Quinta-feira gorda ajuda Portugal a fugir à Rússia (e abre portas da Champions)

Rodrigo Antunes / Lusa

Esta quinta-feira, todas as equipas portuguesas pontuaram na 5.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa -, reforçando assim o sexto lugar do ranking de clubes da UEFA e ajudando Portugal a continuar a escapar à Rússia.

O Sporting (4-0 na receção ao PSV Eindhoven) e o FC Porto (2-1 no reduto do Young Boys) somaram triunfos na Liga Europa, prova em que Sporting Braga (3-3 com Wolverhampton) e Vitória de Guimarães (1-1 com Standard Liège) repetiram a igualdade do Benfica (2-2 com o Leipzig, na Alemanha) na Liga dos Campeões.

Com estes resultados, Portugal totalizou 1,400 pontos, passando a somar 47,249, para fugir ainda mais à Rússia, que se ficou pelos 0,833 pontos (dois triunfos, uma igualdade e um desaire), para um total de 45,216.

Além dos pontos somados, já estão garantidos dois representantes lusos nos 16 avos de final da Liga Europa – o Sporting Braga e o Sporting – para apenas uma equipa que já sabe que ficará fora das taças europeias, o Vitória de Guimarães.

O panorama dos russos é bem diferente, uma vez que ainda nenhuma equipa se qualificou e duas estão já fora da Europa: o Lokomotiv Moscovo, na Liga dos Campeões, e o CSKA Moscovo, na Liga Europa.

As formações lusas estão em maioria (cinco contra quatro) na fase de grupos e todos os pontos que somarem (dois por vitória e um por empate) são divididos por cinco (0,4 por vitória e 0,2 por empate), enquanto os russos têm de dividir os seus por seis (0,333 por triunfo e 0,166 por igualdade).

Portugal, que já sabe que em 2020/21 (sétimo nas contas entre 2014/15 a 2018/19) manterá a situação atual – uma entrada direta na “Champions” e outra na terceira pré-eliminatória -, está muito bem posicionado para acabar a presente temporada no sexto posto e conseguir, em 2021/22, recuperar uma segunda entrada direta.

Na prática, os pontos desta quinta-feira colocam Portugal no caminho certo para recuperar a segunda entrada direta na liga milionária.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Polícia espanhola apreende 387 quilos de cocaína em navio chegado do Brasil

A polícia espanhola apreendeu 387 quilos de cocaína no porto de Santa Cruz de Tenerife, nas ilhas Canárias, numa inspeção feita a um camião que viajava num navio chegado do Brasil. O Ministério do Interior (Administração …

SEF detém suspeito de auxiliar pessoas a emigrar ilegalmente para a Irlanda

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, na segunda-feira, um cidadão europeu por suspeitas da prática do crime de auxílio à imigração ilegal. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, em Lisboa, um cidadão …

Afinal, primeira morte por covid-19 na Europa foi na Sérvia

Um trabalhador da construção civil morreu de covid-19 em fevereiro de 2020 em Belgrado, 10 dias antes de outra pessoa ter morrido em França, podendo ter sido afinal a primeira morte pela doença no continente, …

Vacina da Johnson & Johnson considerada eficaz pelos Estados Unidos

O regulador norte-americano, a Food and Drug Administration, aprovou a vacina produzida pela Johnson & Johnson para utilização de emergência em todo o país. A vacina de dose única da Johnson & Johnson contra a covid-19 …

Banco de Portugal alerta sobre investimento em Bitcoin e outras criptomoedas

O Banco de Portugal (BdP) lançou esta quarta-feira um novo aviso aos consumidores sobre os riscos relativos ao investimento em bitcoin e outras criptomoedas, devido à "recente volatilidade observada nos preços de determinados ativos virtuais". "Não …

Sismo de magnitude 5,7 perto da capital da Islândia

O epicentro do terramoto, registado às 10:05 (mesma hora em Lisboa), situa-se perto do Monte Keilir, na Islândia. Um sismo de magnitude 5,6 abalou esta manhã o sudoeste da Islândia, incluindo a capital, Reiquejavique, sem vítimas …

Portugal terá de pedir mais fundos a Bruxelas, diz Durão Barroso

O antigo primeiro-ministro e antigo presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, acredita que Portugal terá de pedir mais fundos a Bruxelas, considerando que a crise será mais grave que o que está atualmente previsto. Em entrevista …

Maioria dos portugueses quer manter escolas fechadas (e quase metade defende encerramento até à Páscoa)

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias, Diário de Notícias e TSF revela que a maior parte dos portugueses defende o prolongamento do encerramento das escolas. A eventualidade de voltar a reabrir as escolas …

Costa anuncia apoio a recandidatura de Guterres à ONU. EUA querem voltar à instituição

O primeiro-ministro António Costa formalizou, esta quarta-feira, o apoio de Portugal à recandidatura de António Guterres a secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocupa o cargo desde 2016. "António Guterres serviu de forma exemplar …

PS e PSD vão chumbar audição do presidente do Tribunal Constitucional requerida pelo PAN

O PS e o PSD vão votar contra o requerimento do PAN para chamar o presidente do Tribunal Constitucional, João Caupers, à comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, por considerarem que não é competência do parlamento …