Sporting CP 4-0 PSV Eindhoven | “Leão” apura-se com barrigada de golos

Rodrigo Antunes / Lusa

Missão cumprida. O Sporting venceu na noite desta quinta-feira o PSV Eindhoven por 4-0, convenceu, “encheu a barriga” com uma exibição personalizada, segura, assegurou a liderança do Grupo D e a qualificação, com uma jornada de antecedência, para os 16 avos-de-final da Liga Europa.

Com o triunfo do LASK Linz diante do Rosenborg (2-1), o emblema holandês despediu-se da competição. Bruno Fernandes, com um bis e duas assistências, voltou a guiar os “leões” neste quarto triunfo, em cinco jornadas na prova. Luiz Phellype e Mathieu foram os outros marcadores de serviço.

O jogo explicado em números

  • Novidades no “onze” leonino: Luís Maximiano, Ilori e Wendel ocuparam as vagas dos lesionados Renan Ribeiro, Coates e Eduardo, respectivamente. Nas três partidas anteriores em que o guardião brasileiro e o uruguaio não actuaram, o Sporting não venceu, desaires ante o Alverca, para a Taça de Portugal, e Rio Ave, na Taça da Liga, e empate com o Boavista, para o campeonato.
  • Do lado holandês, realce para a inclusão do ex-“leão” Bruma no “onze” inicial. No duelo da primeira volta, em Setembro, os holandeses venceram por 3-2 e desde então a formação leonina somou três triunfos em outros tantos duelos. Qual seria o desfecho do embate desta quinta-feira?
  • No primeiro remate da partida, que surgiu aos sete minutos, Bruno Fernandes soltou uma “bomba” e viu Unnesrstall brilhar. Um minuto e meio depois, no segundo tiro enquadrado do duelo, o capitão cruzou e Luiz Phellype, com um desvio de cabeça, abriu as hostilidades no encontro. Entrada à leão, que tinham neste período uma eficácia de passe de 92,3% e 56% da posse de bola.
  • E o Sporting continuou com o pé no acelerador. Aos 15 minutos, no terceiro remate leonino no duelo – também ele enquadrado -, Bruno Fernandes calibrou a mira e, com um tiro de fora da área, dilatou a vantagem “verde-e-branca”.
  • À passagem do minuto 20, o PSV não tinha um remate para amostra e tinha imensas dificuldades para conter o ímpeto adversário e organizar lances de ataque. O jogo era totalmente dos homens da casa.
  • Perto da meia-hora de jogo, Bruma ameaçou o empate, no lance mais perigoso da formação de Eindhoven que, até então, nos cinco remates que conseguiu gizar, todos foram desenquadrados.
  • Dinâmico, organizado, seguro e ambicioso. O Sporting continuou a dominar o encontro e, à beira do descanso, Mathieu, de primeira, carimbou o 3-0. Na segunda assistência da noite de Bruno Fernandes. Os “leões” estavam a um pequeno passo de assegurarem a liderança e a passagem aos 16 avos-de-final da competição.
  • Intervalo Rei leão. Numa das melhores exibições da temporada, os comandados de Jorge Silas banalizaram o vice-campeão holandês e dominaram por completo os primeiros 47 minutos da partida. Dos cinco remates realizados, quatro levaram a direcção da baliza contrária e três resultaram em golo. Além disso, foram mais agressivos na recuperação da bola – oito faltas cometidas contra três do PSV – e obtiveram quatro cantos. Os visitantes apenas tinham vantagem no que dizia respeito à posse de bola – 54%, mas não conseguiam tirar grande proveito disso. O melhor em campo ao intervalo era o omnipresente Bruno Fernandes, com um GoalPoint Rating de 7.3, com um golo, em dois remates enquadrados, duas assistências, e apenas dois passes falhados em 17 tentativas (88% de eficácia).
  • Até foi a equipa forasteira – já sem Bruma, que foi substituído ao intervalo – a primeira a ameaçar o golo, mas rapidamente o Sporting assumiu as rédeas do jogo e, quase sempre construindo lances ofensivos via lado direito (52,2%), desperdiçou duas flagrantes ocasiões para aumentar a confortável vantagem que tinha amealhado.
  • Pouco depois, Acuña só foi travado no interior da área holandesa, grande penalidade assinalada e, da marca dos 11 metros, Bruno Fernandes, com calma e classe, bisou no encontro, não só em assistências, como ainda em golos.
  • O Sporting não fugiu da tradição e ao nono jogo em casa contra equipas holandesas continua sem perder, somando sete vitórias e dois empates. Já o PSV continua a dar-se mal em solo luso: em sete encontros, soma uma vitórias, dois empates e quatro derrotas.

