Ucrânia responde ao maior ataque russo do ano e mata dezenas na Rússia

12

RUSSIAN EMERGENCIES MINISTRY HANDOUT/Lusa

Bombeiros extinguem carros em chamas após o bombardeamento desta madrugada em Belgorod, Rússia

Apenas um dia depois do maior ataque aéreo contra a Ucrânia desde o início da guerra, Kiev retaliou com “ataque cego e deliberado contra um alvo civil”, acusou a Rússia.

A Rússia acusou este domingo a Ucrânia de cometer um ato de “terrorismo deliberado” e de ter utilizado bombas de fragmentação num ataque à cidade russa de Belgorod, durante uma reunião de urgência do Conselho de Segurança da ONU.

A reunião foi pedida pela Rússia na sequência de um ataque que fez esta madrugada 24 mortos e 108 feridos — 25 dos quais em estado grave — em Belgorod, numa investida que se tornou uma das mais mortíferas para os civis russos desde o início da guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022.

É “um ataque cego e deliberado contra um alvo civil”, disse o embaixador russo nas Nações Unidas, Vassili Nebenzia, acusando a Ucrânia de ter visado um centro desportivo, um ringue de patinagem e uma universidade.

“Os membros do Conselho de Segurança têm oportunidade de cumprir o seu dever e avaliar de maneira objetiva o que se passa”, acrescentou o embaixador, evocando um “ato de terrorismo deliberado” do lado ucraniana e acusando Kiev de ter utilizado munições ‘cluster’, conhecidas por bombas de fragmentação, proibidas pela lei internacional.

A região de Belgorod, que tem 552 quilómetros de fronteira com a Ucrânia, foi a região russa mais atingida por incidentes fronteiriços desde que começou o conflito militar em fevereiro de 2022.

O ataque a Belgorod ocorreu um dia depois dos intensos bombardeamentos na Ucrânia que mataram 39 pessoas, segundo as autoridades, naquele que foi descrito pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy como um dos maiores ataques do ano.

O ataque de cerca de 18 horas, que começou na quinta-feira e continuou durante a noite, atingiu seis cidades, incluindo a capital Kiev, e outras áreas do leste ao oeste da Ucrânia, segundo as autoridades.

As imagens disponíveis online mostram viaturas em chamas, casas com janelas partidas e nuvens de fumo negro no horizonte.

Aliados ucranianos contra-argumentaram que foi a Rússia quem iniciou o conflito. “Há centenas de milhares de soldados russos na Ucrânia. Não há um único soldado ucraniano na Rússia”, afirmou o enviado britânico Thomas Phipps. “Se a Rússia quer alguém para culpar pelas mortes de russos nessa guerra, deveria começar pelo presidente Putin.”

A Ucrânia ainda não comentou oficialmente o ataque a Belgorod.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou, de acordo com os mais recentes dados da ONU, a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

ZAP // Lusa

12 Comments

  1. Se pensas que o Zelensky e a Ucrânia que seguem ideologias nazis ( tanto é que auxiliaram os SS de Hitler na II Guerra Mundial assassinar milhões de Judeus) são melhores que o Putin e a Rússia. Então estás muito mal informado.

  2. Quem começou foi a Rússia. A Ucrânia tem que se defender e podendo responder da mesma forma a ver se a Rússia sofrendo aprende a lição.
    Já a minha avó dizia: Não faças ao outro o que não queres para ti.

  3. Putin pediu uma reunião do Conselho de Segurança da ONU após o ataque a Belgorod. É preciso lata, a Rússia ataca a Ucrânia todos os dias com um exército invasor e queixa-se quando a Ucrânia ataca a Rússia?

  4. Já é tempo de meter Putin, e a sua comandita de hipócritas e cobardes na prisão, chamam os outros de nazis, no século XXI países totalitários onde não há eleições livres deviam ser todos punidos pela ONU.
    Continuo a dizer a mesma coisa também há muita hipocrisia e Cobardia na justiça internacional.
    Da Nacional não vale a pena falar mão forte para o fraco e Cobardia para o forte.

  5. porque não pode a Ucranea atacar os borgs russos e a Russia matar crianças,velhos e novos da populaçao

    civil ,destruindo os seus lares e invadindo uma naçao soberana? São estes os democraticos da esquerda?

  6. Quem vai à guerra dá e leva, diz um ditado português. Parece que em Moscovo não o conhecem. Também parece que Moscovo tem uma escala de valores muito própria, segundo a qual os russos podem matar civis de outro país mas este não pode pagar na mesma moeda. Manias…

  7. Sempre assim foi , nada muda e nada mudará . Do Reino Animal , o (as) pior predador , é o Bipède classificado de “Humano” que de Humanidade nada tem . Diria mesmo que somos a raça Animal a mais neste Planeta !

  8. Ó António, és muito fraquinho em história comumista. Na 2 Grande Guerra quem teve um tratado com os nazis, com quem colaboraram, foram os russos. É dos livros.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.