União Europeia convida Joe Biden para cimeira presencial durante presidência portuguesa em 2021

Jim Lo Scalzo / EPA

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, convidou o Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, para uma cimeira presencial no primeiro semestre de 2021, durante a presidência portuguesa da União Europeia.

Fontes europeias informaram que “o presidente do Conselho Europeu convidou os Estados Unidos para uma cimeira virtual e uma presencial na primeira metade de 2021”, abrangendo então a liderança portuguesa rotativa da UE.

O objetivo é que o encontro presencial coincida, também, com a ida de Joe Biden à sede da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), estando a UE em “contacto próximo com o secretário-geral da NATO para verificar como podem organizar uma visita comum”.

As informações foram divulgadas no dia em que os embaixadores dos 27 Estados-membros se reúnem para discutir as relações da UE com os Estados Unidos, especificando as fontes diplomáticas que neste debate, que servirá de preparação para o próximo Conselho Europeu.

Em causa estão questões como a pandemia de covid-19, a recuperação económica, o combate às alterações climáticas, o reforço do multilateralismo e dos valores comuns transatlânticos e a promoção da paz e da segurança em ambos os blocos.

Na passada segunda-feira, o gabinete de Charles Michel informou que o presidente do Conselho Europeu convidara o Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, para uma reunião em Bruxelas com os líderes europeus em 2021, para relançar a parceria transatlântica.

Em comunicado divulgado nessa altura, o porta-voz do presidente do Conselho Europeu informou que Charles Michel teve uma conversa telefónica com Biden, na qual o “felicitou pela sua eleição como 46º Presidente dos Estados Unidos e a Kamala Harris como futura vice-presidente”.

“Durante a chamada, o presidente propôs a reconstrução de uma forte aliança transatlântica, baseada nos interesses comuns e valores partilhados”, apontou o porta-voz, acrescentando que Charles Michel “saudou o forte compromisso do Presidente eleito Biden para com os aliados da América e o seu apoio à cooperação europeia”.

Sublinhando que “a UE está pronta a enfrentar juntamente com os Estados Unidos os grandes desafios de hoje”, o comunicado dava então conta que Charles Michel “convidou o Presidente eleito para uma reunião especial com os membros do Conselho Europeu, em Bruxelas, em 2021, para uma discussão sobre as prioridades partilhadas”.

Caso Biden aceite o convite, a sua primeira deslocação à Europa com Presidente dos Estados Unidos poderá assim ocorrer durante a presidência portuguesa da UE, no primeiro semestre do próximo ano.

O novo Presidente dos Estados Unidos toma posse a 20 de janeiro de 2021.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. …………”O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel…….”……..Enqunto a Europa tiver gente desta na sua liderança nunca se livrará da influência nefasta e negativa dos EUA, uma autêntica Républica das Bananas, responsável por mais de 56 guerras e mais de 30 milhões de mortos, só depois da www2……tudo para beneficio dos oligarcas que dominan os governos daquele regime pseudo democrata.

RESPONDER

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …