Ucrânia trava uma outra guerra – contra o “inimigo interno”

1

Presidência Ucraniana / EPA

A meio da guerra contra a Rússia, as autoridades ucranianas enfrentam uma outra guerra, contra a corrupção. Numa mega-operação de buscas por todo o país, apreenderam relógios de luxo, carros e milhares de euros em notas.

Os Serviços de Segurança da Ucrânia (SBU na sigla original em ucraniano) levaram a cabo uma operação alargada de combate ao “inimigo interno”, expressão usada pela entidade para se referir à corrupção, como cita a CNN.

“Todo o criminoso que tiver a audácia de prejudicar a Ucrânia, especialmente em tempos de guerra, deve entender claramente que vamos algemar as suas mãos“, referiu o líder do SBU, Vasyl Maliuk, a propósito das buscas realizadas, de acordo com transcrição da CNN.

O Departamento Estadual de Investigações informou também que as buscas levaram à apreensão de milhares de euros em notas, bem como de relógios de luxo e carros na casa do chefe interino da Autoridade Tributária de Kiev.

Mas este alto responsável do Fisco será apenas um dos vários implicados num esquema que terá lesado o Estado em 45 mil milhões de hryvnia ucranianos (mais de 1,1 mil milhões de euros) com impostos não pagos.

Buscas na casa de ex-ministro investigado por acidente de helicóptero

Foram realizadas várias buscas em diversas cidades da Ucrânia, incluindo na residência do anterior ministro do Interior, Arsen Avakov, que está também a ser investigado no âmbito do acidente de helicóptero que matou 14 pessoas a 18 de Janeiro passado.

Avakov era o responsável pela pasta do Interior aquando da compra à França, em 2018, do helicóptero envolvido no acidente que vitimou o seu sucessor no cargo, Denys Monastyrsky, e o seu vice, Yevgeny Enin.

Coletes à prova de bala custaram milhões e não protegiam

O SBU também acusou o ex-chefe de compras do Ministério da Defesa de peculato e abuso de poder no âmbito da aquisição de milhares de coletes de protecção que não cumpriam os requisitos mínimos definidos.

Este responsável gastou mais de 2,4 milhões de euros em 3 mil coletes à prova de bala para as Forças Armadas Ucranianas que depois se soube que não protegiam devidamente os soldados.

Os Serviços de Segurança da Ucrânia estão ainda a investigar “outros altos funcionários dos sectores de segurança e defesa que podem estar envolvidos em actividades ilegais que prejudiquem a segurança do Estado”, conforme foi anunciado.

Petrolíferas também estão a ser investigadas

Na mira do SBU estão também as maiores empresas de petróleo da Ucrânia, suspeitando-se que as antigas administrações se apropriaram indevidamente de mais de mil milhões de euros, através de “mecanismos ilegais” combinados com “evasão fiscal e lavagem de dinheiro“, como cita a CNN.

No âmbito da lei marcial, devido à guerra com a Rússia, a Ucrânia nacionalizou as petrolíferas PJSC Ukrnafta e PJSC Ukrtatnafta.

As buscas agora realizadas surgem depois de o presidente Volodymyr Zelenskyy ter demitido vários altos funcionários ucranianos no âmbito de um escândalo de corrupção ligado à aquisição de produtos para a guerra a preços duas ou três vezes superiores ao valor de mercado.

Zelenskyy tem prometido implementar novas reformas para combater o flagelo da corrupção na Ucrânia, no sentido de poder cumprir os requisitos para o país vir a integrar a União Europeia (UE).

Susana Valente, ZAP //

 

1 Comment

  1. O que eles querem investigar são aqueles que terão as evidências para condenar os que, por interesses (ainda) obscuros, decidiram usar um povo para combater os seus antigos mentores e aliados, em prol dos seus inimigos convencionais, com todas as consequências, imediatas e inevitavelmente duradoras de, mesmo em caso de sucesso, ficarem com um país em estado de calamidade.
    É fácil culpar os Russos…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.