O melhor em campo GoalPoint

Dois golos, duas assistências, cinco remates, três dos quais enquadrados ao alvo, três passes para finalização, dois dribles eficazes – em três tentativas -, e sete passes certos em 11, com expected goals (xG) de 0.9, abaixo do que conseguiu finalizar. Foram estes números que catapultaram mais uma exibição de luxo de Bruno Fernandes, eleito o melhor jogador em campo com um  GoalPoint Rating de 8.0.

Jogadores em foco

  • Mathieu 7.4 – Os aplausos que recebeu quando abandonou o relvado aos 71 minutos foram o melhor tributo para o “Benjamin Button” de Alvalade. A idade parece não passar pelo antigo internacional francês, que aos 36 anos voltou a exibir-se a um excelente nível. Secou Malen e companhia, foi certeiro no único remate que fez, teve uma eficácia de passe de 92% – em 51 falhou apenas quatro -, teve, ainda, cinco recuperações de bola e duas intercepções.
  • Acuña 6.2 – Novamente lançado como defesa-esquerdo, demonstrou segurança e personalidade, com quatro desarmes, outras tantas recuperações de bola e um alívio. No ataque foi cirúrgico e eficaz. A grande penalidade, que fechou as contas do marcador, nasce de uma falta que o internacional argentino sofreu, após uma bela arrancada em que ultrapassou tudo e todos.
  • Luiz Phellype 6.1 – Uma oportunidade, um remate e um golo. O avançado foi letal e abriu a contagem na partida. Além deste momento, lutou como poucos e não deu um lance por perdido. Foi, também, perfeito no capítulo do passe – 100% com dois acertos em duas tentativas.
  • Gakpo 6.1 – Actuou apenas na etapa final, mas conseguiu ser o melhor elemento do PSV no terreno de jogo. Assinou um remate, duas assistências e teve 31 acções com bola.
  • Luís Maximiano 6.0 – Seguro. O jovem guardião não tremeu perante o “tribunal” de Alvalade e nas poucas vezes em que foi chamado a intervir, gritou presente com duas defesas e muita rapidez a sair da baliza quando foi chamado a intervir.
  • Bruma 4.8 – Muito assobiado neste regresso ao reduto leonino, o extremo foi substituído ao intervalo. Durante o período em que esteve em acção, teve os seguintes números: dois remates, dois cruzamentos, 15 passes – 13 acertados e dois falhados -, dois dribles concluídos, em quatro tentativas, e oito perdas de bola.

GoalPoint

PARTILHAR

RESPONDER

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …

Macron em Beirute: "Se não houver reformas, Líbano continuará a afundar-se"

O Presidente francês chegou, esta quinta-feira, a Beirute, no Líbano. É o primeiro chefe de Estado a visitar o país depois das explosões que destruíram parte da capital.  Emmanuel Macron aterrou no Líbano, esta quinta-feira, e …

"Eu disparei". Neonazi alemão confessa ter matado autarca Walter Lübcke

Um neonazi alemão confessou hoje em tribunal ter matado o autarca Walter Lübcke em 2019, homicídio que chocou o país e fez ressurgir o debate sobre a violência de extrema-direita na Alemanha. "Eu disparei" sobre Walter …

Há 16 anos que não havia tão pouca água na albufeira do Alqueva

É preciso recuar ao ano de 2004 para encontrar uma altura em que esta albufeira tenha tido menos água do que agora, que corresponde apenas a 63,8% do seu nível de pleno armazenamento. De acordo com …

CTT passam de lucros a prejuízos de dois milhões de euros

Os CTT registaram, no primeiro semestre deste ano, prejuízos de dois milhões de euros, o que compara com lucros de nove milhões de euros em igual período de 2019. "O resultado líquido foi de -2 milhões …

Equipa do ciclista em estado grave vai apresentar queixa-crime contra o rival

O diretor da equipa Deceuninck-Quick Step confirmou, esta quinta-feira, que vai apresentar uma queixa-crime contra o ciclista Dylan Groenewegen, face à sua responsabilidade na grave queda de Fabio Jakobsen no Tour da Polónia. "Confirmo as mensagens …