UEFA paga 70 milhões adiantados a clubes pelo Euro2020

Steffen Prößdorf / Wikimedia

Aleksander Ceferin, presidente da UEFA

A UEFA vai fazer adiantamentos no valor de cerca de 70 milhões de euros a 676 clubes das 55 federações europeias, relativos à contribuição para o processo de qualificação para o Euro2020, anunciou esta quinta-feira o organismo.

A decisão, tomada esta quinta-feira pelo Comité Executivo do organismo regulador do futebol europeu, pretende apoiar os clubes, “à luz da atual crise”, devido à pandemia de covid-19, que tem trazido “dificuldades financeiras para muitos clubes na Europa”.

Ao todo, há 676 clubes que vão beneficiar deste valor, com 50 milhões de euros a serem atribuídos pela cedência de jogadores às seleções dos 39 países que disputaram a qualificação, mas não estarão envolvidas nos ‘play-offs’ de acesso à fase final do Euro2020, adiado para 2021.

A outra fatia significativa, de 17,7 milhões, vai para as 16 equipas que vão disputar os últimos lugares de qualificação para o torneio, com 2,7 milhões de euros reservados ainda para depois da conclusão desses jogos dos ‘play-offs’.

“Para o Euro2020, um mínimo de 200 milhões de euros está disponível para distribuição pelos clubes, como acordado no memorando de entendimento entre a UEFA e a Associação Europeia de Clubes, renovado em 2019″, pode ler-se em comunicado.

Este documento estipula que 70 milhões de euros são devidos pela participação de atletas nos jogos de qualificação e na Liga das Nações, agora pagos de forma antecipada, com 130 milhões de euros previstos pela participação na fase final do Euro2020.

Em 2016, a UEFA pagou aos clubes um valor diário de 6.500 euros por cada jogador que participou no Campeonato Europeu. Os campeões europeus renderam mais de um milhão de euros aos cofres do Sporting, que foi o clube que mais lucrou.

Assim, face à forte representação dos leões na seleção portuguesa, com Rui Patrício, William Carvalho, Adrien Silva e João Mário, o Sporting somou cerca de 1,12 milhões de euros com o bom desempenho em França.

Os montantes atribuídos aos clubes europeus beneficiários desta medida, no período de 2018 a 2020, variam, por clube, entre 630 mil euros e 3.200 euros. “Nestes tempos difíceis, em que muitos clubes enfrentam dificuldades financeiras, especialmente de tesouraria, era o nosso dever garantir que recebem estes pagamentos o mais depressa possível”, explicou o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin.

Já para Andrea Agnelli, que lidera a Associação Europeia de Clubes, esta decisão configura “uma injeção de liquidez muito necessária para os clubes”.

Também nesta quinta-feira, o Comité Executivo da UEFA anunciou que o Europeu de futebol feminino de 2021 foi adiado por um ano, para o período entre 0 e 31 de julho de 2022, indicando que decorrerá nos mesmos estádios, em Inglaterra.

“Quando tivemos de tomar uma decisão urgente sobre o adiamento do Europeu de 2020, tivemos sempre em mente o impacto no Europeu feminino de 2021. Considerámos todas as opções, sempre com o nosso compromisso em relação ao crescimento do futebol feminino”, sublinhou o presidente da UEFA.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Tabelas do IRS podem significar aumento do salário mínimo até 685 euros

A divulgação das novas tabelas de retenção na fonte de IRS sugere que o salário mínimo nacional possa aumentar até aos 685 euros. O valor a partir do qual salários e pensões passam a descontar IRS …

Arquipélago na "Atlântida britânica" sobreviveu a tsunami há 8 mil anos

Cientistas acreditam que uma parte de Doggerland, uma antiga civilização conhecida como a "Atlântida britânica", tenha sobrevivido ao tsunami que inundou a região há 8 mil anos. Doggerland foi uma civilização antiga no Mar do Norte, …

Plano de vacinação pode prolongar-se até março de 2022. Normalidade pode regressar já no próximo verão

Portugal vai receber 22,8 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 que chegam para imunizar toda a população, mas o processo vai decorrer em três fases, a última das quais poderá prolongar-se até ao …

Partidos concordam com o alívio no Natal (mas plano de vacinação não satisfaz Marcelo)

Com o voto favorável do PSD assegurado, o Parlamento vai aprovar, esta sexta-feira, o decreto presidencial com a segunda renovação do estado de emergência desta segunda fase da pandemia. Depois da reunião no Infarmed, Marcelo Rebelo …

Vespas "buraco de fechadura" conseguem fazer um avião despenhar-se

Conhecidas como vespas "buraco de fechadura", estes insetos constroem os seus ninhos em sítios minúsculos. Em alguns casos raros, podem mesmo levar a que um avião se despenhe. As Pachodynerus nasidens, mais conhecidas por vespas "buraco …

Estado de emergência até 7 de janeiro será idêntico ao que está em vigor. Marcelo só mudou introdução

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já enviou à Assembleia da República a proposta de renovação do estado de emergência que deverá ficar em vigor até 7 de janeiro. “Depois de ouvido o Governo, …

Cidade chinesa com mais de 10.500 infetados com brucelose após bactéria "escapar" de laboratório

Mais de 10.500 pessoas contraíram brucelose, uma doença de origem animal, no noroeste da China, depois de a bactéria ter "escapado" de um laboratório biofarmacêutico que produz vacinas para animais, disseram as autoridades. A cidade de …

Movimento "A Pão e Água" termina greve de fome de 7 dias após reunião com Medina

Os elementos do movimento "Sobreviver a Pão e Água" terminaram esta quinta-feira a greve de fome que durava há quase uma semana, em frente à Assembleia da República, disse à agência Lusa o porta-voz, José …

Cientistas transformam lixo em medicamento para o Parkinson e aminoácido

Uma equipa de investigadores descobriu uma maneira inovadora de transformar resíduos em num medicamento para tratar a doença de Parkinson e no aminoácido prolina. E que resíduos são estes que podem ser aproveitados? Segundo a Futurity, …

Desafiando todas as teorias, uma galáxia distante resiste ao "banquete" do seu buraco negro

O telescópio aerotransportado SOFIA (Stratospheric Observatory for Infrared Astronomy) encontrou uma galáxia que sobrevive às forças vorazes de um quasar, continuando a "dar à luz" cerca de 100 novas estrelas do tamanho do Sol por …