/

UE confirma acordo com Atenas para terceiro resgate de 85 mil milhões

Orestis Panagiotou / EPA

Euclid Tsakalotos, ministro das Finanças da Grécia

Euclid Tsakalotos, ministro das Finanças da Grécia

A União Europeia (UE) confirmou esta terça-feira que a Grécia e os seus credores internacionais chegaram a acordo sobre as metas orçamentais do país para os próximos três anos, que abrem caminho para um terceiro resgate financeiro ao país.

Sim, há um acordo“, disseram à Efe fontes comunitárias. O ministro das Finanças grego, Euclides Tsakalotos, também confirmou o acordo, apesar de admitir que ainda falta acertar alguns “pequenos detalhes”.

O Governo grego anunciou que o acordo para um terceiro plano de ajuda à Grécia, alcançado entre Atenas e os seus credores esta madrugada, garantiu ao país “o financiamento de cerca de 85 mil milhões de euros” durante três anos.

Em comunicado, o Governo da Grécia disse que com este montante o país poderá “assegurar” uma longa lista de ajustamentos orçamentais e reformas, “cobrir as suas amortizações de empréstimos e os pagamentos em atraso do Estado”.

Foi acordado que a Grécia vai enfrentar um défice primário (saldo orçamental excluindo os pagamentos de dívida) de 0,25% do PIB em 2015, antes de um excedente primário de 0,5% do PIB em 2016, de 1,75% em 2017, e de 3,5% em 2018, segundo a fonte.

Apesar deste anúncio, as negociações continuam, sendo que até ao momento não há acordo político, disse hoje um porta-voz da Comissão Europeia.

“O que temos até ao momento é um acordo de nível técnico e pequenos detalhes precisam de ser finalizados. O que não temos é um acordo político“, disse a porta-voz da Comissão Annika Breidthardt, após as autoridades gregas terem anunciado um acordo, depois de longas conversações.

Na segunda-feira foi referido que o Governo grego pretende que o texto do acordo seja votado pelos deputados na quinta-feira, para que seja apresentado no dia seguinte ao Eurogrupo, que reúne os ministros das Finanças da zona euro.

Este cenário, caso se concretize, permitiria a entrada em vigor do novo plano de ajustamento antes de 20 de agosto, data em que a Grécia deve proceder a mais um reembolso ao Banco Central Europeu (BCE) no montante de 3,4 mil milhões de euros.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.