UHF cancelam concerto no Avante por falta de destaque na divulgação

A banda UHF, liderada por António Manuel Ribeiro, cancelou a atuação prevista na Festa do Avante, que se realiza em setembro na quinta da Atalaia, no Seixal, pela “utilização distorcida do nome do grupo na divulgação do evento”.

António Manuel Ribeiro, em declarações à Lusa, justificou o cancelamento por não estar a ser dado o destaque à banda que é dado a outros nomes nos cartazes de divulgação da 40ª edição da Festa, ou até por estar ausente dos cartazes e nos mupis (painéis urbanos verticais), o que foi feito sem o conhecimento da banda.

“Quando procurámos a reparação da situação, não foi possível, por razões que me transcendem e portanto vimo-nos obrigados a cancelar, porque nós temos normas contratuais que não foram respeitadas”, disse o músico à Lusa, que reconheceu que apesar de ter participado na conferência de imprensa de apresentação da Festa, não foi assinado ainda um contrato com a entidade organizadora.

António Manuel Ribeiro afirmou que participou na conferência de imprensa da Festa, realizada no passado 23 de junho, em Lisboa, na qual o musicólogo Ruben de Carvalho “destacou a participação da banda, que ia abrir, no sábado o palco 25 de Abril, pelas 15h, numa maratona dos vários artistas que fazem a festa há 40 anos”.

“Depois desse destaque que foi feito, olhámos para o nosso nome ou não o víamos ou tinha sido encolhido“, afirmou o artista.

“A forma como nós estávamos na divulgação era uma forma menor, pois há cartazes inclusive em que nem aparece o nosso nome”, sublinhou.

Começámos em 1981, há 35 anos, no Casalinho da Ajuda, e os números oficiais dessa noite apontavam para 120 mil pessoas a cantar ‘Cavalos de corrida’ e ‘Rua do Carmo’, entre outras”, recorda a banda em comunicado.

Para António Manuel Ribeiro a forma como foi tratada a divulgação “traz à banda danos patrimoniais“, porque “há uma dimensão dada a alguns nomes e outra a outros nomes, sem sabermos qual é o critério”.

Se soubéssemos que era esse o critério teríamos dito que não, nós fomos confrontados com o facto consumado”, acrescentou António Manuel Ribeiro.

PCP manifesta “surpresa” pela desistência

Os dirigentes do Partido Comunista Português (PCP), que organiza anualmente a “Festa do Avante!”, expressaram “surpresa” pela desistência da banda rock UHF do evento que vai decorrer entre 2 e 4 de setembro, no Seixal.

“Tomámos conhecimento das razões que o grupo UHF tornou públicas e manifestamos surpresa por uma decisão tão mais difícil de compreender considerando a opção de integrar a sua participação na 40ª edição da Festa do Avante!, com o significado que em si comporta”, respondeu o gabinete de imprensa do certame comunista à agência Lusa.

“Para lá desta decisão, importa relevar o assinalável programa político-cultural da Festa do Avante!, designadamente da componente diversificada dos espetáculos, em que a música portuguesa tem destaque privilegiado“, frisam os comunistas.

A Festa do Avante, apontada como a “rentrée” política dos comunistas, realiza-se este ano num espaço alargado ao incluir, além da Quinta da Atalaia, a Quinta do Cabo da Marinha, adquirida por subscrição interna do PCP.

O cartaz da 40ª Festa do Avante inclui, entre outros, a Companhia de Teatro de Almada, o grupo de teatral A Barraca, All’Opera – Companhia de Ópera Itinerante, Orquestra Sinfonietta de Lisboa, Coro Sinfónico Lisboa Cantat, os fadistas Ana Moura, Aldina Duarte, Bezegol & Rude Bwoy Banda, Carlão com Sam the Kid e Sara Tavares, Cristina Branco, Duarte, Danças Ocultas, Diabo na Cruz, Ferro Gaita, Jafumega, Katia Guerreiro, Miss Lava, Nuno Costa Quinteto, Onda de Sons Lusófonos, Orquestra de Jazz do Hot Clube de Portugal, Peste & Sida, Quinteto Lisboa, Ricardo Toscano Quarteto, Sérgio Godinho & Jorge Palma, Treacherous Orchestra, e os Xutos & Pontapés, além de cinema, exposições, artesanato, um espaço infantil, e vários espaços de intervenção política.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Vamos lá a entenderem-se… a falha não deve ter sido intencional. À primeira vista parece assistir razão à banda, portanto, se quiserem entender-se vamos lá ressarcir os danos causados pela falta de divulgação.

RESPONDER

Companhia aérea fez mais de 80 voos sem nenhum passageiro a bordo (e não se sabe porquê)

Um relatório revelou que a companhia aérea Pakistan International Airlines (PIA) fez mais de 80 voos sem ter nenhum passageiro a bordo. Estas operações aconteceram durante dois anos, desde 2016 até 2017, e as perda financeiras …

Rússia adere definitivamente ao acordo de Paris

A Rússia assinou, esta segunda-feira, uma resolução governamental que consagra a adesão definitiva ao Acordo de Paris sobre redução de emissões de gases com efeito de estufa, assinado por 195 países. "O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, …

"Roubaram-me os sonhos e a infância", acusa Greta Thunberg na Cimeira do Clima

A jovem ativista sueca criticou, esta segunda-feira, os líderes mundiais pela inação face às alterações climáticas e acusou-os de lhe roubarem os sonhos e a infância. "Como é que se atreveram? Vocês roubaram-me os sonhos e …

Jerónimo frisa que passes de transportes mais baratos foram obra da CDU

O secretário-geral comunista vincou o papel do PCP e "Os Verdes" na redução dos preços dos passes dos transportes públicos, numa sessão pública com trabalhadores das empresas do setor, na estação de comboios de Santa …

Morte de menina de oito anos com bala perdida revolta Brasil

A morte de Ágatha Félix, uma menina de oito anos atingida, alegadamente, por uma bala perdida da polícia do Rio de Janeiro, está a provocar indignação no Brasil. Ágatha Felix tinha oito anos e foi baleada …

Nós, Cidadãos! defende mudanças na escolha do PGR para combater corrupção

O presidente do partido Nós, Cidadãos! defende mudanças na escolha do Procurador-Geral da República, afirmando que boa parte dos 42 mil milhões de euros que a corrupção custou aos portugueses se deveu à inoperância desta …

"Estranhos sintomas" que afligiam diplomatas em Cuba podem ter sido causados por pesticidas

A misteriosa origem dos estranhos sintomas (entre eles, zumbidos, tonturas, náuseas, perdas de audição e de memória e outras dificuldades cognitivas) que afligiram diplomatas canadianos e norte-americanos em Cuba entre 2016 e 2018 dever-se-á a …

Testes rápidos ao VIH já podem ser feitos em casa

A partir da próxima semana vai ser possível comprar nas farmácias autotestes ao vírus da SIDA para fazer em casa. Os resultados demoram apenas 15 minutos. As farmácias portuguesas vão começar a vender, a partir da …

Polícia dispara balas de borracha sobre manifestantes em Hong Kong

A polícia disparou no domingo balas de borracha em confrontos com manifestantes pró-democracia, em Hong Kong, perto de um centro comercial no qual causaram distúrbios. Pelo décimo sexto fim de semana de mobilização, milhares de manifestantes …

Portugal já paga juros mais baixos que Itália e Espanha, diz Costa

"Todos em Portugal estão hoje a viver melhor do que viviam há quatro anos", afirmou António Costa, durante uma ação de campanha do PS. António Costa disse, este domingo, que Portugal já está a pagar a …