UE aprova controlos internos em 5 países do Espaço Schengen

LucasTheExperience / Flickr

-

O Conselho da União Europeia aprovou a proposta da Comissão Europeia de prolongar os controlos de fronteiras internas do espaço Schengen na Alemanha, Áustria, Dinamarca, Suécia e Noruega, no âmbito da crise migratória.

O executivo comunitário informou esta quinta-feira que o Conselho adotou a proposta de fixar os controlos temporários até um máximo de seis meses nos cinco países, que tinham imposto medidas para gerir ameaças à política pública e segurança interna devido a movimentos secundários de migrantes irregulares.

Na semana passada, a Comissão tinha proposto a extensão das medidas, cumprindo o disposto no código de Schengen, porque, apesar dos “progressos significativos feitos pela Grécia”, algumas “deficiências sérias identificadas” podem não ser resolvidas num prazo de três meses.

O controlo respeita às fronteiras da Áustria com a Hungria e a Eslovénia, da Alemanha com a Áustria, da Dinamarca com a Alemanha (terrestre e marítima), dos portos da Suécia e das conexões marítimas da Noruega com a Dinamarca, Alemanha e Suécia.

A Comissão reafirmou o objetivo de levantar todos os controlos das fronteiras internas do Espaço Schengen até final do ano.

O Espaço Schengen de livre circulação de pessoas abrange 26 países, 22 dos quais são Estados-membros da UE.

 

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.