Zelenskyy anuncia reformas após casos de corrupção no Governo ucraniano

Sergey Dolzhenko/EPA

Volodymyr Zelenskyy

As reformas surgem na sequência de uma onda de demissões no Governo ucraniano após várias revelações de casos de corrupção.

O Presidente ucraniano anunciou que vai avançar com reformas na sequência da revelação de casos de corrupção no Governo.

Na sua mensagem diária, Volodymyr Zelenskyy adianta que as reformas vão mudar a “realidade social, legal e política em muitas formas, tornando-a mais humana, transparente e eficaz”. Os detalhes só serão revelados “mais tarde”.

O anúncio de Zelenskyy surge depois de uma onda de demissões nas chefias ucranianas no âmbito de acusações de corrupção.

Kyrylo Tymoshenko, vice-chefe do Gabinete do Presidente da Ucrânia, foi o primeiro a sair, depois de ser acusado de conduzir um carro destinado ao transporte de cidadãos em missões humanitárias para fins pessoais.

O vice-ministro da Defesa, Vyacheslav Shapovalov, também caiu devido a um escândalo de compra de alimentos para os militares ucranianos a preços inflacionados numa troca de favores com uma empresa.

Vasyl Lozynsky, agora ex-vice-ministro do Desenvolvimento e Comunidades e Territórios da Ucrânia, foi também detido por suspeitas de ter recebido um suborno de 368 mil euros para beneficiar uma empresa durante a aquisição de geradores.

Na mensagem, Zelenskyy garante que as novas escolhas para o Governo serão cuidadosas. “Haverá decisões. Aqueles no sistema que não cumpram os requerimentos fundamentais do Estado e da sociedade não devem continuar nos seus cargos”, promete.

O chefe de Estado ucraniano falou ainda da preparação da cimeira com a União Europeia em Kiev, que vai decorrer esta sexta-feira. “Esperamos notícias para a Ucrânia. Esperamos decisões dos nossos parceiros na UE que se alinhem com o nível de cooperação entre as nossas instituições e a União Europeia”, afirma.

Adriana Peixoto, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.