Ucranianos em Portugal. Entre a “tranquilidade” aparente e “Putin perdeu o juízo”

1

Aleksandr Zykov / Flickr

Rua em Kiev, Ucrânia

Operação militar da Rússia estará a atacar, pelo menos para já, só pontos estratégicos. Duas reacções de quem mora em Portugal.

O exército russo entrou oficialmente em território ucraniano. Nesta quinta-feira, bem cedo, Vladimir Putin anunciou publicamente o início de uma “operação militar especializada” em solo ucraniano.

De acordo com o presidente da Rússia, o objectivo é “desmilitarizar e desnazificar” a Ucrânia. E “qualquer tentativa estrangeira de interferir com a acção russa levará a consequências nunca antes vistas“.

Há relatos de explosões e trocas de tiros na Ucrânia, com indicações de incidentes em Kiev (haverá milhares de carros a sair da capital nas últimas horas), Lviv, Kharkiv e Mariupol.

A meio da manhã – em Portugal – a informação mais recente, proveniente de um conselheiro do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, relata o falecimento de, no mínimo, 40 pessoas.

Igor, nome fictício, um dos 30 mil ucranianos residentes em Portugal, tem vários familiares que vivem na Ucrânia. E contou ao ZAP que, pelo menos de acordo com os relatos que chegaram da Ucrânia ao longo desta madrugada e desta manhã, o cenário nas ruas é tranquilo.

“O que eles me dizem é que os russos estão a tentar tomar conta dos aeroportos, estão a atacar os aeroportos. Nas ruas, tudo tranquilo, para já”, relatou.

O jovem ucraniano contou também que há uma recomendação insistente por parte do Governo ucraniano, nestas horas: “Cuidado com as notícias falsas, há muita informação falsa. Mas vamos ver…“.

A nível informativo, há o receio de que se espalhem fotografias ou vídeos de alegados movimentos militares verificados nesta quinta-feira; mas poderão ser imagens de ataques de 2014, ou de outra época, de outro contexto.

“Não dormimos. Putin perdeu o juízo”

No dia em que Vladimir Putin anunciou que reconhece a soberania das autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, “nenhum ucraniano em Portugal dormiu nessa noite”.

A reacção foi de Pavlo Sadokha, presidente da comunidade ucraniana em Portugal, em entrevista à TSF: “Depois das declarações a dizer que a Ucrânia não existia, que foi inventada, que o povo ucraniano não existe, nenhum ucraniano em Portugal dormiu nessa noite”.

“Isto tudo é real, parece que Putin perdeu de vez o juízo“, continuou Sadokha, que disse à rádio que as pessoas ucranianas “já não têm medo da Rússia, estão irritadas com a Rússia”.

A população ucraniana, segundo Pavlo, está pronta para “lutar” e pronta para um “cenário mais duro”. Mas espera que não haja um “ataque massivo, porque isso iria originar uma grande tragédia humana”.

Em caso de saída “em massa” de ucranianos do seu país Natal, Pavlo Sadokha prevê que Polónia e Alemanha serão os primeiros destinos.

E já tem recebido “pedidos de informação” sobre uma eventual mudança para Portugal: “Todos os ucranianos que têm família na Ucrânia já pensam em trazer os seus pais, a sua família”.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

1 Comment

  1. Como é que o Putin perdeu o juízo se nunca o teve? Transformou-se num criminoso de guerra que se houver ainda gente competente no seu país deverá ser julgado como tal!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.