UEFA exclui Juventus das competições europeias

Flashbacks de “Calciopoli” atingem os amantes da vecchia signora. A Juve foi excluída da Liga Conferência Europa de futebol por violações de fair play financeiro e vai estar fora das competições europeias.

A Juventus foi esta sexta-feira excluída da Liga Conferência Europa de futebol, anunciou a UEFA, que concluiu que os transalpinos violaram o fair play financeiro e outras normas de licenciamento, pelo que a Fiorentina vai ocupar o seu lugar.

“A primeira câmara do comité de controlo financeiro dos clubes da UEFA concluiu que a Juventus violou o quadro regulamentar da UEFA e violou o acordo de resolução assinado em agosto de 2022. Consequentemente, rescindiu o acordo de resolução celebrado com o clube e decidiu excluir a Juventus da competição masculina de clubes da UEFA de 2023/24″, justificou a UEFA.

Como pena adicional, a vecchia signora, sétima classificada no último campeonato, foi multada em 20 milhões de euros, metade dos quais “condicionais”, só sendo executados se as demonstrações financeiras anuais da Juventus relativas aos anos de 2023, 2024 e 2025 “não cumprirem” os padrões exigidos nos regulamentos.

A Fiorentina, oitava classificada no campeonato, foi assim repescada para disputar a competição na qual foi finalista em 2022/23. O clube italiano referiu, em comunicado, que “aceita esta decisão e renuncia ao seu direito de recurso”, apesar de não concordar com a decisão. “Lamentamos a decisão do organismo de controlo financeiro dos clubes da UEFA”, reagiu o presidente da Juve, Gianluco Ferrero, no mesmo comunicado.

O dirigente explicou que “não partilha a interpretação da UEFA” sobre a violação das regras do fair play financeiro, mas referiu que “prefere pôr termo a um período de incerteza”.

O Chelsea também foi culpado de violar os regulamentos de Licenciamento de Clubes e Fair Play Financeiro da UEFA “por ter apresentado informações financeiras incompletas”, denunciadas, inclusivamente, pelo novo proprietário, a partir de maio de 2022.

Em causa transações entre 2012 e 2019, no reinado do russo Roman Abramovich, e que agora obrigaram os blues a pagar 10 milhões de euros para “resolver integralmente as questões denunciadas”.

Depois de “Calciopoli”, mais uma penalização

Em 2006, o futebol italiano foi abalado por um grande escândalo — conhecido como “Calciopoli” — que envolveu vários clubes da Serie A, mas seria a Juventus a sair mais prejudicada.

A vecchia signora foi acusada de manipular resultados de jogos, através de influências ilegais que mantinham sobre alguns árbitros. Após investigações, foi revelado um extenso sistema de corrupção, que envolvia dirigentes de alto escalão da Juventus e outros indivíduos com influência no futebol italiano.

Como resultado, a Juventus foi alvo da maior punição — a inédita despromoção ao segundo escalão.

A equipa foi despromovida para a Serie B pela primeira vez na sua história e teve retirados dois títulos da Serie A (2004-2005 e 2005-2006). Adicionalmente, iniciou a época de 2006-2007 na Serie B com uma penalização de pontos.

A punição foi um duro golpe para a Juve, provocando uma saída em massa de vários jogadores de renome. Apesar disso, a equipa conseguiu regressar à Serie A na época seguinte, mas a despromoção e o escândalo marcaram profundamente o futebol italiano e serviram de exemplo para combater a corrupção no desporto.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.