UE confirma acordo com Atenas para terceiro resgate de 85 mil milhões

Orestis Panagiotou / EPA

Euclid Tsakalotos, ministro das Finanças da Grécia

Euclid Tsakalotos, ministro das Finanças da Grécia

A União Europeia (UE) confirmou esta terça-feira que a Grécia e os seus credores internacionais chegaram a acordo sobre as metas orçamentais do país para os próximos três anos, que abrem caminho para um terceiro resgate financeiro ao país.

Sim, há um acordo“, disseram à Efe fontes comunitárias. O ministro das Finanças grego, Euclides Tsakalotos, também confirmou o acordo, apesar de admitir que ainda falta acertar alguns “pequenos detalhes”.

O Governo grego anunciou que o acordo para um terceiro plano de ajuda à Grécia, alcançado entre Atenas e os seus credores esta madrugada, garantiu ao país “o financiamento de cerca de 85 mil milhões de euros” durante três anos.

Em comunicado, o Governo da Grécia disse que com este montante o país poderá “assegurar” uma longa lista de ajustamentos orçamentais e reformas, “cobrir as suas amortizações de empréstimos e os pagamentos em atraso do Estado”.

Foi acordado que a Grécia vai enfrentar um défice primário (saldo orçamental excluindo os pagamentos de dívida) de 0,25% do PIB em 2015, antes de um excedente primário de 0,5% do PIB em 2016, de 1,75% em 2017, e de 3,5% em 2018, segundo a fonte.

Apesar deste anúncio, as negociações continuam, sendo que até ao momento não há acordo político, disse hoje um porta-voz da Comissão Europeia.

“O que temos até ao momento é um acordo de nível técnico e pequenos detalhes precisam de ser finalizados. O que não temos é um acordo político“, disse a porta-voz da Comissão Annika Breidthardt, após as autoridades gregas terem anunciado um acordo, depois de longas conversações.

Na segunda-feira foi referido que o Governo grego pretende que o texto do acordo seja votado pelos deputados na quinta-feira, para que seja apresentado no dia seguinte ao Eurogrupo, que reúne os ministros das Finanças da zona euro.

Este cenário, caso se concretize, permitiria a entrada em vigor do novo plano de ajustamento antes de 20 de agosto, data em que a Grécia deve proceder a mais um reembolso ao Banco Central Europeu (BCE) no montante de 3,4 mil milhões de euros.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo admite confinamentos locais, fala em "reta final" e aponta à "recuperação social"

O Presidente da República afirmou esperar que o estado de emergência esteja a caminhar para o fim, sem dar como certo que esta seja a sua última renovação, e admitiu confinamentos locais para conter a …

Caso Marquês: Distribuição do processo investigado. Recursos só chegam ao Tribunal da Relação em 2022

O Conselho Superior da Magistratura (CSM) vai averiguar se há novos elementos que justifiquem uma alteração do seu entendimento de que não houve irregularidades na distribuição, na fase de investigação da Operação Marquês, ao juiz …

Estado condenado a pagar oito mil euros por demorar 24 anos a atribuir pensão de alimentos

O Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa condenou o Estado a pagar 8.500 euros a uma mãe, que esteve 24 anos à espera de uma pensão de alimentos para as duas filhas, hoje com 37 …

Centenas de pessoas ficaram à espera de vacinação na Maia devido a erro informático

A situação ocorreu no Centro de Vacinação Covid Maia I, que funciona em Gemunde, nas instalações da Junta de Freguesia do Castêlo da Maia. A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) disse esta quarta-feira que …

Juiz anti-confinamento junta apoiantes e é acusado de desrespeitar a GNR

O juiz Rui Fonseca e Castro, fundador do grupo “Juristas Pela Verdade” e da associação “Habeas Corpus”, organizou uma manifestação em Palmela, mas está a ser acusado de não cumprir as regras. Três dias depois de …

Morreu Artur Garcia, nome da música ligeira portuguesa da década de 1960

O cantor Artur Garcia, de 83 anos, que protagonizou vários êxitos nas décadas de 1960 e 1970, morreu hoje, na Aldeia de Juzo, em Cascais, disse à Lusa o agente artístico António Fortuna. O artista, que …

Mosteiro dos Jerónimos está a ser lavado com álcool

O claustro do Mosteiro dos Jerónimos está a ser alvo de recuperação, com recurso a álcool a 70 graus, o mesmo que se usa para desinfectar as mãos contra a covid-19. Mas não tem nada …

Primeiras doses da vacina da Johnson & Johnson já chegaram a Portugal

Mesmo com o atraso na entrega das vacinas anunciado pela Johnson & Johnson na terça-feira, cerca de 31.200 doses deste fármaco chegaram a Portugal esta quarta-feira. O calendário de entregas apontava para a chegada da primeira …

Apenas 30 pessoas podem ir ao funeral do príncipe Filipe. Eis os convidados

Em altura de pandemia, o funeral do príncipe Filipe será discreto e reservado aos mais próximos. Assim sendo, e de modo a cumprir as normas de segurança, apenas 30 pessoas estarão presentes no último adeus …

Bastonário da Ordem dos Médicos diz que datas do desconfinamento “podem ser mantidas"

O bastonário da Ordem dos Médicos considerou hoje que as datas do desconfinamento, agendadas pelo Governo, "podem ser mantidas" desde que não se descure parâmetros como “a vacinação, os mecanismos de proteção individual, e a …