenderem-se… a falha não deve ter sido intencional. À primeira vista parece assistir razão à banda, portanto, se quiserem entender-se vamos lá ressarcir os danos causados pela falta de divulgação.

RESPONDER

Bruno Fernandes falhou grande penalidade - e Cristiano deve substituí-lo

Médio do Manchester United desperdiçou a oportunidade de dar um ponto à sua equipa, contra o Aston Villa. De repente, o ambiente em Old Trafford mudou. O Manchester United venceu três jogos e empatou um, nos …

A Islândia estava prestes a ter um parlamento de maioria feminina - até à recontagem dos votos

A recontagem dos votos das legislativas de sábado fez com que o número de mulheres passasse de 33 para 30. Mesmo assim, a Islândia mantém-se como um dos países do mundo com maior representação parlamentar …

É mesmo possível reconhecer um ditador pelas suas características faciais

Os líderes democraticamente eleitos tendem a ter rostos mais atraentes e simpáticos do que os líderes autoritários, conclui um polémico estudo. É comum as pessoas formarem juízos de valor baseados na aparência de um rosto. No …

Moedas já fala como presidente. "Temos que deixar a política da fricção e apostar na construção de soluções, de resultados"

Carlos Moedas, que se vê como um presidente inclusivo", recusa uma política de "fricção", nomeadamente na oposição ao poder nacional e promete concentrar-se nos "resultados e nas pessoas" para melhorar a vida dos lisboetas. Carlos Moedas, …

Responsabilidade é a característica mais importante para alcançar bons resultados escolares

Cerca de 300 estudantes do concelho de Sintra participaram no estudo internacional que teve como objetivo correlacionar o desempenho escolar com as competências sociais e emocionais dos mesmos. A responsabilidade é uma das características mais importantes …

CCB condenado por violar direitos laborais de técnicos de espetáculos

O Centro Cultural de Belém (CCB) foi condenado em tribunal por violação dos direitos laborais de 12 técnicos de espetáculos. Segundo o jornal Público, os juízes do Tribunal da Relação de Lisboa deram razão a 12 …

Berlinenses apoiam expropriação de grandes proprietários para conter preços da habitação

Resultados do referendo são um sinal da crescente divisão que se vive na sociedade berlinense em relação à especulação imobiliária. Agentes imobiliários interpretam o resultado como um "mau sinal" que pode levar à "paralisação imediata …

Portugal com 230 novos casos de covid-19 e uma morte. País cada vez mais próximo da zona verde da matriz de risco

Portugal registou, esta segunda-feira, 230 novos casos e uma morte na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). País está mais próximo da zona verde da …

Restauração defende manutenção do lay-off simplificado

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu hoje a continuidade do lay-off simplificado para apoio à manutenção dos postos de trabalho das atividades da restauração, similares e alojamento turístico. “Esta medida assume …

Cumbre Vieja deixou de expelir lava, mas os sismos voltaram

O vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, nas Canárias, parou de emitir lava. Apesar de a atividade ter sido a mais baixa da última semana, as autoridades alertam que a situação pode mudar rapidamente. A atividade …